Justiça mantém decisão e impede Paper Excellence de exercer poder decisório na Eldorado
A Justiça Federal em São Paulo negou, nesta quinta-feira (9/1), um recurso apresentado pela Paper Excellence, mantendo a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que suspende os poderes políticos da empresa sino-indonésia na Eldorado Brasil Celulose. A Paper Excellence, que detém 49,41% das ações da Eldorado, continuará afastada da gestão da companhia brasileira. As informações são do Metrópoles.
O juiz federal Israel Almeida da Silva justificou a medida como necessária para proteger a concorrência, evitando que a Paper Excellence utilize a Eldorado para prejudicar o mercado global de celulose. A empresa pertence à mesma família que controla a Asia Pulp and Paper, ambas concorrentes diretas da Eldorado.
A Paper Excellence havia impetrado um mandado de segurança contra a medida preventiva emitida pela Superintendência-Geral do Cade em novembro do ano passado, que retirou seus direitos políticos na Eldorado com efeito imediato, sob pena de multa diária de R$ 250 mil em caso de descumprimento.