Jovens do Projeto Novos Horizontes recebem certificação do curso Operador de Microcomputadores
Cerca de 11 jovens do Projeto “Novos Horizontes” receberam, na manhã desta terça-feira, (14/11), no auditório do IFPI Central, a certificação do curso técnico de Operador de Microcomputadores. Essa é a primeira turma formada do Projeto Novos Horizontes.
O Projeto Novos Horizontes conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI).
De acordo com Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, as atividades da assistência social abriram caminhos para que os jovens conquistassem a formação profissional.
“Por meio desses cursos abrimos portas, caminhos, e como o nome do projeto já diz, Novos Horizontes. São jovens atendidos nas nossas unidades de CREAS, que com todo o apoio e orientação dos nossos orientadores sociais, das nossas equipes técnicas, cumprem algum tipo de medida sócio educativa em meio aberto. E hoje estão aqui, numa solenidade, colando grau, em um curso que vai iniciar a profissionalização. Esse é o verdadeiro caminho, é o nosso propósito, é o propósito da assistência social e da Semcaspi. Estou muito feliz por esse momento”, destaca.
Paulo Borges, reitor do IFPI, celebra a colação de grau da primeira turma do projeto e anuncia nova turma para janeiro.
“Isso é oportunidade, eles precisam de oportunidade, de apoio, de uma coisa bem simples, de afeto! Só assim eles podem transformar suas vidas, saírem daquilo que é ruim, partir para o que é bom e ter um rumo certo, um destino, que é a profissionalização da sua pessoa para entrar no mercado de trabalho. Essa é a nossa função enquanto Instituto Federal do Piauí. O sentimento é de emoção e gratidão a Deus”, ressalta.
NOVOS HORIZONTES
Durante a solenidade, o reitor do IFPI, Paulo Borges, anunciou ainda que os alunos formados já estão matriculados no curso técnico de Fibra Ótica. Quem garantiu a profissionalização de Operador de Microcomputadores é Tamires Gomes, 20 anos, assistida do Projeto Novos Horizontes, quer atuar no mercado e aproveitar as oportunidades.
“A gente deve acreditar que não é apenas um sonho e sim realidade. O que eu tenho para dizer é focar, acreditar e ter fé que vai dar certo. O que me chamar, eu estarei disposta para trabalhar. Você que acredita e que tem um sonho, corra mesmo e abrace todas as oportunidades que vir à sua porta e nunca deixe nada lhe abalar”, sugeriu.
A felicidade e orgulho estava no rosto de Maria José Gomes, avó da Tamires, que com sua fé e orientação, conseguiu ver a neta recebendo um canudo de formatura. “Eu estou sem palavras para descrever este momento. Mas foi muito duro para ela chegar onde chegou. Eu sempre conversando com ela e falando da palavra de Deus para ela. Sempre tirando ela de más companhias, que sempre aparece. Botando o nome dela nas minhas orações. Eu acredito que tudo é a força de Deus e a força dela também”, comentou.
Fonte: PMT