Área de 932 mil hectares -

Incra reconhece território quilombola no estado do Piauí

Portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconhece e declara uma área de 932 mil hectares no município de Queimada Nova (PI) como terra da Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro. A ocupação da área remonta a 1861, e a comunidade é composta atualmente por 23 famílias, totalizando cerca de 115 pessoas. A maioria desses moradores são pequenos agricultores que não possuem a propriedade efetiva da terra, mas têm posse por herança.

Foto: José Cruz/Agência BrasilIncra reconhece território quilombola no Piauí
Incra reconhece território quilombola no Piauí

A Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro possui casas construídas de adobe, cobertas de telhas, sem reboco e com piso de pedras. A região onde está localizada é caracterizada por uma paisagem pedregosa, cercada por morros e serras, e sua vegetação predominante é a caatinga, com presença de árvores como aroeiras, juazeiros, umbuzeiros, mandacarus, pereiros, paus d’arco, umburanas e marmeleiros.

Os pequenos agricultores da comunidade trabalham principalmente no cultivo de milho, feijão, algodão, mandioca, melancia, mamona, abóbora e capim. Além disso, eles também se dedicam à criação de aves, suínos, ovinos e caprinos. A área do Sumidouro conta com três olhos d’água e poços naturais, fornecendo água de boa qualidade para os moradores.

Fonte: Com informações do Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco