Objetivo de combater o uso -

Imepi apreende cerca de 13 balanças irregulares em Operação no Mercado do Peixe e Dirceu

Agentes do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam mais 13 balanças no Mercado do Peixe e no Mercado do Dirceu nesta quarta-feira (5/06). A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec), com o objetivo de combater o uso de balanças falsificadas em comércios e feiras livres.

Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
Governo do Piauí

Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, somente nesta semana já foram apreendidas mais de 60 balanças de pesagem importadas, consideradas inadequadas para uso comercial por não possuírem o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

"Detectamos um alto índice de balanças piratas nos principais pontos comerciais de Teresina. Essas balanças estavam prejudicando o consumidor e foram removidas pela nossa equipe de fiscais do setor de Metrologia. Para evitar problemas, recomendamos que os comerciantes não comprem balanças importadas com preço abaixo do mercado e orientamos os consumidores a verificar se a balança possui informações em língua estrangeira ou se apresenta um peso inferior ao normal, o que pode indicar que se trata de uma balança importada", explica.

Desde a última segunda-feira (3/06), fiscais do Imepi inspecionaram as feiras dos mercados do Parque Piauí, Nova Ceasa, Mafuá, São Joaquim, Centro, Dirceu e Mercado do Peixe. As mais de 60 balanças apreendidas foram retiradas de circulação para assegurar que o consumidor não seja prejudicado na hora da compra. Os comerciantes envolvidos receberam autos de infração, com multas que podem chegar a 10 salários mínimos.

As fiscalizações de rotina contra balanças importadas continuam em diversos municípios do Piauí. Em caso de irregularidades, a população pode enviar denúncias, tirar dúvidas, fazer reclamações ou enviar sugestões para o telefone da Ouvidoria do Imepi, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco