
Hospital Infantil Lucídio Portella comemora 37 anos com fila de UTI zerada
O Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) completou 37 anos de criação, nesta quinta-feira (16/03). A unidade de saúde é a única do estado especializada em pediatria, com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Totalmente reformado e com atendimento de excelência, o Hilp zerou a fila de espera por uma unidade de terapia intensiva (UTI).
A comemoração da data contou com solenidade que teve início às 7h, com alvorada musical apresentada pela Banda da Polícia Militar do Piauí, no Pátio Central do Hospital Infantil. O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, e o superintendente de Gestão da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, participaram do evento, além de servidores, médicos, mães de pacientes e parlamentares.
Para o secretário da Saúde, o Hospital Infantil é referência. “Eu admiro demais quem trabalha aqui. Temos um hospital que não só trata como ensina as pessoas. Ao chegar à unidade, as pessoas se deparam com a mesma estrutura de um hospital particular ou até melhor. Temos serviços que só são feitos aqui, por exemplo”, afirmou Antonio Luiz.
O diretor-geral do Hospital Infantil, Ribamar Bandeira, disse que na data dos 37 anos “temos um hospital único com corpo clínico e servidores dedicados e hoje comemoramos muitas conquistas, como a fila para UTI zerada”.
Programa de Residência Médica
A data marcou ainda os 10 anos de implantação da Residência Médica em Cirurgia Pediátrica no Hilp, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O diretor-geral do Hospital Infantil explica que a residência é a mais completa forma de especialização destinada a médicos que desejam atuar na área. “O sucesso desta iniciativa aqui no Hilp já soma gerações de especialistas bem capacitados para atender as demandas da população de todo o estado”, afirma Ribamar Bandeira.
Padrão para formação de especialistas – as vagas do Programa de Residência Médica disponibilizadas pelo hospital estão entre as mais disputadas do Piauí, com grande número de candidatos locais e de outros estados.
“A Residência Médica do Hilp já formou 14 cirurgiões pediátricos e mudou a realidade da cirurgia pediátrica no Piauí. Antes, só existiam cirurgiões pediátricos em Teresina e hoje, além de conseguirmos atender todos os hospitais da capital, estamos presentes também no interior. Somos referência no Brasil inteiro”, disse o cirurgião pediátrico Edinaldo Gonçalves Miranda, coordenador da residência.
O Diretor do Centro de Cirurgia Pediatra, afirmou que a meta de dada por Rafael Fonteles de zeras as filhas de cirurgia pedriatrica foi ousada, mas que traçará um plano e neste ano de 2023 consiga tal feito. "Ele colocou uma meta muito ousada, é de zerar a fila de todos os casos de cirurgias relativas e de consultas ainda nesse semestre. Não sei como farei isso ainda. Ele já liberou dinheiro pra isso. Então o governo federal liberou 9,2 milhões pra cirurgias relativas, mas se falou pro governo federal, não consegue reduzir mais da metade da fila, da fila atual, porque a fila sempre aumentando, mas a fila atual hoje. Então se o governador coloca pra reduzir tudo pra zero, de tanto, pode considerar dado que ele. Então faça um plano. Então hoje eu vou ter um plano hoje, que a dona deu o gagar com o que o senhor tá fazendo aí hoje, pra ir pegar com o governador, pra mostrar que é possível reduzir a fila, talvez não até junho, mas pelo menos neste ano, zerar a fila. E aí reduzir o tempo de espera na fila", afirmou.
O deputado estadual Dr Vinicius Nascimento, que esteve a frente como diretor do HILP, também esteve presente na festividade e falou sobre sua atuação no no hospital. "Foram quase oito anos de gestão. No começo, o objetivo maior era emplacar a ideia de que era possível reconstruir o hospital. Ele vinha há muitos anos com uma situação estrutural ruim e pouco incentivo aos servidores para poder continuar estudando, se capacitando. O passo inicial foi realmente construir essa ideia de fortalecimento de ensino continuável. E funcionou, porque ao final dos anos a gente estava com os servidores preparados, estava com eles seguindo todas as normas internacionais de segurança e foi possível fazer a reconstrução física. Por isso que o hospital foi reconstruído. Hoje a gente já está fazendo dois anos da sua reconstrução e você vê que o funcionamento dele só tem melhorado. Um hospital que hoje tem mais de 95% de conformidade com a vigilância sanitária. E isso são critérios extremamente rígidos, rígidos mesmo. Poucos hospitais têm isso no Brasil e no estado do Piauí nós temos entre os cinco melhores hospitais públicos e privados. O que a gente hoje no aniversário a gente comemora é a ideia de que foi realmente sedimentada a ideia de se ter um serviço de excelência. Que você vê que depois que foi implantado, depois que as pessoas compreenderam, você não tem mais o retorno, você não tem mais perda dentro do serviço. E é um aniversário que a gente comemora junto com isso dez anos de residência de cirurgia pediátrica, que é formação de profissionais, é a possibilidade de interiorização do serviço. E a gente aproveitou para poder conversar também com o secretário de saúde e explicar para ele o avanço que está tendo agora, que é para doenças raras, implantação de novos leitos de retaguarda de usantes de emergência e implantação de novas tecnologias do centro cirúrgico. Então a gente precisa realmente que esse apoio da secretaria de saúde seja fortalecido e nós agora na Assembleia estamos fazendo essa ponte de diálogo dos hospitais com a secretaria de saúde para que realmente os processos sejam mais célebres", disse o deputado.