Ferramenta de guerra -

GPS: Desafios e vulnerabilidades frente a ataques de Spoofing

O Sistema de Posicionamento Global (GPS), fundamental para serviços de localização, telecomunicações, emergências e transações financeiras, enfrenta uma séria ameaça de ataques que podem causar interrupções e enviar sinais falsos. Apesar de sua confiabilidade, os satélites responsáveis pelo envio de informações de GPS têm sido alvos frequentes de tentativas de manipulação. Com informações de The New York Times.

Foto: Reprodução/ The New York Times.

Recentemente, a desinformação tem sido utilizada como uma ferramenta de guerra, com acusações de que a Rússia bloqueou e falsificou sinais de GPS nos países do Báltico. Esses incidentes não são isolados: aproximadamente 60 mil aviões comerciais foram impactados este ano por sinais falsos de GPS, alterando rotas e confundindo pilotos globalmente. Esse tipo de manipulação, conhecido como "spoofing", compromete a navegação aérea ao enviar sinais enganosos para os sistemas de navegação das aeronaves.

Além disso, no Oriente Médio, pesquisadores identificaram uma base aérea em Israel como uma fonte significativa de ataques de spoofing, utilizados para proteger contra ameaças externas, como mísseis e drones do Hamas e do Irã.

A manipulação dos sinais de GPS não só afeta a navegação aérea, mas também coloca em risco setores críticos que dependem dessa tecnologia.

Fonte: Reprodução/ The New York Times

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco