Saiba mais -

Governo vai investir R$ 100 milhões em internet móvel sem operadora

O governo federal irá aplicar R$ 100 milhões em um projeto para levar internet móvel a regiões sem cobertura de telefonia celular. Chamado de Cidades Conectadas, o programa será coordenado pelo Ministério das Comunicações e tem previsão de lançamento para este mês.

Foto: Reprodução

O objetivo é garantir que moradores de 115 áreas de difícil acesso possam acessar a internet gratuitamente em seus dispositivos móveis, até que sejam instaladas infraestruturas de telefonia capazes de oferecer o serviço em locais remotos. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o sinal será transmitido por um dispositivo criado pela Telebras.

“Vamos promover inclusão digital e reduzir desigualdades regionais, permitindo que a população tenha acesso a serviços públicos e privados por meio da internet, além de informações e oportunidades proporcionadas pela economia digital. Para isso, desenvolvemos um equipamento da Telebras que receberá internet via satélite e distribuirá como sinal de celular para a comunidade”, explicou o ministro.

Para garantir o funcionamento do serviço, 600 chips serão entregues aos moradores dessas áreas isoladas, que terão acesso ao sinal transmitido pela antena móvel da Telebras. A expectativa é que 20 pontos comecem a ser ativados em março, nos estados da Bahia, Maranhão, Paraíba, Rondônia e Tocantins.

A MCom pretende finalizar a instalação dos pontos nas 115 regiões beneficiadas até o fim do ano. Os equipamentos permanecerão nos locais selecionados até que a cobertura de uma operadora de telefonia móvel seja implementada.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco