Atender 33 municípios -

Governo implanta 1º polo de Perícia de Junta Médica por videoconferência em Parnaíba

Foi implantando, em Parnaíba, o primeiro polo do serviço de Perícia de Junta Médica realizada por videoconferência do Piauí, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead). O procedimento vai atender servidores de todos os 33 municípios das Planícies Litorânea e Cocais.

O serviço vai funcionar no prédio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi). A Perícia de Junta Medica beneficiará, principalmente, os servidores que residem no interior do Estado, já que esse procedimento era feito somente de forma presencial em Teresina, sendo uma alternativa para os que moram em outros municípios.

“Para a realização da perícia médica em um servidor, é necessário um parecer de uma junta médica, composta por três peritos, e isso só temos em Teresina. Agora com a videoconferência, o médico perito que atende no Ciaspi de Parnaíba vai receber o servidor e realizar o atendimento por videoconferência com os médicos que atendem no Ciaspi de Teresina. Vai haver a descentralização do serviço e ajudar aqueles que não moram na capital, mas precisam do atendimento”, explicou a diretora do Ciaspi, Aline Melo.

O Secretário da Sead, Samuel Nascimento, destacou que a iniciativa faz parte da transformação digital do Governo do Estado. “Com o uso da tecnologia, estamos trazendo esse tipo de mecanismo para dentro da gestão pública. Estamos inovando e buscando otimizar para quem mais precisa desse tipo de atendimento”.

O secretário comentou ainda que a escolha de Parnaíba, como projeto piloto, visa avaliar a viabilidade do modelo em uma cidade estratégica, considerando variáveis como infraestrutura tecnológica, demanda por perícias e potenciais desafios logísticos. “A ideia é levar o serviço para todo o estado, a expectativa é que polos como o de Picos, Floriano recebam o serviço em breve”, concluiu Samuel Nascimento.

O serviço estará disponível por meio de agendamento que deve ser realizado pelo órgão de origem do servidor, através do sistema Portal da Perícia (sisprev.pi.gov.br/pericia), na aba agendar perícia. O polo Parnaíba deve ser selecionado informando o tipo de perícia, que é a Junta médica por videoconferência. O servidor deve comparecer no dia da perícia portando documentos pessoais e atestado médico original. Na modalidade de videoconferência, um médico estará́ presencialmente com o servidor e dois médicos à distância em transmissão por vídeo.

Fonte: Governo do Estado

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco