Governo do Piauí reforça compromisso ambiental nas áreas de babaçuais
Em reunião nesta terça-feira (17) com o Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco (MIQCB), o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, reforçou o compromisso da Secretaria no monitoramento e fiscalização quanto ao desmatamento nas áreas de babaçuais do Piauí. A ação abrange o cumprimento da Lei Babaçu Livre, nº 7.888, de 09 de dezembro de 2022, que prevê a proibição da derrubada de palmeiras de babaçu.
Durante o encontro, foi reforçada a parceria da Semarh com o MIQCB para intervenção das derrubadas ilegais. Também foram discutidos os impactos ambientais que estão sendo causados nos territórios e a necessidade de reconhecimento das áreas de babaçuais. Além disso, ficou encaminhado que as multas aplicadas pela Secretaria sejam destinadas à comunidade atingida pelos danos de desmatamento.
Marinalda Rodrigues, quebradeira de coco e coordenadora executiva do MIQCB-Regional Piauí, destacou que o encontro foi muito positivo e que a Semarh se comprometeu em ajudar e auxiliar neste processo de combate ao desmatamento. “A gente procurou a Semarh para conversar, para que a gente tenha esse diálogo, e que o órgão possa estar intervindo para que as áreas que estão demarcadas não sejam derrubadas e as que já foram derrubadas não continuem sofrendo com esse processo”, explica.
Já o secretário Daniel Oliveira destacou a importância do diálogo e da aproximação da Semarh com o Movimento para a preservação das áreas. "Pela Lei, as atividades de coleta e quebra de coco babaçu são patrimônio cultural do Estado do Piauí. Com o encontro de hoje, reforçamos o compromisso do Governo em defender os direitos das quebradeiras e manter viva essa tradição e cultura", pontua.
Fonte: Governo do Piauí