Governo do Piauí amplia área de proteção ambiental em Paulistana
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Ingazeiras, localizada no município de Paulistana, teve sua extensão ampliada por meio de decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles. A decisão foi precedida por ampla discussão com a comunidade, realizada por meio de consulta pública promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) no mês passado.
Conforme o decreto, a ampliação da APA tem como objetivo assegurar a preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, proteger a fauna e a flora, além de impedir práticas que comprometam a função ecológica da área. A decisão foi embasada em um relatório técnico elaborado pela Diretoria do Centro de Geotecnologias Ambientais e Gestão Ambiental (CGEO) da Semarh. Criada em janeiro de 1999, a APA de Ingazeiras passa agora a abranger uma área maior, com foco no fortalecimento da conservação ambiental.
Com a ampliação, a Semarh intensificará a fiscalização de atividades como esportes, cultura, ciência e turismo ecológico, além de monitorar práticas econômicas, garantindo sua compatibilidade com a preservação ambiental.
A APA de Ingazeiras é uma das 14 unidades estaduais de conservação (UCs) administradas pelo Governo do Estado, por meio da Semarh. Essas áreas protegidas visam preservar a biodiversidade e os recursos naturais. "Essa é mais uma ação concreta da gestão do Governo do Piauí, executada pela Semarh, que reafirma nosso compromisso com a proteção da biodiversidade no estado", destacou o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.
Fonte: Governo do Piauí