Com base nos filtros · 13/10/2019 - 12h53

Google ajuda a encontrar oportunidades de emprego


Compartilhar Tweet 1



O número de desempregados no país representa um total de 12,6 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E para esse contingente sem ocupação, a busca por vaga acaba se tornando diária por meio da internet. O que muitos não sabem é que o Google apresenta ferramentas que podem ajudar na procura pela sonhada vaga de emprego. O Caderno Empregos mostra seis dicas para usar melhor o site e encontrar uma oportunidade.  As informações são do O Dia.

    Reprodução

A primeira dica é o filtro direto na busca. Ela reúne as vagas disponíveis em um espaço próprio nos resultados de sua pesquisa. Ou seja, é possível buscar por oportunidades e depois filtrá-las por áreas de formação, como 'Industria e armazenamento', 'Vendas e varejo', 'Limpezas e instalações' e 'Ciência e engenharia'. Dessa forma, facilita o trabalhador a encontrar exatamente o que está disponível para a sua profissão ou área de atuação.

Ainda é possível simplesmente digitar, por exemplo, algo mais direto como 'emprego de advogado em São Paulo' e ter todos os resultados relacionados. Os filtros estão disponíveis tanto em dispositivos móveis Android como no desktop.

    Reprodução

Vagas para todos

O que o trabalhador procura? Um estágio ou um emprego fixo? Em meio período ou em tempo integral? O filtro 'Tipo' permite que ele selecione a vaga ideal, independentemente de qual fase sua carreira profissional está e por quanto tempo você pode trabalhar. E não para por aí. Aquele emprego dos sonhos pode estar na categoria 'Empregador', que traz os principais contratantes, o que te ajuda na escolha da empresa que gostaria de trabalhar.

Outra dica é que em muitos dos resultados, o usuário tem acesso a informações extras importantes como reviews, classificações do empregador de sites confiáveis, e, se tiver feito o login na Conta do Google, em algumas ofertas é possível conferir em quanto tempo chegaria na empresa.

Há também a possibilidade de buscar e definir a distância no filtro, como 'trabalhos perto de mim', mas também é possível deixar como 'qualquer lugar', caso queira mais flexibilidade.

Como fazer a busca

Outra orientação do Google é do trabalhador não se perder na busca. Às vezes, são várias as oportunidades em aberto, o que pode levar tempo para avaliar a que tem mais a ver com o perfil de cada pessoa. Para não se perder entre as vagas, a busca mostra exatamente onde o usuário parou da última vez que entrou.

Por fim, no Google, ainda dá para procurar vagas de emprego por data de publicação e aumentar as chances de encontrar chances ainda ativas. Além disso, há a opção de alertas para receber uma notificação por e-mail quando novas vagas forem abertas.


Comentários