Prova dos 50 metros costas -

Gabrielzinho conquista a segunda medalha de ouro nos jogos Paralímpicos de Paris

O nadador mineiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, brilhou novamente nos Jogos Paralímpicos de Paris, conquistando sua segunda medalha de ouro. No sábado, (31/08), ele venceu a prova dos 50 metros costas na classe S2, com o tempo de 50s93, estabelecendo um novo recorde das Américas na modalidade.

A medalha de ouro no 50m costas segue sua vitória anterior nos 100m costas, conquistada na quinta-feira (29/08), garantindo a primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos. Com essas conquistas, Gabrielzinho se tornou bicampeão paralímpico na prova dos 50m costas, repetindo o feito de Tóquio 2020.

Foto: Reprodução/ Agência Gov Silvio Ávila/CPB.

O pódio da prova dos 50m costas contou com Vladimir Danilenko, da delegação de Atletas Paralímpicos Neutros (NPA), que levou a prata com o tempo de 57s54, e o chileno Alberto Caroly Abara Diaz, que ganhou o bronze com 58s12.

Gabrielzinho expressou sua alegria e surpresa com a performance. "Não sei se tem como falar outra coisa, eu amassei, mas vou falar, amassei de novo, não tenho o que dizer, foi uma prova fantástica, sensacional," disse ele. "Foi um tempo que chama muita atenção, foi muito bom, e eu acho que eu não estou nadando, não, eu estou voando, estou flutuando na água."

O nadador também destacou o carinho da torcida, afirmando que o apoio recebido é mais importante do que as medalhas. "Eu fico muito feliz, até porque eu acredito que todo esse carinho que eles têm por mim é por algo muito mais importante do que dentro da água."

Além das conquistas em Paris, Gabrielzinho já acumula quatro medalhas de ouro e uma de prata em sua carreira paralímpica, com destaque para os seguintes resultados:

Ouro: 50m costas (Tóquio 2020)

Ouro: 200m livre (Tóquio 2020)

Prata: 100m costas (Tóquio 2020)

Ouro: 100m costas (Paris 2024)

Ouro: 50m costas (Paris 2024)

Gabriel possui focomelia, uma condição congênita que impede a formação normal dos braços e pernas. Ele começou na natação através de um professor de Educação Física durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Atualmente, é um dos atletas beneficiados pelo Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, que apoia atletas de destaque com patrocínio individual.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco