
FMS transfere consultório de urgência odontológica para o Hospital Ozéas Sampaio no Matadouro
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou, nesta sexta-feira (07/03), a transferência do serviço de urgência odontológica do Hospital da Primavera para o Hospital Ozéas Sampaio, no bairro Matadouro, a partir deste sábado (08/03). A mudança tem como objetivo oferecer melhor qualidade de atendimento, uma vez que o consultório no Hospital Ozéas Sampaio é totalmente novo e reformado.
Com a transferência, a população da Zona Norte de Teresina que necessitar de atendimento odontológico de urgência poderá se dirigir ao Hospital Ozéas Sampaio. O serviço retornará ao Hospital da Primavera após a conclusão das reformas no local.

A FMS mantém atualmente seis unidades de atendimento odontológico de urgência, funcionando 24h por dia, sete dias por semana, nos seguintes locais: Hospital Ozéas Sampaio (Matadouro), Hospital Mariano Castelo Branco, Hospital do Monte Castelo, UPA do Satélite, UPA do Renascença e UPA do Promorar.
De acordo com Jessa Alcobaça, dentista plantonista da FMS, as urgências odontológicas são focadas no alívio de dores, infecções, traumatismos e outros problemas bucais emergenciais, como dor de dente, hemorragia e abscessos.
A nova gestão da FMS tem se empenhado em reestruturar a odontologia municipal, que enfrentava desafios como 41 consultórios odontológicos interditados ou com serviços suspensos. Desde janeiro de 2025, a FMS já reativou todos os serviços de urgência odontológica e está investindo em treinamento contínuo para os profissionais da área, além de adquirir novos materiais e insumos odontológicos.
Fonte: PMT