Captação de recursos -

Fapepi e Cetene discutem estratégias para fortalecer o desenvolvimento tecnológico no Piauí

O diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Marcelo Carneiro Leão, esteve, nessa terça-feira (11), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), onde se reuniu com representantes de instituições científicas e tecnológicas para discutir o fortalecimento e ampliação dos serviços tecnológicos na região.

Foto: Reprodução

O principal resultado da reunião foi a criação de uma comissão para elaborar uma proposta a ser encaminhada ao Consórcio Nordeste, presidido pelo governador Rafael Fonteles. O objetivo é captar recursos e iniciar ações concretas voltadas ao desenvolvimento da região.

“Estamos tendo a oportunidade de levar o Cetene de fato à sua missão principal, que é aportar tecnologias estratégicas para o desenvolvimento social e econômico de todo o Nordeste. Estar hoje na Fapepi com a presença de outros atores é fundamental. Além de discutir propostas e avaliações, saímos com uma atitude concreta: a criação de uma comissão que em 30 dias elaborará uma proposta ao Consórcio Nordeste, para captar recursos e iniciar ações que impactem de fato a vida dos nossos irmãos e irmãs nordestinos”, afirmou Marcelo Carneiro.

O presidente da Fapepi, João Xavier, ressaltou a relevância da parceria entre as instituições e a articulação para viabilizar investimentos na região: “Tivemos uma reunião muito proveitosa, com a presença de instituições como a Embrapa, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Nosso objetivo é buscar recursos para atender demandas do Nordeste”, destacou.

O chefe-geral da Embrapa, Anísio Ferreira, por sua vez, enfatizou a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento regional: “a reunião foi positiva porque trouxe instituições comprometidas com uma proposta de Estado, de desenvolvimento e de cuidado com as pessoas por meio da ciência e da tecnologia. Ciência muda pessoas e pessoas mudam seu ambiente. A proposta que será apresentada ao governador busca promover grandes transformações no Nordeste e, em especial, no Piauí.”

O pró-reitor do IFPI, José Luís, também celebrou os encaminhamentos do encontro: “foi uma reunião produtiva, com um direcionamento para futuras parcerias. O foco não é apenas ampliar a produção acadêmica no Nordeste, mas garantir que essa produção retorne à sociedade na forma de produtos e serviços que impactem a vida da população”, destacou.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco