Setor público -

Evento aborda como a Inteligência Artificial pode revolucionar serviços públicos no Piauí

Nesta sexta-feira (05/07), o auditório da Secretaria de Administração do Piauí sediou o evento Café Inova, que atraiu autoridades e servidores públicos interessados em explorar e debater os progressos e usos da Inteligência Artificial (IA) no setor público. O secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, proferiu uma palestra onde introduziu a SIA e enfatizou a relevância da IA na modernização administrativa do estado. As informações são do Governo do Piauí.

Foto: Governo do estado do PiauíGoverno do estado do Piauí

O Café Inova é um evento quinzenal organizado pela Diretoria de Inovação de Serviços Públicos da Sead com a intenção de promover debates a fim de modernizar o serviço público. Francisco Guedes, diretor de Inovação e Serviços Públicos da Sead, enfatizou que o Café Inova visa não apenas informar, mas também inspirar líderes em cada departamento a adotar novas práticas.

O assessor técnico da Sead, Afonso Gabriel, foi um dos servidores que acompanhou a palestra e destacou os benefícios da IA para os funcionários públicos estaduais. "É importante democratizar nossos serviços para a sociedade, ao mesmo tempo em que facilitamos o trabalho dos servidores com aplicativos estaduais que aumentam a eficiência", comentou Afonso. 

O interesse pelo tema foi evidente, conforme observado por Guedes: "O auditório estava lotado, o que reflete o grande interesse dos servidores pela inovação e pela transformação digital. Então, a gente está observando que o interesse pela inovação, pela transformação digital está muito grande. Vamos aproveitar esse momento para a gente buscar melhorar serviço a prestação de serviço ao nosso público", pontuou o diretor da Sead.  

"Eventos como o Café Inova são fundamentais para melhorar o entendimento sobre IA e para gerar ideias inovadoras que podem ser implementadas no estado", afirmou o secretário André Macedo. Ele destacou a parceria entre a SIA e a Sead como um passo importante para fortalecer a inteligência artificial no serviço público do Piauí, preparando os servidores para enfrentar os desafios futuros com mais eficiência e inovação.

Formação
Entre as iniciativas voltadas para os servidores, estão previstos cursos de formação em ferramentas de IA para jovens, servidores e executivos do governo, reforçando o compromisso do estado em liderar a adoção de tecnologias avançadas na administração pública. As iniciativas serão capitaneadas pela Sead em parceria com a SIA. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco