Debates e apresentação -

Estudantes debatem propostas para o Projeto Parlamento do Futuro

Os estudantes do Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual participam, esta semana, de debates e apresentação de propostas, dentro do projeto Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí através de parceria firmada com a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral. Os estudantes candidatos estão na reta final da disputa das eleições que decidirão os representantes, na próxima terça-feira (21).

Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
Governo do Piauí

Estudantes das 21 escolas, representantes de cada Gerência Regional de Educação (GRE), estão na fase dos debates entre as candidaturas, momento em que cada estudante apresenta a sua proposta legislativa e busca votos para ser escolhido pela sua comunidade escolar. Os estudantes se filiaram a 6 partidos temáticos e realizaram as convenções partidárias, seguindo o rito democrático da eleição.

Com intensa movimentação de campanha, os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dionísio Rodrigues Nogueira, localizado em Corrente-PI, debateram suas propostas junto aos alunos votantes.

De acordo com a gestora escolar, Priscila Barbosa, o projeto está impactando o entendimento dos estudantes quanto ao processo eleitoral. “Os estudantes estão se autodescobrindo na capacidade de liderar, de fazer o outro entender que suas propostas são as melhores e os alunos ficaram animados com a postura dos candidatos. Eles criaram seus discursos, cada um apresentou seus projetos e certamente irão mudar seu pensamento quanto a forma de votar”, informou a gestora.

Os candidatos no Ceti Alberto Leal Nunes, no município de Regeneração, também realizaram debates acalorados. A estudante Geovana Vieira dos Santos é candidata pelo partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania, e fez a apresentação do seu projeto. “Tenho projeto voltado para a instituição da Semana Estadual dos Direitos Humanos, onde as escolas irão desenvolver uma semana de projetos e atividades voltadas para valorização dos direitos humanos, da igualdade e ações educativas visando a promoção da cidadania”, explicou a candidata.

No Ceti José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, os debates aconteceram em momentos propositivos e de perguntas dos eleitores, como explica o coordenador do projeto e professor de Humanas, Rogério Moreira. “No primeiro momento tivemos um roteiro de perguntas para os candidatos responderem. No segundo momento houve apresentação das propostas com tempo pré-determinado e, por fim, aberto aos eleitores com alguma dúvida”, ressaltou o professor.

Entre os seis candidatos, o estudante Pedro Víctor, do Partido Educação e Cultura, aprovou o debate. “Está sendo uma experiência muito interessante para mim, principalmente, pelos conhecimentos adquiridos. Sempre fui interessado por assuntos políticos e fiquei muito animado com o projeto”, comentou o aluno.

Parlamento do Futuro

Mais de 6.500 estudantes de todo o Piauí, participam do projeto Parlamento do Futuro, que elegerá 30 deputados, entre estudantes do Ensino Médio de todo o estado. O Parlamento do Futuro é realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí através de parceria firmada com a Secretaria de Estado da Educação  e o Tribunal Regional Eleitoral.

“Estamos apoiando as escolas a incentivarem os estudantes a participar do projeto Parlamento do Futuro, iniciativa que vem para aproximar os estudantes dos espaços de poder decisório. A partir deste projeto, os estudantes da rede pública estadual de ensino terão a oportunidade de vivenciar as experiências na vida política e refletir sobre o papel de cada cidadão”, ressaltou o secretário de Educação Washington Bandeira.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco