Escolha a data · 03/02/2021 - 08h46 | Última atualização em 03/02/2021 - 08h51

Equatorial Piauí orienta sobre vencimento optativo para evitar cobranças


Compartilhar Tweet 1



Você ou alguém que conhece já passou pela situação de pagar a conta de energia com atraso por incompatibilidade da data de vencimento da fatura com sua programação financeira mensal? E você sabia que é bem simples adequar isso com o vencimento optativo? Se a data de vencimento da sua conta de luz não atende a sua necessidade, basta solicitar a mudança para a Equatorial Piauí. A Distribuidora oferece seis opções de data, conforme estabelece a pela Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 (Art. 124, parágrafo 2º). 

A sua conta de energia deve chegar a sua residência 5 (cinco) dias antes da data de vencimento. E você ainda tem o direito de escolher a melhor data de vencimento para sua conta, adequando-a ao dia em que você recebe seu salário ou à data que melhor atende a sua capacidade de pagamento. Assim, você evita a cobrança de encargos por possíveis atrasos (multa, juros e correção monetária).

Na Equatorial Piauí, as datas disponíveis como opção de vencimento são 1 5 10 15 20 25. Importante ressaltar que caso escolha uma nova data, o vencimento será alterado a partir do próximo ciclo de faturamento e, após optar pela troca da data de vencimento da fatura, o cliente só poderá solicitar uma nova mudança após o período de 12 meses.

Ivone Lopes, contadora, é cliente de Teresina, e recentemente passou por mudanças na data de pagamento do seu trabalho por adequações da empresa em função da pandemia. A cliente explica que, após essa mudança, buscou a alteração da data de vencimento de diversos débitos, dentre eles o da fatura de energia. “Tive que me adaptar junto a minha família com algumas contas de casa, busquei informações e rapidamente consegui a alteração da data de vencimento da fatura de energia, que já veio com ajuste no mês seguinte. Solicitei isso para adequar melhor à data de recebimento do meu salário e para garantir um melhor planejamento financeiro, facilmente fiz uma opção por uma data próxima do meu pagamento’’, relatou a contadora.

Como solicitar a alteração da data de vencimento

Para maior comodidade, o cliente da Equatorial Piauí pode realizar a solicitação da mudança da data de vencimento sem sair de casa, por meio dos canais digitais, pelo aplicativo Equatorial Energia ou pelo site da Equatorial Piauí, onde basta realizar o login com CPF e data de nascimento e preencher o formulário para alterar a data no link: Mudar data de vencimento - Equatorial Energia – PI.

A troca da data de vencimento também pode ser realizada pela Central de Atendimento 0800 086 0800 ou presencialmente, nas agências ou postos credenciados disponíveis nos 224 municípios do Estado.


Fonte: Equatorial Piauí

Comentários