Eli Sòsinho fala sobre os avanços da COGEF e os desafios da reforma tributária
Em entrevista exclusiva ao Portal 180graus, na manhã desta sexta-feira (29/11), Eli Sòsinho, presidente da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), falou sobre os principais temas discutidos durante o evento que ocorreu em Teresina. Ele destacou a relevância da COGEF, que é um dos quatro grupos temáticos vinculados ao Concefaz, o Conselho de Secretários de Estado da Fazenda.
"A COGEF reúne técnicos fazendários de todas as secretarias de Fazenda do país e é um espaço onde discutimos temas importantes não só relacionados à administração tributária, mas também à administração financeira e à inovação tecnológica", explicou Eli Sòsinho. "Esse encontro também foi uma oportunidade para aprofundarmos temas como governança de dados e o uso da inteligência artificial nas gestões fazendárias", completou.
O evento, que ocorreu de 27 a 29 de novembro, incluiu dois painéis de destaque. O primeiro tratou do Profisco, uma linha de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa apoiar a modernização da gestão tributária e financeira das secretarias de Fazenda. O segundo painel focou na reforma tributária, abordando o novo modelo operacional que está sendo desenvolvido para o imposto e a distribuição de recursos entre estados e municípios, com base na PLP 108, que futuramente se tornará uma lei complementar.
Eli Sòsinho também mencionou a importância de compartilhar experiências entre os estados e a ampliação da troca de conhecimentos. "Hoje, trouxemos um pouco da experiência do Piauí e mostramos o trabalho dos nossos grupos técnicos da COGEF. Esse tipo de troca é essencial para a evolução das administrações tributárias em todo o Brasil. Além disso, vamos começar a convidar os municípios para fazerem parte deste grande fórum, ampliando ainda mais o alcance dessas discussões", afirmou.
O evento contou ainda com a presença do governador do Piauí, que, segundo o presidente da COGEF, "fortaleceu ainda mais a importância da união das administrações tributárias, não só do Piauí, mas de todo o Brasil, em busca de soluções para o desenvolvimento fiscal do país".
Os três dias de evento em Teresina foram considerados um grande sucesso, tanto pelo conteúdo das discussões quanto pela participação ativa de todos os envolvidos.