
Eclipse lunar total: saiba como e quando observar a "lua de sangue" no Brasil
Na próxima sexta-feira (14/03), um eclipse lunar total será visível em todo o território brasileiro. Conhecido popularmente como "Lua de Sangue", o fenômeno ocorre quando a Lua é coberta pela sombra da Terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada para quem a observa da superfície do planeta.

O eclipse lunar desta semana começará com a fase penumbral às 00h57 (horário de Brasília), ainda no início da madrugada. No entanto, essa etapa é quase imperceptível a olho nu. O verdadeiro espetáculo terá início às 2h09, quando a umbra começará a cobrir parte da Lua, tornando o eclipse visível. A fase total, em que a Lua estará completamente encoberta, começará às 3h26, atingirá o ápice às 3h58 e terminará às 4h31.
Durante o fenômeno, a Terra bloqueará a luz solar que ilumina a Lua, fazendo com que ela adquira um tom avermelhado. O eclipse completo durará 6 horas e 3 minutos, sendo que a fase avermelhada terá duração de 1 hora e 5 minutos.
Como Observar o Eclipse Lunar Total?
Ao contrário do eclipse solar, não é necessário tomar precauções especiais para observar o eclipse lunar. Recomenda-se buscar locais com boa visibilidade para o leste, onde o Sol nasce, pois a Lua já estará eclipsada ao surgir no céu. Isso ocorre porque os eclipses lunares acontecem durante a Lua Cheia, que nasce no momento em que o Sol se põe.
Para quem estiver em áreas com pouca visibilidade, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do evento, começando às 0h30, no horário de Brasília.