Essenciais no combate à doença -

Dia Nacional de Vigilância Sanitária marca ações de enfrentamento a pandemia no Piauí

No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído em 2015 pela Lei 13.098. A data homenageia o nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz e marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população.

Além da promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados diariamente pela população, também é atribuição da vigilância estabelecer medidas de enfrentamento sanitário em momentos preocupantes, como o atual cenário da pandemia do novo Coronavírus.

No mundo, a vigilância sanitária é uma das mais importantes áreas da saúde pública, por estabelecer regulamentações que visam atender a necessidades das populações de cada nação, criando barreiras de proteção à vida. Com a expansão da Covid-19, o trabalho das vigilâncias sanitárias tem sido o pilar nas ações de combate a doença, o que tem mostrado efetivamente o alcance e importância dos seus trabalhos em prol a saúde de toda população.

No Piauí, as Visas municipais estão há mais de 120 dias com atuações diretas de contenção da Covid-19 no Estado que seguem as propostas do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da infecção humana pelo Coronavírus. Estas ações incluem fiscalizações, barreiras sanitárias, monitoramento de pessoas oriundas de outros estados e municípios, orientações educativas, entre outras. O trabalho tem sido reforçado com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Atenção Básica, serviços de saúde e outros profissionais.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelas vigilâncias sanitárias no Piauí para a contenção da Covid-19, as notificações de quarentena tiveram um resultado significativo para que houvesse a redução do número de possíveis pacientes que chegariam aos hospitais do interior. Ao todo, foram quase 20 mil notificações de quarentena de pessoas que tiveram casos confirmados da doença, que estiveram em regiões endêmicas e chegaram nos municípios piauienses ou ainda aquelas pessoas que tiveram contato próximo com alguém que foi testado positivo, tendo ou não apresentado sintomas respiratórios característicos da Covid-19.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os fiscais sanitários têm enfrentado algumas dificuldades que têm levado muitos profissionais a uma sobrecarga exaustiva de trabalho, entre elas, a resistência da população na aceitação de suas atuações. “Muitas pessoas não compreendem que todo o nosso trabalho é pensando exclusivamente no benefício a saúde humana. A gente ouve muita ofensa, palavrões e isso em muitos momentos nos enfraquece, porém, o desejo de nos mantermos ativos, desenvolvendo o nosso trabalho com louvor, ultrapassa essas situações”, explicou a coordenadora da Visa municipal de Fronteiras, Tailândia Sousa.

Barreiras Sanitárias
Nas barreiras sanitárias, a maioria das Visas municipais estão atuando em regime de 24 horas. São mais de 80 municípios no Piauí desenvolvendo essas ações, a exemplo de Cristalândia, região sul do Estado. “É um trabalho cansativo, mas que tem dado certo. Nossa equipe faz a parada obrigatória de todos os veículos vindos de outras cidades ou estados, com identificação do motorista e demais passageiros. Fazemos o aferimento da temperatura corporal, seguidas de perguntas sobre possíveis sintomas da Covid-19, além de orientações sobre as medidas de isolamento e distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa”, disse a coordenadora da Visa de Cristalândia, Sandra Macedo.

O mesmo acontece no município de Lagoa do Barro do Piauí. “Nós funcionamos 24 horas com plantão de equipes municipais e funcionando com o apoio da Polícia Militar. Todos os veículos são parados para vistoria da origem e destino, onde são feitas a aferição da temperatura. A barreira conta com sistema de câmeras, para nos auxiliar no caso de alguma demanda”, explicou Silene Neusa, da Visa de Lagoa do Barro do Piauí.

Protocolos
O Piauí gradativamente está retomando suas atividades econômicas após os decretos de isolamento social publicados pelo Governo do Estado, como medidas preventivas de controle da disseminação do novo Coronavírus.

Para que a retomada seja realizada de maneira mais segura e eficaz para a população, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e com apoio da Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa), tem elaborado protocolo geral e específicos, de acordo com as áreas de atuação de cada empresa. “Esse é mais um trabalho que tem sido desenvolvido pelos profissionais da Vigilância Sanitária e que é essencial para que a gente alcance um resultado positivo nessa retomada”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Os protocolos contêm determinações e orientações específicas que devem ser seguidas pelos empregadores, trabalhadores, clientes e sociedade em geral.

Os trabalhos das VISAS Municipais estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) que tem orientado diariamente os profissionais municipais sobre a condução das atividades. Todo o trabalho e esforço dos fiscais sanitários tem como único objetivo, a promoção e prevenção da saúde pública, isso implica em resultados efetivos não somente nas ações de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus e sim, em todas as ações que são realizadas por esses profissionais, dia a e noite, para que o Piauí siga fortalecido em meio a qualquer situação

Fonte: Governo do Estado

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco