Dedicou mais de 2 anos de pesquisa -

Deputado Flávio Nogueira lança biografia de Simplício Coelho de Resende em Teresina

Na noite desta segunda-feira (8/07), em Teresina, o deputado federal Flávio Nogueira (PT) lançou o livro "A Rua Coelho de Resende – Memória, história, afetos e lições". A obra é uma biografia do político, advogado e jornalista piauiense Simplício Coelho Melo de Resende, que dá nome a uma das principais ruas do Centro da capital. O evento de lançamento ocorreu em um restaurante na Zona Leste da cidade.

Foto: Instagram/ReproduçãoInstagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

Flávio Nogueira dedicou mais de dois anos de pesquisa para explorar a vida de Simplício Coelho Melo de Resende (1841-1915), nascido em Piripiri, que teve uma carreira pública notável entre o final do Segundo Império e o início da República.

“Escrever este livro não foi fácil, pois levou dois anos de muita pesquisa. Não é um nome fácil de encontrar. Descobri muitas informações no Congresso Nacional, onde ele atuou como deputado geral, equivalente ao atual deputado federal. A partir de seus discursos, fui encontrando outras informações”, afirmou Flávio Nogueira.

Homem de visão

O autor destacou que Coelho de Resende foi um visionário. “Ele já defendia o porto de Luís Corrêa, chamado na época de porto de Amarração, e a hidrovia do Parnaíba. Era um homem muito avançado para seu tempo e um grande orador”, ressaltou.

Rua Coelho de Resende

O deputado explicou que o livro também aborda elementos históricos da rua que leva o nome de Coelho de Resende. “Eu também faço referências às ruas que cruzam a Coelho de Resende, como Lisandro Nogueira e Desembargador Freitas. Cada rua é uma história que contamos, um recorte da história de Teresina, do Piauí e do Brasil”, completou.

Livro de história

O professor Fonseca Neto, ocupante da cadeira número um da Academia Piauiense de Letras (APL), falou sobre a importância histórica do livro de Flávio Nogueira.

“Pelo que conheço do autor, o livro nos ensina sobre o passado para aprendermos para o futuro. Um livro é sempre muito valioso, especialmente com esse caráter. Fala da rua Coelho de Resende e do homem que a nomeia, uma figura interessante e admirável. É uma contribuição importante, um guia do passado para melhorarmos o futuro desta bela cidade”, concluiu Fonseca Neto.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco