-

Defensoria Pública do Piauí faz atendimentos a população em situação de rua em Teresina

Notícia da Manhã - A Defensoria Pública do Piauí realizou nesta terça-feira (10/05), no centro de Teresina, atendimentoa a população em situação de rua, através do Projeto Pop Rua. Vários serviços foram oferecidos oferecidos, e o local escolhido foi no Clube dos Diários.

Nos últimos anos esse projeto já atendeu pelo menos 200 pessoas em situação de rua, e tem como cobjetivo entrega de documentos.

A defensora pública Patrícia Monte, que também é idealizadora do projeto, diretora cível da instituição, falou mais detalhes deste atendimento.

    Reprodução

"A Defensoria Pública desde 2018 realiza o Projeto Por Rua, com a demanda diária e um fluxo contínuo entre a Secretaria de Assistência Social do Município e Defensoria Pública. Qual o diferencial de hoje? É porque hoje nós estaremos mais próximo as pessoas em situação de rua que estão no centro da cidade, além disso nós contamos com a parceria imprescindível do Instituto de Identificação, Secretaria de Assistência Social do Estado e do município.

Qual a dificuldade de dar acesso a direitos entre as pessoas em situação de rua? Primeiro eles sempre carecem da documentação básica, as vezes a gente consegue tirar e eles perdem, e assim na hora quando a gente vai tirar a documentação desse pessoal, a primeira coisa que a gente tem que fazer é identificar aonde está o registro de nascimento, porque para fazer a carteira de identidade nós temos que ter registro atualizado, então muitas vezes a defensoria faz a busca do registro e na hora de procurar a pessoa para tentar fazer a identificação, que ele precisa colher digital, tirar fotografia, a gente já muitas vezes já não encontra essa pessoa, salvo se ela tiver sendo usuária de algum dos serviços social, onde as assistentes sociais já sabem mais ou menos onde localizar.

Então assim, a ideia da gente está perto deles, com os serviços já do Instituto Identificação, é que a gente de posse com os documentos, a gente possa digitalizar esses documentos nos bancos de dados da defensoria, e eles estando aqui a gente já tira a fotografia e o Instituto de Identificação ajuda logo a tirar a identidade", disse.

PostMídia: (86) 9 8803-2794

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco