
Debates sobre emissões de gases reúnem governos e movimentos sociais em Teresina
Foi realizada nesta quarta-feira (31/07), no auditório da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em Teresina, a reunião preparatória da plenária do Plano Clima Participativo do Bioma Caatinga. O encontro antecipa discussões da plenária que ocorrerá na sexta-feira (02/08), no Centro de Convenções, onde será debatida a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, a partir da construção de um plano que guiará a política climática do país pelos próximos 10 anos.
Representantes da Presidência da República, do Governo do Piauí, dos movimentos sociais e outros órgãos participaram da reunião. O representante da Secretaria Nacional de Mudança de Clima, Marcelo Reis, destacou a importância do Plano Clima como estratégia nacional para o enfrentamento das alterações climáticas, mencionando que o plano está sendo construído com a colaboração da sociedade civil organizada, tanto presencialmente quanto digitalmente.
O diretor de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo José de Oliveira, afirmou que serão realizadas sete plenárias no país, uma por bioma, com o objetivo de discutir o tema da Caatinga em Teresina. A atividade preparatória desta quarta-feira foi fundamental para explicar o processo de construção do Plano Clima, que envolve participação digital e presencial, iniciando com o Fórum Interconselho em Brasília e seguindo com plenárias em várias regiões do país, desde a Caatinga até a Floresta Amazônica.
