Curso de Libras da Semec destaca a linguagem de sinais em celebração inclusiva
Na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, foi realizada a culminância do Curso de Libras oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). O evento com o tema “Natal em Libras”, foi realizado no Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marquês. Inicialmente destinado aos servidores e funcionários da Rede Municipal de ensino, o curso foi expandido para incluir servidores de outras secretarias, atendendo à preocupação do prefeito municipal, Dr. Pessoa, em promover a educação inclusiva em todos os ambientes.
O evento reuniu todas as turmas do curso, totalizando sete, abrangendo níveis desde o básico até o avançado, incluindo o de conversação, último nível no qual os alunos recebem certificação ao término do curso. A turma do professor Rafael Soares participou do evento, que representou a culminância semestral do curso. No semestre anterior, a temática foi “Libra Junina”, enquanto nesta ocasião foi voltada para o Natal, com apresentações musicais e teatrais.
As apresentações das turmas ocorreram de maneira leve e descontraída, envolvendo todos os alunos. As apresentações foram divididas em quatro partes, cada uma contendo duas performances musicais. A turma da professora Ludmila Venâncio apresentou músicas como “Imagine”, de John Lennon, e “A Paz”, de Gilberto Gil, na linguagem de sinais. Já as turmas da professora Noélia Matos interpretaram as músicas “Sementes do Amanhã” e “Fé, Esperança e Amor” . Fechando o musical as turmas se apresentaram cantando e interpretando em sinais as músicas “Natal todo dia”, do Roupa nova, e “Vem chegando o natal”.
A celebração final aconteceu com um teatro temático de Natal, no qual foi realizada a leitura bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Os alunos, caracterizados, interpretaram desde a anunciação até o nascimento de Jesus na linguagem de sinais, momento único que emocionou o público presente, convidados dos cursistas, e todos os alunos e professores. Tatiane Freitas, coordenadora pedagógica do curso de Libras da Semec, destacou que o objetivo do curso é capacitar profissionais para facilitar a vida das pessoas surdas, enfatizando a importância de quebrar barreiras atitudinais.
No final, a professora Tatiane deixou uma mensagem. “A gente precisa ver o outro, principalmente aquele com deficiência, como alguém que necessita de acessibilidade e nós temos que entender que ninguém está imune de amanhã estar com alguma deficiência. Então, o maior desafio que temos é procurar quebrar as barreiras, porque só conseguimos perceber o outro se colocando no lugar e fazendo o papel de cidadão “, completou.
A turma do nível conversação recebeu os certificados de conclusão do curso. Em janeiro de 2024 será lançado um novo edital com mais 280 vagas para o curso de Libras, aberto a todos os profissionais do governo municipal.
Fonte: PMT