
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos
Os participantes do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) que discordarem da nota preliminar da avaliação de títulos, divulgada na segunda-feira (04/11), têm a oportunidade de apresentar recurso até as 23h59 desta terça-feira (05/11).
Para protocolar o recurso, o candidato deve acessar sua área pessoal no site do concurso, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada no portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br. Após o login, o candidato precisa navegar até o menu "interposição de recursos".
A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do certame, esclarece que a prova de títulos possui valores que variam entre 0%, 5% e 10% do total da nota final, conforme os percentuais estipulados em cada um dos editais dos oito blocos temáticos do concurso. O limite máximo na avaliação de títulos é de dez pontos, mesmo que a soma dos títulos apresentados ultrapasse essa marca. A apresentação de diploma ou declaração de escolaridade, que é um requisito essencial para a titulação de cada cargo, é obrigatória para que a experiência profissional do candidato seja considerada.
Além disso, a experiência profissional é pontuada em 0,5 ponto por ano completo, considerando cada período de experiência sem sobreposição. A comprovação de títulos é apenas classificatória, o que significa que a posição do candidato pode ser alterada com base na pontuação obtida nesta etapa. Candidatos que não enviaram a documentação até o dia 11 de outubro receberam nota zero nesta avaliação, mas a falta de títulos não resulta em desclassificação, mantendo-se a pontuação adquirida nas etapas anteriores. Vale ressaltar que a nota zero não elimina o candidato da disputa, que prossegue com a nota obtida nas provas objetivas e discursivas. Ao todo, 45.082 candidatos estavam aptos a enviar títulos durante o mês de outubro, conforme informações da Cesgranrio.
Os resultados dos recursos de revisão das notas da prova de títulos serão divulgados no dia 19 de novembro, e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), coordenador do CNU, prevê que os resultados finais sejam anunciados em 21 de novembro. O Enem dos Concursos, promovido pelo MGI, ocorreu em 18 de agosto, em 228 cidades, reunindo 970.037 participantes para disputar 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
Fonte: Agência Brasil