
Chantagem de R$ 400 mil: líder de grupo que extorquia pela web é preso
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nesta quarta-feira (23/10), em Americana (SP), o suspeito de liderar um grupo envolvido em crimes de extorsão pela internet. A operação, batizada de GridPay, resultou na captura de um homem de 33 anos, apontado como “cabeça” da quadrilha. Com informações de Metrópoles.
Os cibercriminosos invadiram o sistema de uma empresa intermediadora de pagamentos digitais, acessando dados sigilosos de 8 mil clientes. Em troca de não vazar essas informações, exigiram R$ 400 mil dos responsáveis pela empresa.
As investigações começaram após uma denúncia de uma das vítimas, sócia da empresa prejudicada. Os criminosos acessaram servidores da companhia hospedados em uma plataforma de nuvem, obtendo informações sensíveis. Durante uma reunião virtual, ameaçaram as vítimas e estipularam um prazo de 24 horas para o pagamento. Um dos suspeitos ainda publicou mensagens intimidatórias em redes sociais, reforçando a exigência.
Na terça-feira (22/10), durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da PCDF apreendeu dispositivos eletrônicos que estão passando por perícia. A investigação agora se concentra em identificar o papel de cada membro da quadrilha nas atividades ilícitas. As penas máximas para os crimes de invasão de dispositivo informático, extorsão e associação criminosa podem chegar a 21 anos de reclusão.