Catar e Brasil fortalecem laços e alinham estratégias para combater a pobreza global
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta última terça-feira (07/01), por telefone com o Emir do Catar, xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, para marcar os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Catar. Durante o diálogo, Lula acertou a visita do líder árabe ao Brasil ainda neste ano, como retribuição à sua ida ao Catar em novembro de 2023, quando participou da Cúpula do G20.
Lula elogiou o apoio do Catar à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil durante a mesma cúpula. O país árabe também sediará, em novembro de 2025, a primeira cúpula dessa iniciativa, paralelamente à Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social da ONU, em Doha.
A Aliança Global busca erradicar a fome e a pobreza extrema até 2030, alcançando 500 milhões de pessoas com programas de transferência de renda e ampliando refeições escolares para mais 150 milhões de crianças. Com a adesão de 82 países e organizações internacionais, a iniciativa terá governança vinculada ao G20, mas não será limitada ao grupo.
O sistema de governança será implementado até 2025, com a gestão definitiva a cargo de um Conselho de Campeões e um Mecanismo de Apoio. Até lá, o Brasil continuará fornecendo suporte temporário para funções essenciais da Aliança.