-

Campus Corrente: Alunos de Agronomia realizam aulas práticas com plantio de mudas para rearborização

Os alunos e professor do curso de Agronomia do Campus de Corrente, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizaram o plantio de 17 Ipês, 02 Oitis e 01 Angelin para melhorar a arborização do prédio na universidade.

Plantio de Muda de Ipê no campus de Corrente 

A iniciativa foi por meio do professor e coordenador do curso, Doutor Sammy Sidney Rocha. O começo do plantio foi no mês de setembro de 2021 e o docente destaca que a atividade que visa o desenvolvimento de aulas práticas e rearborização do campus.

“Houve muitas queimadas nos arredores do campus, algumas árvores tiveram perda total. Desde esse momento já foi pensado em uma possibilidade de haver algum replantio de algumas mudas, e mesmo com a situação pandêmica em que estamos vivendo, retornamos as aulas no mês de outubro no modo remoto, busquei junto aos alunos um acordo para fazer essas aulas práticas”, explica.

As datas do plantio foram escolhidos de acordo com o período chuvoso na região de Corrente. O objetivo é amenizar a chegada do período de temperaturas mais elevadas, consecutivamente melhorando o clima, como também beneficiar principalmente os animais que precisam de alimentação natural.

Segundo o docente, é importante ter essas práticas com os alunos. “Ter o contato na prática de como plantar mudas, saber essas técnicas e futuramente entender todos os processos que cada espécie possui de acordo com cada tempo e cuidado”, disse.

Próxima Etapa

A próxima etapa de plantio será com mudas frutíferas. Até o final de janeiro será plantado mais 50 mudas em todo campus. O material que será disponibilizadas para o plantio no campus é do Viveiro Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura da Cidade de Bom Jesus do Piauí.

“Tenho acesso ao setor do viveiro da prefeitura de Bom Jesus, onde solicitei essas mudas e eles nos atenderam com muita satisfação. A ideia agora da segunda etapa do plantio é fazer a implantação de algumas frutíferas. Nesse caso das frutíferas é justamente no futuro servi para práticas de poda, da forma de plantio por meio de propagação de mudas e forma de colheitas, estudando basicamente todos os pontos químicos e físicos da planta”, relata.

Desafios

Os alunos do curso tem suas experiências desde o plantio aos cuidados técnicos das espécies. “Poder contribuir um pouco com o campus de Corrente, depois de quase dois anos longe do campus devido à pandemia é desafiador. Tivemos a necessidade de retornar para algumas aulas de topografia, e logo em seguida já recebemos esse desafio do Professor Sammy. Não pensamos duas vezes, aceitamos e fizemos esse plantio. Mudas que talvez nós não iremos usufruir, devido o tempo necessário para o crescimento e desenvolvimento da árvore, mas deixaremos essa recordação e conquistas para os alunos que virão”, disse o aluno Edionelton Guerra de Macêdo.

“Poder colocar alguns conhecimentos em prática é gratificante para quem passou todo esse tempo estudando remotamente, porque devido a pandemia não estava tendo aulas práticas. Devido a essa ideia,  pudemos aproveitar e colocar alguns conhecimentos que já tínhamos em execução. Sem  falar que a gente deixa o nosso nome na universidade e, principalmente, inspirações para as gerações futuras”, finaliza o aluno do 4º período, Marcos Vinícius Soares Lopes.

Fonte: Universidade Estadual do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco