Brasil leva “Oscar do Turismo” como melhor destino para cruzeiros da América do Sul pela terceira ve
Pela terceira vez consecutiva, o Brasil foi eleito o melhor destino para cruzeiros da América do Sul pelo prestigiado prêmio World Travel Awards (WTA), conhecido como o "Oscar do Turismo". Este reconhecimento destaca os destinos de excelência no setor de turismo, com os vencedores sendo escolhidos por votação online no site da WTA.
A temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil teve um impacto econômico significativo, injetando mais de R$ 5 bilhões na economia e gerando 79.567 empregos. Além disso, houve um recorde de 800 mil cruzeiristas, de acordo com a Cruise Lines International Association (Clia). A expectativa é que a temporada 2023/2024 traga ainda mais benefícios econômicos ao país.
Plano de Estímulo ao Segmento de Cruzeiros
O Ministério do Turismo está desenvolvendo um plano nacional para estimular o segmento de cruzeiros no Brasil. Em visita técnica ao terminal de passageiros da Royal Caribbean, nos Estados Unidos, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a intenção de aumentar a competitividade brasileira no setor. Atualmente, o segmento de cruzeiros gera uma movimentação financeira de US$ 155 bilhões por ano e 1,2 milhão de empregos globalmente.
Uma das principais estratégias do plano é promover a costa brasileira internacionalmente, atraindo mais turistas estrangeiros e fortalecendo o mercado interno. “Queremos atrair mais turistas internacionais para a nossa costa, sem esquecer de estimular também o mercado interno, e esse trabalho contribuirá para isso”, concluiu o ministro Sabino.
Com cerca de 8 mil km de costa, o Brasil tem potencial para expandir significativamente sua presença no mercado global de cruzeiros, proporcionando desenvolvimento econômico contínuo e mais oportunidades de emprego.
Fonte: Reprodução/Agência Gov