Risco cardiovascular -

Beber café pela manhã pode reduzir risco de morte, diz estudo

Beber café pela manhã pode estar associado a um risco menor de morte prematura, especialmente por doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado na European Heart Journal nesta quarta-feira (08/01). A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Tulane, revela que quem consome café pela manhã apresenta uma taxa de mortalidade significativamente menor em comparação com aqueles que bebem a bebida ao longo do dia. As informações são do Metrópoles

Foto: Freepikcafe

O estudo analisou os hábitos de 40.725 adultos participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018. Os resultados indicam que 36% dos participantes bebiam café pela manhã, 16% ao longo do dia, e 48% não consumiam a bebida. Aqueles que tomavam café pela manhã tinham 16% menos chance de morrer por qualquer causa e 31% menos risco de falecer por doenças cardiovasculares, comparados aos não consumidores de café.

A pesquisa também sugeriu que o consumo de café à tarde ou à noite pode prejudicar o ritmo circadiano, alterando a produção de melatonina e fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial e inflamação. O principal pesquisador, Lu Qi, aponta que, embora os resultados não provem uma relação direta, o horário do consumo de café pode influenciar a saúde de forma importante.

O estudo ressalta que os benefícios foram observados tanto em bebedores moderados (duas a três xícaras) quanto em consumidores pesados (mais de três xícaras), enquanto os bebedores leves (uma xícara ou menos) apresentaram menor redução no risco.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco