Na sede da Embaixada de Portugal -

Auditor da Sefaz-PI conquista 2º lugar no Prêmio Tributare

O auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), Lucas Rezende da Silva Araújo, conquistou o 2º lugar no Prêmio Tributare, iniciativa da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais/Febrafite, que visa valorizar nacionalmente boas práticas no âmbito das administrações tributárias. A premiação aconteceu, na noite da última terça-feira (29/11), na sede da Embaixada de Portugal em Brasília.

Foto: Governo do Piauí

“É uma honra ter representado o Piauí no Prêmio Tributare e conquistar o segundo lugar! Uma vitória muito grande para a Sefaz-PI”, afirma Lucas Rezende, que concorreu com o projeto “Sistema de Regras de Pós-validação da EFD ICMS IPI da Sefaz Piauí”.

Na ocasião, Lucas Rezende recebeu o prêmio, no valor de R$ 10 mil reais, das mãos do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle.

O Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Antonio Luiz Soares Santos, parabenizou o auditor fiscal da Sefaz-PI por ter inscrito o projeto e obtido sucesso. “Sem dúvidas, é uma grande vitória para nossa secretaria e para o Piauí. Lucas Rezende está de parabéns!”, afirmou o Secretário Estadual da Fazenda.

O Superintendente de Gestão da Sefaz, Emílio Júnior, também parabenizou o Auditor Fiscal Lucas Resende pela conquista, que enaltece a todos os piauienses. “Estamos todos orgulhosos desse importante reconhecimento, tanto a equipe da Sefaz-PI como o Estado do Piauí, que vem buscando desenvolver melhorias para atender, cada vez melhor, os nossos contribuintes”, disse Emílio Júnior.

Para o diretor da Unidade de Fiscalização de Empresas (UNIFIS) da Sefaz-PI, Edson Marques, a premiação é um reconhecimento do trabalho dedicado do auditor fiscal Lucas Rezende e de todos os demais servidores da UNIFIS, que enaltece a Sefaz e o Piauí. “É um orgulho para todos da Sefaz-PI. Essa premiação é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pelos auditores fiscais. As Regras de Pós Validação é apenas um exemplo das ações inovadoras desenvolvidas pelos auditores, visando a melhoria da relação fisco-contribuinte. A premiação nacional engradece a Sefaz e todo Piauí”, enfatizou Edson Marques.

Saiba mais sobre o projeto premiado:

O sistema de Regras de Pós-validação da EFD ICMS IPI no Estado do Piauí tem como objetivo melhorar a qualidade das informações prestadas pelo contribuinte em sua declaração de apuração do ICMS e avisá-lo quando existir alguma inconsistência, permitindo a correção, sem punições, com o envio de uma declaração retificadora antes de qualquer ação fiscal.

Essa autorregularização fortalece a relação fisco-contribuinte, pois trata-se de uma ação preventiva, que evita o pagamento de multas e juros e, portanto, não onera o contribuinte.

O projeto foi implementado pela Sefaz-PI, por meio da Unidade de Fiscalização de Empresas (UNIFIS) e da Unidade de Tecnologia da Informação (UNITEC), no início de 2021, permitindo grandes benefícios para secretaria e os contribuintes. E, além de incentivar a redução de despesas tributárias, permitindo que o contribuinte fortaleça o seu negócio, a iniciativa ainda contribui para melhorar a economia do Estado.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários