Festas Juninas · 04/07/2022 - 09h18

Arraiá Popular reuniu grupos culturais e atrações musicais


Compartilhar Tweet 1



Durante o mês de junho, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), esteve em diversos bairros e comunidades rurais incentivando diversas atividades populares voltadas para o período junino, comprovando o compromisso da gestão em ampliar os investimentos na área da cultura. Nesse final de semana, durante dois dias, ocorreu no Parque da Cidadania, na zona Norte da capital, a primeira edição do Arraiá Popular de Teresina, evento realizado com o objetivo de encerrar as festividades juninas promovidas pela gestão pública municipal.

O Arraiá Popular de Teresina contou com apresentações de grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, grupos circenses, bandas locais, além de um espaço kids e uma praça de alimentação com bebidas e comidas típicas deste período do ano. O evento foi totalmente gratuito, e além de unir a cultura com a natureza, quem compareceu ao evento também pôde ajudar com a campanha solidária da FMC que, desde o início deste ano, em todos os seus eventos, vem arrecadando alimentos que são doados para as famílias carentes da capital. As informações são da PMT

    PMT

Ênio Portela, presidente da FMC, conta que a população teresinense entendeu o chamado da gestão pública municipal para participarem de um arraiá tradicional, onde as famílias pudessem se juntar para comemorar o período junino. O presidente destacou ainda os investimentos que foram feitos, durante todo esse período do mês, em diversas iniciativas culturais nos mais diversos bairros e comunidades rurais de Teresina.

“Foram dois anos sem poder realizar uma festa junina com aglomeração, no período de quarentena a pasta da cultura se adaptou, realizou atividades sem aglomerações e agora, com a diminuição das restrições, já conseguimos realizar atividades com grande público. Para que a gente possa continuar realizando essas atividades públicas, é preciso que a população atenda o pedido da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e complete o esquema de vacinação contra os efeitos da Covid-19”, comenta Ênio Portela, enfatizando ainda que, no final do segundo semestre deste ano, a FMC já iria iniciar o planejamento para período junino de 2023, onde a pasta pretende realizar maiores investimentos.

População e comerciantes comemoram

Quem foi ao Parque da Cidadania durante o Arraiá Popular de Teresina pôde acompanhar de perto o melhor da cultura teresinense, e o que não faltou por lá foram elogios de quem há dois anos não tinha esse contato direto com a cultura. Lany Leila, do bairro Aeroporto, conta que ficou surpresa com a estrutura que ela encontrou no Parque da Cidadania, ela fala que foi ao local para passear com a família e que aproveitou para assistir as apresentações que ocorriam no anfiteatro do parque.

“A gente vem notando que a cidade vem ganhando muitos investimentos na área da cultura e isso me deixa muito feliz, pois nosso povo também tem que ter acesso gratuito à cultura. Obrigado ao prefeito Dr. Pessoa por ter essa sensibilidade de oferecer cultura para toda a população, pois aqui, neste evento, o rico e o pobre se juntam para celebrar o período junino”, diz Lany Leila.

No evento, empreendedores locais também tiveram oportunidade de expor e vender seus produtos, uma oportunidade para que eles pudessem gerar renda para suas famílias. Quem comemorou as boas vendas foi o pipoqueiro Pedro Cardoso, ela fala que, neste período, tem aumentado a procura da população pela pipoca, que é uma alimentação bem típica.

“Queria aqui agradecer ao prefeito Dr. Pessoa por sempre buscar realizar atividades aqui no Parque da Cidadania e em outros espaços da cidade. Esse tipo de atividade me possibilita vender minhas pipocas e, com isso, consigo manter dignamente minha família”, afirma Pedro Cardoso, comentando ainda que pela primeira vez a cidade tem um prefeito que realmente se importa com os mais pobres.

Parceria

Para a realização do primeiro Arraiá Popular de Teresina, a FMC contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). O secretário da SEMAM, Luís André, esteve no evento e garantiu que, além desta parceria com a FMC, outras irão ser concretizadas, tudo para oferecer opções de cultura nos parques da cidade.

“Quando assumi a pasta do meio ambiente, o prefeito Dr. Pessoa nos chamou e falou da importância deste tipo de parceria que prioriza o povo de Teresina, por isso atendemos prontamente o chamado da pasta da cultura, como também temos feito parcerias com outras pastas da gestão municipal e empresas privadas. Essas parcerias se mostram importantes, pois atraem um número maior de pessoas para nossos parques e com isso temos na cidade pessoas mais felizes, pois depois que o cidadão tem esse contato com a natureza e com a cultura, é impossível ir para casa sem estar com um semblante de felicidade”, comenta Luís André.

''PostMidia'' (86) 9 8188-2907

 


Fonte: PMT

Comentários