
APAC entrega ofício para novo presidente do INSS
Membros das Associação Piauiense da Advocacia (APAC) estiveram reunidos com o novo gestor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), William do Amaral, que tomou posse na manhã desta sexta-feira (02). Na ocasião, os Advogados entregaram um ofício com pedidos em prol da melhoria do atendimento e celeridade à Advocacia Piauiense.
Dentre as pautas estão o retorno imediato da Equipe de Atendimento de Demandas Judiciais (EADJ); servidor exclusivo em cada Agência de Previdência Social (APS) e outro servidor para atendimento na Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAP); perícias descentralizadas da capital, dando autonomia a serem realizadas em todas as APS do Estado; horário específico para atendimento exclusivo da Advocacia na APS e estagiários para auxiliar servidores no atendimento APS.

A Advogada especialista em Direito Previdenciário e membra da APAC, Raimunda Abreu, destaca o intuito da visita na gerência executiva do INSS no Piauí. “Estivemos hoje com o novo gerente executivo nomeado Dr. Willian Amaral para tratar sobre demandas da advocacia previdenciária. Uma delas foi o retorno da EADJ, que é um serviço de extrema importância para a advocacia previdenciária. Trouxemos também demandas da APS no interior do Piauí. Nossa APS hoje de Agua Branca atende 18 municípios e necessita urgentemente de servidores e hoje nos solicitamos isso ao nosso novo gerente executivo”, enfatiza.
Para o Presidente da APAC Ian Cavalcante, as demandas têm como objetivo trazer melhorias para a advocacia previdenciária. “Representamos a Advocacia que se preocupa, que participa e zela pela nossa classe, pelos nossos direitos. O atendimento é um direito nosso da advocacia e por isso nós estamos aqui. Quando pedimos estes canais de atendimento, pedimos justamente para que facilite a nossa advocacia e aí, volto a dizer, pensando justamente na ponta que são os jovens advogados. Isso porque para a gente o acesso está difícil, você imagina para quem está na ponta. Sei que vai existir diversas dificuldades e nós sabemos disso, sabemos da questão da falta de servidor, de verba, de estrutura, de tudo isso. Por isso, pedimos para o gerente executivo do INSS William do Amaral, que os principais pleitos sejam atendidos, existe advogado que vive exclusivamente da advocacia previdenciária e esse advogado, posso dizer sem medo de errar, ele está passando fome”, frisa.
Segundo o Advogado e Membro da APAC Raimundo Júnior, a Advocacia tem que ser inclusiva e todos os Advogados do Estado merecem ter voz em prol da melhoria do ofício. “O problema não é somente no Piauí, as questões das perícias médicas, hoje não temos perícia na região de Picos, nem Esperantina, Barras, dentre outros municípios. Espero que seja sensível às nossas reivindicações, para que sejam realizadas melhorias, para que a Advocacia real, que está no dia a dia, que tá na ponta, inclusive, o Advogado médio, pequeno, que está em Corrente do Piauí, São Raimundo, Esperantina, Campo Largo, que tá em Picos, Paulistana, que ele possa trazer essas discussões para dentro do INSS. O que mais queremos é que as coisas não sejam mais de cima pra baixo”, ressalta.
O gestor empossado, William do Amaral, agradeceu a presença dos Advogados e prometeu ter um olhar sensível para as pautas sugeridas pelo grupo. “Agradeço a presença de todos, hoje foi um dia extremamente importante, tivemos um evento especial com a presença de muitos servidores. Conseguimos estabelecer, ou pelo menos explicar mais ou menos o nosso conceito, de que achamos interessante e correto. Temos várias situações a ajustar, estamos sensíveis às questões da Advocacia Precidenciarista”, finaliza.