
Alepi concede cidadania piauiense a referências mundiais da agroecologia
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nesta quarta-feira (2/07), no Plenário Deputado Waldemar Macedo, Sessão Solene de entrega do Título de Cidadania Piauiense aos professores e pesquisadores Miguel Angel Altieri Soto e Clara Inês Nicholls Estrada, ambos da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). A solenidade foi proposta pelo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT), e aberta pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas).

Reconhecidos internacionalmente, os homenageados são especialistas em agroecologia e têm atuação destacada na promoção de sistemas agrícolas sustentáveis, com foco na agricultura familiar. De acordo com o propositor, a contribuição conceitual e prática dos pesquisadores já impacta diretamente a formação técnica no Piauí.
“Eles têm dado uma grande contribuição conceitual e prática às pesquisas no Brasil, influenciando também a formação técnica no nosso estado. Estamos fazendo esse gesto de reconhecimento pelo trabalho em prol de uma agricultura mais sustentável e centrada na agricultura familiar”, afirmou Francisco Limma.
O deputado destacou ainda que conceder a cidadania é celebrar “uma parceria de saberes, de esperança e de compromisso com a vida no campo”. Segundo ele, o gesto simboliza o respeito e a valorização dos que contribuem para uma agricultura centrada no ser humano.
A professora Clara Inês Nicholls agradeceu a homenagem destacando que o mérito é dos agricultores. “Os camponeses é que fazem com que a vida seja frutífera. Esse reconhecimento é para eles, não para a gente. É uma forma de homenagear os agricultores do Piauí, do Brasil e da América Latina”, afirmou.
O professor Miguel Altieri ressaltou o papel dos saberes populares no sucesso da agroecologia. “A agroecologia é o futuro da agricultura. Ela combina ciência com o conhecimento tradicional, produz alimentos com recursos locais e é capaz de resistir às mudanças climáticas. É essencial para garantir o abastecimento das cidades”, declarou.
A deputada Elisângela Moura (PCdoB) também prestou homenagem aos pesquisadores e destacou a importância da agricultura familiar. “Cuidar do meio ambiente e produzir alimentos é uma luta diária. E a agricultura familiar é essencial: quem não vive dela, depende dela para viver”, concluiu.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes de movimentos sociais, universidades e organizações ligadas à agroecologia. Participaram da mesa de honra:
Rejane Tavares, secretária de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (SAF)
Luana Portela, conselheira seccional da OAB-PI
Valéria Silva, professora da UFPI
Dayse Batista, professora do IFPI – Campus Campo Maior
Francisca Silva, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores do Piauí
Francisco Sousa, dirigente estadual do MST no Piauí
Maria Rosalina dos Santos, coordenadora da CECOQ-PI
Matheus Alves Florêncio, presidente do Centro Acadêmico de Agroecologia da UFPI
Fonte: Alepi