Casa, transporte próprio e comida -

Agricultores familiares no Piauí desfrutam de nova realidade com acesso a programas governamentais

Na comunidade Ave Verde, na zona rural de Teresina, Piauí, uma transformação notável ocorreu nos últimos 10 anos. Graças a programas como o Bolsa Família e iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Alimentação Saudável (PAS), os agricultores familiares locais agora desfrutam de uma qualidade de vida significativamente melhor. Essa mudança foi destacada recentemente durante uma apresentação para delegações da Força-Tarefa do G20, que visitaram a região para entender como tais programas estão combatendo a fome e a pobreza.

Foto: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias.

A comunidade, composta por 37 famílias, produz anualmente entre 90% e 95% das 15 mil toneladas de hortaliças e grãos, principalmente destinadas aos programas públicos PNAE, PAA e PAS. Este sucesso não apenas melhorou a segurança alimentar local, mas também proporcionou às famílias a capacidade de adquirir bens anteriormente inacessíveis, como casas próprias, eletrodomésticos e veículos.

Adriana Maria, uma das moradoras mais antigas da comunidade, testemunhou essa transformação em primeira mão. "Tinha dia que tinha serviço, dia que não tinha", ela relembra sobre os tempos difíceis no passado.

Foto: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias

No entanto, agora, graças à sua horta e às vendas para órgãos públicos, ela e sua família desfrutam de uma renda mensal significativa. Da mesma forma, Francisco Pinheiro da Silva, que está na comunidade há 12 anos, relembra como era comum não ter todas as refeições diárias. Agora, ele não só tem controle sobre sua dieta, mas também desfruta de bens como geladeira e fogão.

A área de cultivo já está sendo considerada para expansão, e um número crescente de agricultores expressou interesse em participar e se associar. Com apoio contínuo da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Estado do Piauí, a comunidade está bem posicionada para continuar prosperando e servir como exemplo para iniciativas similares em todo o mundo.

Foto: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias

Fonte: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco