Imagens assustam · 03/12/2020 - 09h04 | Última atualização em 03/12/2020 - 11h11

Mulher briga com cobra píton para salvar seu cachorro; assista o vídeo


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher lutou com uma cobra píton para salvar seu cachorro. O caso aconteceu em Queensland, na Austrália. A dona de casa Michelle van Schouwen não pensou duas vezes antes de enfrentar o réptil para salvar o filhote de cachorro de um ataque que poderia ser mortal. A reportagem é do iG/ Último Segundo. 

Câmeras de segurança registraram o momento em que ela lutou contra o animal e chegou a segurá-lo com as próprias mãos. Nas imagens, é possível ver o cãozinho caminhando pelo quintal da casa, quando a cobra surge da plantação do jardim e ataca o pet.

Segundos depois, Michelle surge e ataca a cobra com um rolo de papel. Sem sucesso, ela pegou a cobra e começou a girar, na tentativa de soltar o cachorro.

A tática deu certo e, pouco tempo depois, a píton se desprendeu do filhote, que foi resgatado com vida. A cobra foi jogada no jardim.

Veja o vídeo na sequência:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No Distrito Federal , uma mulher de 75 anos foi acusada de furtar um par de chinelos em um supermercado , passou mal e está internada em estado grave em unidade de terapia intensiva (UTI). As informações são do jornal  Correio Braziliense . A reportagem é do iG/ Último Segundo. 

O caso aconteceu no último sábado (28). Segundo a publicação, Milta de Jesus Oliveira, duas filhas e um neto estavam no mercado fazendo compras para celebrar o aniversário da idosa nesta segunda (30). Após a acusação, a mulher se sentiu mal e foi levada a uma unidade pública de saúde pelos familiares.

De acordo com a neta de Milta, Sandrine Oliveira, enquanto a família fazia as compras, surgiu o boato de que uma pessoa havia calçado um par de sandálias e saído da loja sem pagar. As características da autoria do furto informadas ao mercado eram da avó de Sandrine, que teria passado a ser monitorada pelos seguranças.

Conforme o jornal, no momento de efetuar o pagamento da compra, a atendente abordou a senhora de maneira brusca e a acusou de ter furtado os chinelos que ela usava, segundo a família. Milta negou e disse que o calçado era dela. Sua neta o comprou meses atrás. Outros clientes que estavam no local protestaram contra a abordagem e se formou uma confusão.

Depois disso, os funcionários checaram as câmeras de segurança e constataram que Milta dizia a verdade, pediram desculpas e ofereceram água à mulher. No entanto, após o desgaste emocional, a idosa passou mal e queixou-se de dor no peito, ânsia de vômito e fadiga.

A família a levou direto para uma unidade de pronto-atendimento. "Acho que é um despreparo dos funcionários, as palavras que foram usadas. Acontece que esse despreparo resulta em uma fatalidade", disse Sandrine.

Posição do supermercado

O caso aconteceu na Super Adega do Jardim Botânico. O mercado foi procurado pelo Correio Braziliense, mas informou que vai publicar uma nota sobre o caso, ainda nesta segunda (30), por meio das redes sociais. A rede ainda afirmou que acompanhou e prestou os atendimentos necessários a Milta desde o início, além de conseguir uma vaga na UTI para a idosa.

A família registrou um boletim de ocorrência na delegacia de São Sebastião, e o delegado responsável pelo caso informou que vai se manifestar sobre as investigações em breve.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais de 558 mil eleitores, agrupados em 05 zonas eleitorais voltaram neste domingo (29) às urnas para eleger o novo prefeito da capital Teresina. E juntamente à realização do pleito eleitoral, a Equatorial Piauí preparou e executou um Plano de Ação Estratégico para as eleições do 2º turno em 2020.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí-TRE/PI trabalhou com 1.548 seções eleitorais para a operacionalizar o pleito na capital Teresina. Desse total, apenas 0,65% foram afetadas por alguma ocorrência no fornecimento de energia elétrica, sendo em todos os casos por defeitos internos, e sendo todos atendidos por equipes da Equatorial Piauí.

Esse resultado é fruto de um Plano de Ação Estratégico realizado pela distribuidora, envolvendo todas as áreas da empresa para garantir energia elétrica, com qualidade e segurança, a todos os pontos mapeados pelo órgão eleitoral, onde estão destacadas cerca de 90 equipes e 200 colaboradores e profissionais de diversas áreas, que trabalharam para garantir que nenhuma ocorrência elétrica comprometa o pleito eleitoral.

Antes do dia de votação, a Equatorial Piauí realizou diversas atividades de manutenção preventiva buscando aumentar a confiabilidade das redes elétricas, como inspeção prévia, substituição de isoladores, substituição de ramais de clientes e podas de árvores. Já no dia da votação, equipes de plantão trabalharam para, em caso de uma eventualidade, assegurar o fornecimento de energia na capital, especialmente em pontos das seções eleitorais.

“Sabemos da importância da eleição para a sociedade, bem como o quanto o serviço que oferecemos é essencial para o bom andamento desse processo democrático. Por isso, assim como ocorreu na eleição de 2018, e no 1º turno dessas eleições em 2020, mais uma vez conseguimos trazer um cenário extremamente positivo para a atuação da distribuidora não havendo ocorrências neste 2º turno das eleições 2020, que tivessem relação com a rede de distribuição da Concessionária, transcorrendo tudo dentro da normalidade, como observado”, diz Dênis Costa, engenheiro de operações da Equatorial Piauí.

“Quero dizer e agradecer ao trabalho realizado pela Equatorial dando assistência às nossas eleições e permitindo que elas se realizassem sem intercorrências, tanto no 1º turno como no 2º turno. A parceria com a distribuidora permitiu um melhor controle, fornecimento de orientações e acompanhamento no sentido de preparar a todos os envolvidos para agir com rapidez caso houvesse alguma ocorrência e nós parabenizamos essa atuação”, declara o desembargador Paulo Roberto de Araújo Barros, Juiz Auxiliar da Presidência do TRE.

O Plano de Ação Estratégico da Equatorial Piauí para as Eleições 2020 foi realizado com sucesso em todo o Estado no 1º turno e no 2º turno na capital.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após quinze dias, a Missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) de Apoio à Implementação do Projeto Viva o Semiárido, a segunda totalmente remota no estado, encerrou nessa sexta-feira (27) com assinatura de um memorando.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos; o coordenador do Projeto Viva o Semiárido no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro; e equipes, representantes das co-executoras como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Emater; o oficial de Programas Fida no país, Hardi Vieira; e consultores participaram da cerimônia de encerramento.

Patrícia Vasconcelos agradeceu as equipes pelo empenho no cumprimento das metas e citou as ações da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizadas durante a pandemia, que contribuíram para o bom desempenho dos grupos e famílias beneficiadas com o projeto, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Covid), Quitandas Virtuais, Programação de Alimentação Saudável (PAS) e a Campanha de Combate à Violência contra a Mulher Rural, realizada pelo Comitê de Políticas Públicas para Mulheres Rurais, formado por diversos órgãos do estado e coordenado pela secretaria.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado da missão, principalmente com essas perspectivas de novas parcerias após a finalização do projeto em junho de 2021 e também da avaliação positiva e produtiva dos muitos frutos que estão aparecendo nestes 89 municípios dos cinco territórios onde o PVSA atua. Destaque para a ovinocaprinocultura na região do Vale do Itaim com os trabalhos da Coovita e da Ascobetânia, dos quintais produtivos e publicações na área da gastronomia com o lançamento do livro “Gastroquinta”: gastronomia dos quintais, em que os dois principais personagens do livro são beneficiários do Piauí, o Otoniel do assentamento São José, de Valença, e a Perpétua, de São José dos Cocos, do município de Ipiranga; e outros como trabalho desenvolvido com as Cadernetas Agroecológicas, com a apicultura, enfim, um conjunto de resultados obtidos por meio dessas parcerias realizadas pela SAF”, destacou o coordenador Francisco das Chagas Ribeiro.

O oficial dos Programas do Fida no Brasil, Hardi Vieira, enfatizou que a missão aproveitou para verificar o andamento de mais de 211 investimentos produtivos, e que, além disso, a equipe de consultores realizou discussões com a Seduc sobre os subcomponentes que trabalham nas mais de 80 escolas e por causa da pandemia não está havendo aulas no momento. “Então, estamos vendo a possibilidade de extensão do projeto de 6 a 12 meses, de modo a garantir a integralidade da ação de educação continuada que vai beneficiar de 8 a 12 mil alunos, e o projeto gostaria de garantir o alcance desta meta. Além disso, foi discutida a possibilidade de dois novos investimentos no estado, um com Fundo Verde do Clima e com a colaboração do BID Clima e outro com BNDES, trazendo novos investimentos que irão suceder o PVSA, até agora um projeto de grande sucesso no semiárido do estado, que trouxe investimentos produtivos gerando renda e, principalmente, segurança alimentar e nutricional”, pontuou o chefe da missão.

Durante o período da missão, foram realizadas reuniões remotas com a participação de representantes da Seduc, Sefaz, Sasc, Sepaln e empresas de Assistência Técnica (Emater, Emplanta, Cootapi, Celta, Semear, Cáritas, CEAA e Engeter).

Além de Hardi Vieira, integraram a missão, o coordenador técnico e especialista em Desenvolvimento Rural, Emmanuel Bayle; o especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Rodrigo Dias; especialista em Investimento Produtivo e Comercialização, Pedro Meloni; a especialista em Contratações, Aquisições e Arranjos Institucionais, Lucianna Matte; e o especialista em Gestão Financeira, Danilo Pisani.

Comentar
Entenda o caso · 27/11/2020 - 09h46 | Última atualização em 27/11/2020 - 09h51

Conselho Tutelar divulga nota sobre caso de criança abusada sexualmente


Compartilhar Tweet 1



O Conselho Tutelar de União-PI, vem através desta nota esclarecer à sociedade unionense sobre suas atribuições e forma de trabalho, a quem ainda desconhece ou possui visões distorcidas sobre tal função, tendo em vista alguns acontecimentos ocorridos em nossa cidade, em especial no ano de 2020, quando esta gestão iniciou seus trabalhos frente ao “Zelo pelo Cumprimento dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, no município de União-PI.

O Conselho Tutelar trabalha no zelo pelos direitos da criança e do adolescente, na prevenção para que seus direitos não venham ser violados. Conforme cita o Art. 131 da lei 8.069/90: o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Suas atribuições estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, não podendo ser instituídas novas atribuições em Regime Interno ou em atos administrativos semelhantes de quaisquer outros órgãos ou autoridades.

Citamos aqui as atribuições do Conselho Tutelar, contidas no art 136 (Lei nº 8.069/90):

  • Atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
  • Atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;
  • Promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
  • Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
  • Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
  • Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;
  • Expedir notificações;
  • Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
  • Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
  • Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal;
  • Representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural;
  • Promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.

Diante destas atribuições, conclui-se que não compete ao Conselho Tutelar: Fazer abordagem; Busca e apreensão; Ronda noturna em qualquer lugar do município; Fiscalizar bares, festas e congêneres; Determinar termo de guarda; Acompanhar depoimento de adolescente acusado de ato infracional, Fazer relatório social técnico; Expedir autorização para viajar, dentre outros.

Portanto, compete ao Conselho Tutelar encaminhar, requisitar. Cabendo ao mesmo, aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Em relação ao caso que está sendo repercutido na imprensa e nas redes sociais informamos que, todas as medidas de competência do conselho foram adotadas. Reiteramos, portanto, que o Conselho Tutelar aguarda as providências das autoridades competentes, na elucidação dos fatos.

Aproveitamos também, esta nota de esclarecimento, sobre as atribuições do Conselho Tutelar de União para esclarecer aos que, fazem de mau uso das redes sociais na tentativa de desqualificar esta instituição que zela pelos direitos das crianças e adolescentes, a importância de fazer uma leitura da Lei Federal nº 8.069/90 antes de fazer qualquer comentário sem fundamento contra este órgão. Deixamos claro que trabalhamos através de denúncias e que todos os casos que chegam ao conhecimento desta instituição são cuidadosamente analisados e encaminhados às autoridades responsáveis em solucionar tais violações, para que sejam tomadas as devidas providências. Esclarecemos também que o conselheiro tutelar não faz o papel de polícia e nem de investigador de possíveis violadores dos direitos das crianças e adolescentes, tampouco o Conselho Tutelar é órgão punitivo, visto que nosso papel é a defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes. O Papel do conselho tutelar é fazer encaminhamento para os órgãos competentes como, (polícia, escolas, hospitais, etc) e representar junto ao Ministério Público.

Muito nos preocupa qualquer tipo de ataque a este órgão de grande relevância que é o Conselho Tutelar. O que se percebe que alguns ataques partem da falta de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Finalizamos esta nota comunicando a toda sociedade unionense que, os Conselheiros Tutelares de União-PI, estão à disposição para sanar quaisquer dúvidas, prestando informações e orientações sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, e que somos um colegiado que preza pela ética, respeito e compromisso, pois trabalhamos em prol das crianças e adolescentes que têm seus direitos violados principalmente na área da saúde, educação, lazer, cultura, esporte, segurança e trabalho.


Fonte: Conselheiros Tutelares da cidade de União-PI
Comentar
Unidades de saúde da região · 26/11/2020 - 15h05

Seis vítimas do acidente entre ônibus e caminhão permanecem internadas


Compartilhar Tweet 1



Seis vítimas do acidente ocorrido nas proximidades de Taguaí, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (25), permanecem internadas em unidades de saúde da região. De acordo com o governo estadual, uma delas recebe cuidados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, outra no Pronto Socorro de Avaré, duas encontram-se na Santa Casa de Avaré e duas na Santa Casa de Itaí.

Ao todo, 41 pessoas morreram na colisão e 15 sobreviveram ao acidente, sendo que cinco já tiveram alta hospitalar. Quatro vítimas foram socorridas, mas acabaram morrendo a caminho do hospital, devido à gravidade dos ferimentos.

O acidente, na Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho (SP-249), entre os municípios de Taguaí e Taquarituba, resultou de um choque entre um ônibus que transportava funcionários de uma empresa têxtil da região e um caminhão. De acordo com informações do governo estadual, a maioria das vítimas fatais era natural de Itaí.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Divulgação / PRF

Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 11,7 m³ de madeira nativa que estava sem a devida documentação ambiental válida,  na manhã de quarta-feira (25/11), na BR 343, em Campo Maior.

Os policiais abordaram o veículo de carga M. Benz/L 1113 conduzido por um homem de 52 anos. Indagado pelos policiais, o condutor informou que não possuía nenhuma documentação referente à carga.

De acordo com o homem, a carga vinha do município de Campo Maior/PI e tinha como destino o município de Altos/PI.

Toda a carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados ao IBAMA, para os procedimentos cabíveis. O condutor foi autuado e se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial para esclarecer sobre a prática delituosa. O homem responderá por crime ambiental.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Conselho Tutelar de Esperantina revelou dados alarmantes de casos de abuso sexual contra crianças adolescentes, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). As informações são do Revista AZ. 

De acordo com a conselheira tutelar Ana Paula Ribeiro, os dados correspondem ao período de 19 de abril 2020 à 24 de novembro de 2020, onde ocorreram 32 casos de violências sexuais contra crianças e adolescentes no município de Esperantina.

Conforme os dados, foram 8 meninos e 24 meninas, entre crianças na faixa etária de 1 ano à 12 anos incompletos, adolescentes de 12 anos completos à 16 anos, que sofreram algum tipo de abuso sexual. Um crescimento de 106% dentro do período de 7 meses acompanhados pelos conselheiros tutelares do município, segundo revelou.

Ainda segundo a conselheira, a necessidade do confinamento devido à covid-19 mudou a rotina de crianças, adolescentes e suas famílias. As aulas presenciais foram suspensas em toda rede pública e particular de ensino, dificultando o trabalho dos sistemas de apoio nos casos de violência contra crianças e adolescentes, pois é dentro âmbito familiar onde ocorrem as maiores violações. “Não cabe só às instituições governamentais, mas a sociedade em geral o dever de se engajar contra esse problema, para que o Conselho Tutelar possa executar medidas eficazes que protejam todas as crianças e adolescentes”, pontua.

A conselheira destaca que as vítimas são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde passam por acompanhamento psicossocial com psicóloga e assistente social. E em casos de estupros, as vítimas são assistidas pelo Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), sediado na capital Teresina.

Já os abusadores, são denunciados na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil e ficam à disposição da justiça.

Comentar
Mãe se assustou com o pedido · 24/11/2020 - 14h27

Menino pega o celular da mãe e faz compra de R$ 400 no McDonald's


Compartilhar Tweet 1



É só desviar os olhos por um segundo que as crianças aprontam e com celulares a travessura pode ser maior ainda. Já te contamos sobre  a menina que mandou fotos da mãe pelada para contatos aleatórios e agora te trazemos a história de Raissa Wanderley. A moça é mãe do pequeno Tom e levou um susto ao receber um pedido de McDonald's em sua casa. As informações são do iG/ Delas. 

"Não foi a primeira vez que isso aconteceu. Já era para eu ter tirado meu cartão do iFood, mas deixei para depois e o dia de hoje chegou", Raissa escreveu no Instagram. A mãe contou que deixou o menino com o celular dela e ele simplesmente fez um pedido de R$ 400 no McDonald's usando o comando de voz do smartphone.

Tom não economizou e pediu tudo o que quis. A encomenda dele foi composta por: 6 promoções completas de hambúrgueres, 6 McLanche Feliz, 8 brinquedos extras, 2 porções de nuggets de 12 unidades, 1 batata frita com cheddar e bacon, 10 milkshakes de ovomaltine, 2 top sundaes de morango, 2 tortinhas de maçã, 2 McFlurry, 8 águas, 1 suco de uva, 2 molhos extras.

"Ainda escutei da criatura: 'mãe, nem veio o minion dourado'. Eu ri, chorei e depois sentei para comer e tomar milkshake brindando essa segunda-feira de fast-food. Inacreditável, minha gente.

Comentar
Imagens assustam · 23/11/2020 - 17h13

Homem luta contra jacaré para salvar cãozinho


Compartilhar Tweet 1



Algumas histórias de resgate são impressionantes, como e sse bombeiro que entrou em um lago congelado para salvar um cão . Nos Estados Unidos, rolou uma caso tão emocionante quanto. Um aposentado estava passeando com o cãozinho dele de três meses, Gunner, quando um jacaré saiu da lagoa e agarrou o filhote. Sem pensar duas vezes,  Richard Wilbanks , de 74 anos, pulou na água para salvar o companheiro de quatro patas. As informações são do iG/ Canal Pet. 

Em entrevista à CNN estadunidense, o homem contou que estava passeando pelo jardim quando tudo aconteceu. " Nós estávamos andando em volta da lagoa e ele saiu da água como um míssil. Eu nunca pensei que um jacaré poderia ser tão rápido ", disse Richard. 

As cenas do momento foram registradas por uma câmera que monitora a vida selvagem no local. O idoso é visto segurando o jacaré pelas costas e arrastando ele para fora da água. O homem força a boca do réptil e Gunner consegue escapar correndo. O cão conseguiu se safar com apenas um machucado, mas as mãos de Richard foram mordidas.

Mesmo com o susto, o dono de Gunner não quer que o jacaré seja morto ou movido para outro local. Ele entende que o animal faz parte da natureza local e deve ser respeitado. Para evitar mais situações como essa, ele vai passear com o cachorro bem longe da lagoa.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Campo Maior registrou mais chuva na noite deste sábado (22/11). A precipitação se estendeu durante toda a madrugada até as primeiras horas da manhã de domingo (22/11). Pluviômetro localizado na região do Monumento do Jenipapo, aferiu 66 mm. Com informações do Portal de Olho. 

Em todo o mês de novembro, o total acumulado de chuva pelo mesmo equipamento já registrou mais de 350 mm, o que é bastante chuva para a época. Para se ter uma ideia do quanto já choveu, a média esperada para todo o mês de novembro é 41 mm, portanto já choveu mais de oito vezes que o normal para a época.

A chuva atípica é resultado de áreas de instabilidade sobre o Nordeste brasileiro decorrentes da circulação de ventos em altos níveis da atmosfera. Em anos de La Niña, o Nordeste costuma receber grandes volumes de chuva. A expectativa é que tenhamos uma estação com bastante chuva a partir do próximo ano.

A previsão aponta para a possibilidade de novas pancadas durante este domingo. Até terça-feira dia 24, ainda poderá chover na região.

Comentar
Cratera provocada por chuva · 21/11/2020 - 18h12

DER recupera estrada de acesso ao Morro do Gritador no Norte do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou neste sábado (21/11), o reparo da estrada de acesso ao Morro do Gritador, na cidade de Pedro II. Parte da via desmoronou com a forte chuva que atingiu o município na última quinta-feira (19/20), provocando também a queda de árvores sobre a pista. A estrada ficou parcialmente interditada.

O trabalho é feito pela empresa responsável pela conservação e manutenção de estradas no Território Cocais. A intervenção envolve recompactação do solo e recuperação do pavimento. O trabalho vai seguir durante o fim de semana. “Vamos tirar material da jazida e recompor a erosão. Depois da recomposição vem o pavimento. As máquinas só sairão quando o serviço for concluído” garante o diretor da unidade de conservação e manutenção do DER, Francisco Alves, o Chicão.

A previsão é que a estrada esteja restaurada até a próxima quinta-feira. Até a conclusão, o fluxo estará restrito a meia pista. A orientação do DER é que os motoristas tenham atenção e diminuam a velocidade.

O Morro do Gritador é um dos mais belos e mais visitados pontos turísticos na região. O cânion possui cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar.

 

Comentar
Nos EUA · 21/11/2020 - 17h03 | Última atualização em 21/11/2020 - 17h25

Herói tira cachorro da boca de jacaré em vídeo incrível


Compartilhar Tweet 1



    Homem tirando cão da boca de jacaré - Foto: reprodução / TikTo

Um verdadeiro herói tirou um cachorrinho da boca de um jacaré. A cena, gravada em vídeo, mostra o homem mergulhando em um lago na Flórida, nos EUA e pegando o jacaré com as mãos. As informações são do Só Notícia Boa.

O réptil não era dos maiores, mas a força das mandíbulas dele fazia o filhotinho de cachorro gemer de dor.

O homem fez de tudo para abrir a boca do jacaré, até que conseguiu.

Liberdade

Assim que se viu livre, o cãozinho saiu correndo e o herói continuou segurando o jacaré, já fora da água.

O cachorro ficou um pouco machucado e assustado, mas passa bem.

O vídeo tenso foi postado no TikTok e viralizou. Confira o vídeo clicando aqui

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não serão atendidos nas agências do órgão nesta segunda-feira (23/11). Os locais de atendimento estarão fechados por causa do ponto facultativo correspondente ao dia do servidor público, que foi transferido de 28 de outubro para 23 de novembro. As informações são da Agência Brasil.

A transferência do ponto facultativo havia sido autorizada por portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União em 27 de outubro, véspera do dia do servidor público. Na ocasião, o governo justificou que a mudança de data foi necessária para manter os atendimentos agendados, evitando remarcações e transtornos para os beneficiários. 

Outros órgãos, como a Receita Federal haviam suspendido o expediente em 30 de outubro e atenderão normalmente nesta segunda-feira. O INSS, no entanto, optou por fazer o ponto facultativo no fim de novembro para desafogar o atendimento nas agências, que cuidam de pedidos e de processos acumulados durante a pandemia de covid-19.

Com o fechamento das agências, os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo aplicativo Meu INSS. Também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

A Mega-Sena sorteia neste sábado (21/11) um prêmio acumulado de R$ 75 milhões. As seis dezenas do concurso 2320 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Mega da Virada

As apostas para o sorteio especial da Mega-Sena da Virada já podem ser feitas nas casas lotéricas ou pela internet. O prêmio estimado para esta edição é de R$ 300 milhões e o sorteio será realizado no dia 31 de dezembro próximo.

Como nos demais concursos especiais, o prêmio principal não acumula.

Se não houver ganhadores na faixa principal com acerto de seis dezenas, o valor será dividido entre os acertadores da segunda faixa, com cinco acertos, e assim por diante. As informações são do site da Caixa Econômica Federal.

Comentar
Apostas: até às 19h do sábado · 19/11/2020 - 07h50

Mega-Sena acumula e pagará R$ 75 milhões no sábado


Compartilhar Tweet 1



Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.319 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (18/11) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo.

Os números sorteados são: 06 - 17 - 25 - 35 - 40 - 49.

A quina registrou 51 apostas ganhadoras, cabendo a cada uma delas R$ 74.635,43. E a quadra teve 5.009 apostas ganhadoras, com R$ 1.085,59 para cada uma.    

A estimativa do prêmio para o próximo concurso, que vai ocorrer no sábado (24), é estimado em R$ 75 milhões, segundo o site da Caixa Econômica Federal. 

As apostas poderão ser feitas até as 19h de sábado. Cada aposta custa R$ 4,50.

Mega da Virada

As apostas para a Mega da Virada começaram nesta semana e o prêmio estimado, nesta edição, é de R$ 300 milhões. O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.

Como nos demais concursos especiais das Loterias CAIXA, o prêmio principal da Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Há dois anos, Ivo José de Carvalho, da cidade de Belém do Piauí, tem travado uma difícil luta. Ele, que tem 36 anos, foi diagnosticado com uma doença chamada radiculopatia lombossacra, e desde então, sofre com os efeitos do problema. As informações são do Cidades da Net. 

Com o estado de saúde se agravando, ele precisará fazer uma cirurgia, que custa 40 mil reais. Diante da situação, familiares e amigos iniciaram uma campanha com o objetivo de arrecadar fundos para a cirurgia e também para a continuidade do tratamento de Ivo.

A família informou que conseguiu ajuda para o transporte de Ivo à Teresina para o tratamento, e uma parte do valor do procedimento cirúrgico. O intuito então, é conseguir ajuda para que seja possível chegar ao valor total da cirurgia.

Para os interessados em ajudar, a família disponibilizou a seguinte conta da Caixa Econômica: Agência: 3863; Operação: 013 – CONTA POUPANÇA; Conta: 00006789-2, em nome de IVO JOSE DE CARVALHO.

Com Ivo impossibilitado de trabalhar, e a esposa o acompanhando diariamente para que ele possa realizar suas atividades básicas, estão sendo arrecadadas também cestas básicas para ajudar a família.

Para quem optar por doar alimentos, a entrega pode ser feita na residência da família, situada próximo ao Anexo do CRAS e da Metalúrgica Ribeirão, em Belém do Piauí.

O que é Radiculopatia?

(Dr. Cristiano Menezes)

Radiculopatia é o termo usado para descrever os sintomas de irritação da raiz nervosa, que podem incluir dor, dormência, formigamento e fraqueza.

Raízes nervosas são os feixes de fibras nervosas emparelhados que se estendem a partir da medula espinhal por meio de aberturas no lado de cada vértebra. Os nervos que se estendem a partir de cada área da medula espinhal estão ligados a partes específicas do corpo. Aqueles na espinha cervical, por exemplo, estendem-se à parte superior do peito e aos braços; aqueles na coluna lombar, estendem-se ao quadril, às nádegas e às pernas. Os nervos carregam também sinais elétricos que voltam para o cérebro, criando sensações.

A radiculopatia é frequentemente causada por pressão direta exercida por uma hérnia de disco ou por alterações degenerativas na coluna vertebral que causam irritação e inflamação das raízes nervosas. A radiculopatia geralmente cria um padrão de dor e dormência que se faz sentir nos braços ou nas pernas, na área da pele que recebe fibras sensoriais da raiz nervosa acometida, além de fraqueza nos músculos que também são inervados pela mesma raiz nervosa.

Comentar
Liberados após decreto da PMT · 18/11/2020 - 09h50

SETUT informa que passes estudantis serão desbloqueados automaticamente


Compartilhar Tweet 1



O SETUT informou na manhã desta quarta-feira (18/11) que com a publicação do decreto municipal revogando o bloqueio dos passes estudantis, irá desbloquear de forma automática todos os passes estudantis.

Assim como também serão revalidados, de forma automática, os créditos que venceram durante o período de pandemia.

Dessa forma não há necessidade que o estudante se dirija à sede do SETUT para ter o seu cartão desbloqueado.

O SETUT informa ainda que até quinta-feira (19) os cartões estarão desbloqueados. Os créditos estão sendo vendidos na sede do SETUT e nos postos de vendas credenciados.


Fonte: SETUT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) proibiu a comercialização de nove marcas de azeite. São produtos investigados como fraudados e falsamente declarados como azeite de oliva extra virgem. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi comunicada sobre a proibição.

As marcas sob investigação, que seriam rótulos fictícios, são: Casalberto, Conde de Torres, Donana (Premium), Flor de Espanha, La Valenciana, Porto Valência, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto e Torezani (Premium). Os investigados criavam as marcas, supostamente importadas, e colocavam para venda no mercado nacional.

A determinação do Mapa é um desdobramento de operação da Polícia Civil do Espírito Santo, que desarticulou, semana passada, uma organização criminosa especializada em falsificação de azeites. 

Segundo as investigações, os produtos vendidos como azeite de oliva extra virgem eram, na verdade, óleo de soja. “A adulteração e falsificação de azeite de oliva não se trata exclusivamente de fraude ao consumidor, mas de crime contra a saúde pública”, explicou o coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso.

Assim, os mercados que tiverem algum desses rótulos à venda em suas prateleiras deverão informar as Superintendências Federais de Agricultura nos estados. Os produtos deverão ser destruídos, com apoio de uma empresa habilitada por órgão estadual de meio ambiente ou recicladora de óleos e embalagens.

Comentar
Mister Pacífic Piauí Model · 17/11/2020 - 06h15

Jovem de Oeiras vai representar o Piauí em concurso nacional de beleza


Compartilhar Tweet 1



Depois de vencer a etapa estadual de um concurso de beleza, o modelo Léo Sousa irá representar o Piauí em um concurso nacional. O jovem é natural de Oeiras. Com informações do Mural da Vila. 

O concurso ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro na cidade de Picos. A etapa estadual do concurso Miss e Mister Pacífic Piauí Model 2020, contou com representantes de várias cidades do Piauí, como Picos, Oeiras, Floriano, Teresina, Geminiano, Luís Correia, dentre outras. Nessa etapa seriam escolhidos Misses e Misters para representar o Piauí no concurso nacional que irá acontecer em março no Rio Grande do Sul.

Na etapa de confinamento aconteceram várias provas, como de popularidade, cultura, talento e melhor corpo, que ao serem feitas pelos candidatos iriam acumulando pontos.

Leomar de Sousa Nascimento, conhecido como Léo Sousa, modelo e digital influencer se destacou no concurso ganhando a prova de melhor corpo, que lhe rendeu uma das faixas do concurso, ainda assim com todo o sua dedicação, charme, carisma, simpatia demonstrou estar bem preparado para a banca de jurados e acabou sendo eleito com o título de Mister Pacífic Piauí Model Oficial, tendo a responsabilidade de representar o estado do Piauí na etapa nacional do concurso que acontecerá no mês de março de 2021 no estado do Rio Grande do Sul.

 

Comentar
Todos pontos mapeados · 16/11/2020 - 12h10 | Última atualização em 16/11/2020 - 14h21

Plano da Equatorial Piauí garante votação tranquila no 1º turno eleitoral


Compartilhar Tweet 1



Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí-TRE/PI trabalhou com 3.848 instalações eleitorais para a operacionalizar o pleito que elegeu prefeitos e vereadores em todo o Piauí. Desse total, apenas 0,44% foram afetadas por alguma ocorrência no fornecimento de energia elétrica, incluindo defeitos internos, com o restabelecimento da normalidade em curto prazo por equipes da Equatorial Piauí. Esse resultado é fruto de um Plano de Ação Estratégico realizado pela distribuidora, envolvendo todas as áreas da empresa para garantir energia elétrica, com qualidade e segurança, a todos os pontos mapeados pelo órgão eleitoral.

Antes do dia de votação, a Equatorial Piauí realizou diversas atividades de manutenção preventiva buscando aumentar a confiabilidade das redes elétricas, como inspeção prévia, substituição de isoladores, substituição de ramais de clientes e podas de árvores. Já no dia da votação, equipes de plantão trabalharam para, em caso de uma eventualidade, assegurar o fornecimento de energia de norte a sul do Estado.

“Entendemos o quanto uma eleição é importante para a sociedade, bem como o quanto o serviço que oferecemos é essencial para o bom andamento desse processo democrático. Por isso, assim como ocorreu na eleição de 2018, mais uma vez assumimos o compromisso de contribuir com os trabalhos do TRE, acompanhando de perto a funcionalidade do nosso sistema elétrico para que tudo transcorresse dentro da normalidade”, diz Dênis Costa, engenheiro de operações da Equatorial Piauí.

“Queremos agradecer, em especial, à empresa Equatorial Energia que deu sustentáculo a todo esse processo eleitoral em todas as regiões do estado do Piauí. Não tivemos nenhuma intercorrência grave, e as quedas eventuais de energia que ocorreram foram rapidamente sanadas, de tal forma que não prejudicou em nenhum momento o desenrolar da eleição”, declara o desembargador José James Gomes Pereira, presidente do TRE/PI.

O Plano de Ação Estratégico da Equatorial Piauí para as Eleições 2020 segue em Teresina, única cidade do estado onde haverá 2º turno. Assim como ocorreu no primeiro domingo de votação, no dia 29 de novembro, profissionais de diversas áreas estarão trabalhando para certificar que nenhuma ocorrência elétrica comprometa o pleito eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí-TRE/PI conduziu todo o processo de forma transparente e responsável
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí-TRE/PI conduziu todo o processo de forma transparente e responsável 
Para a execução do Plano Operacional, profissionais de diversas áreas e equipes atuaram em todo o Estado
Para a execução do Plano Operacional, profissionais de diversas áreas e equipes atuaram em todo o Estado 

 

Comentar
Sorteio inicia às 20h · 14/11/2020 - 13h11

Mega-Sena acumulada promete prêmio de R$ 40 mi neste sábado


Compartilhar Tweet 1



O Concurso 2.318 da Mega-Sena deve pagar neste sábado (14/11) o prêmio de R$ 40 milhões a quem acertar as seis dezenas.

O sorteio será feito a partir das 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país ou pela internet.

A aposta simples, de seis números, custa R$ 4,50.

    © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Maria Rita Castro, moradora da localidade Marajá, na região do Povoado Divinópolis, em União, há três anos foi diagnosticada com um Ameloblastama que se caracteriza por um tumor odontogênico, no caso, um cisto na mandíbula. As informações são do Clique União. 

Desde então, espera por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nunca conseguiu. Agora, a família tenta arrecadar fundos para realizar o procedimento que custa cerca de R$ 30 mil na rede particular.

Devido ao problema de saúde e a falta de tratamento, o rosto da jovem apresenta algumas alterações.

“Venho aqui pedir a vocês uma ajuda para mim fazer minha cirurgia particular, pois no SUS está demorando muito, e isso mexe muito com a minha autoestima! Existe momentos em que não gosto de me ver no espelho, pois vejo esse cisto e fico triste. Desde o dia em que foi descoberto o cisto nunca perdi minha fé de que seria curada e de que um dia eu poderia me olhar no espelho novamente” desabafa Maria Rita nas redes sociais.

Quem quiser ajudar, pode fazer depósito na Conta Caixa: Agência 4288 Operação: 013 Conta: 6280-4 em nome de Francisco das Chagas Viana da Silva, pai de Maria Rita. Para mais informações, pode entrar em contato com a família pelo número 86 99537-0526 e falar com Maria Eduarda.

Comentar
Abandono de incapaz · 11/11/2020 - 15h27

Pai registra BO após ser obrigado a cuidar da própria filha


Compartilhar Tweet 1



Um homem de 22 anos registrou um boletim de ocorrência nessa terça-feira (10/11) acusando a mãe de sua filha de “abandono de incapaz”, por deixar a bebê sob os cuidados dele. A reportagem é do O Livre. 

Segundo o pai, a mãe da bebê foi até o trabalho dele, no Bairro Renascer, em Cuiabá, e deixou a menina sob a responsabilidade dele.

Ele afirmou ainda que a mãe, que é sua ex-companheira, teria feito um “barraco” em seu local de trabalho.

Para a polícia, o pai reclamou que a ex deixou apenas a filha com ele, sem roupa, fralda ou leite.

Apesar de a criança ter sido deixada sob os cuidados do pai, o caso foi registrado como abandono de incapaz e encaminhado para a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

Comentar
Articulações nas eleições 2022 · 11/11/2020 - 07h57 | Última atualização em 11/11/2020 - 08h40

Bolsonaro diz que não vai surgir novo líder em 2 anos e que vida na Presidência é uma 'desgraça'


Compartilhar Tweet 1



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu nesta terça-feira (10) a articulações que buscam uma alternativa ao seu nome nas eleições de 2022 e afirmou que não surgirá um "líder pronto" em dois anos.

O mandatário também disse que quem pensa que "ele tem tesão" pela cadeira de presidente está "equivocado".

Como a Folha de S.Paulo revelou no domingo (8), no dia 30 de outubro, o apresentador Luciano Huck foi a Curitiba para se encontrar com Moro e discutir a intenção de construir uma "terceira via" para a sucessão de Bolsonaro.

O governador de São Paulo, João Doria, também mantém diálogo com o ex-juiz. Outro nome que os articuladores da aliança também querem atrair é o do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

"Não teremos um líder feito no Brasil de dois anos, não vai aparecer. A não ser montado na grana, comprando um tantão de coisa por aí, em especial os marqueteiros. Fora isso não terão outros líderes num curto espaço de tempo", afirmou Bolsonaro nesta terça.

A declaração foi dada em uma solenidade no Palácio do Planalto sobre ações para a retomada do turismo. No evento, Bolsonaro defendeu o combate ao coronavírus sem tornar rígido o isolamento e disse que é preciso agir agora porque "depois não terão oportunidade".

Bolsonaro deu a declaração ao lembrar da derrota de Maurício Macri na Argentina para Alberto Fernandez, que tem Cristina Kirchner como vice e lembrou de outros governo na América do Sul que voltaram ou permaneceram alinhados à esquerda.

"Então, pessoal, nós temos que buscar mudanças, não teremos outra oportunidade. Aí vem uma turminha aí falar de ah, 'queremos o centro', 'nem ódio para cá, nem ódio para lá', ódio é coisa de maricas, pô", afirmou.

O presidente afirmou que a vida dele na presidência é "uma desgraça", "problema o tempo todo", disse que sua cadeira "está à disposição", mas afirmou ver pessoas articulando para ocupar seu lugar no Planalto.

Bolsonaro ainda disse que não há um sistema sólido no Brasil e que por isso "no futuro", "tudo" poderia mudar "por fraudes", em referência ao processo eleitoral e à vitória de candidatos de esquerda na América Latina.

"O Brasil não pode ir para esse lado (da esquerda), meu Deus do céu. Minha cadeira está à disposição. (...) Eu vejo pessoas articulando para chegar lá não pelos seus méritos, mas criticando, falando mal, falando besteira o tempo todo, mentindo, provocando, caluniando, perseguindo meus familiares o tempo todo", reclamou.

"Não querem chegar pelos seus méritos, querem derrubar quem está lá. Quem acha que eu tenho tesão naquela cadeira está completamente equivocado", continuou, sem citar nomes.

O ex-ministro Sergio Moro (Justiça), que participa da articulação por uma via alternativa a Bolsonaro em 2022 é hoje um dos principais adversários do presidente.

Para o mandatário, o ex-juiz, que era responsável pela Lava Jato, sempre teve interesses eleitorais e buscava se cacifar para sucedê-lo em 2020.

A saída de Moro do governo foi conturbada. O ex-magistrado deixou o governo em abril deste ano e fez uma série de acusações contra Bolsonaro, alegando que o presidente tentou interferir na troca de diretores da Polícia Federal, principalmente no Rio de Janeiro, para favorecer sua família.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é investigado por suspeita de ter abrigado um esquema de 'rachadinha' em seu gabinete como deputado estadual pelo Rio, em que um funcionário tinha de repassar parte do salário ao parlamentar, e por lavagem de dinheiro.

As acusações de Moro deram origem a um inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal por suposta tentativa de interferência na PF.

Comentar