Provas 10 e 11 de dezembro · 21/11/2019 - 09h48

Sejus realiza sábado revisão para o "Enem PPL" com 250 detentos


Compartilhar Tweet 1



No próximo sábado (23), a partir das 8h, a Secretaria de Justiça, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza a última revisão voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2019.

A revisão acontecerá no Ginásio da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina. Para essa revisão, cerca de 250 detentos da Grande Teresina estarão atentos às dicas e ensinamentos dos professores.

Neste ano, foram inscritos 522 reeducandos para o Enem PPL 2019, número 47% maior do que o certame passado. As provas do exame nacional serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, nas unidades penais. Em 2018, foram 59 aprovações.


Fonte: Com informações da Ascom
Comentar
Famoso cineasta brasileiro · 21/11/2019 - 07h50

Morre Fábio Barreto, diretor do filme Lula, o Filho do Brasil


Compartilhar Tweet 1



O cineasta, produtor e roteirista Fábio Barreto, diretor dos filmes Lula, o Filho do Brasil (2009) e O Quatrilho (1995)., morreu nesta quarta-feira (20/11), no Rio de Janeiro, aos 62 anos. A informação foi confirma da pela Record TV.

Filho do também cineasta Luiz Carlos Barreto e da produtora Lucy Barreto, Fábio estava em coma desde dezembro de 2009, quando sofreu um acidente de carro em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Fábio Barreto era casado com a atriz Debora Kalume e tem quatro filhos.

Há dois anos, Lucy conversou com o R7 e contou que o filho permanecia "em estado de consciência mínima”. Segundo ela, as reações de Fábio não mostraram uma evolução mais significativa, apesar dos estímulos extracranianos elétricos realizados pelos médicos.

Em 1995, Fábio foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por O Quatrilho, estrelado por Glória Pires, Patrícia Pillar e Gianfrancesco Guarnieri.

Antes, havia dirigido obras como Lambada (1991), Luzia Homem (1988), O Rei do Rio (1986) e Índia, a Filha do Sol (1984), além dos curtas Mané Garrincha (1978) e A Estória de José e Maria (1977).

Depois da indicação à estatueta mais cobiçada do cinema, dirigiu A Paixão de Jacobina (2002), Nossa Senhora de Caravaggio (2007), e Lula, o filho do Brasil (2009), que conta a a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Comentar
Animal preso a uma corrente · 20/11/2019 - 10h26

Homem leva leão em protesto no Iraque para confrontar policiais


Compartilhar Tweet 1



No Iraque, onde o governo enfrenta uma onda de protestos desde 1º de outubro, um homem levou um leão para confrontar policiais nas ruas da província de Babel, ao sul de Bagdá.

Em vídeo compartilhado no Twitter, o animal aparece coberto por uma bandeira do Iraque e preso a uma corrente. Apesar de o leão avançar contra algumas pessoas, não há registro de pessoas feridas. 

Os protestos contra o governo são respostas à crise de corrupção e desemprego no país.

 

Comentar
Injúria e lesão corporal · 20/11/2019 - 09h29

Mulheres são processadas por cortar à força cabelo de jovem negra


Compartilhar Tweet 1



A Justiça aceitou denúncia contra cinco mulheres acusadas de cortar à força e de forma humilhante os cabelos de uma menina negra de 9 anos, em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. Conforme nota divulgada nesta terça-feira (19/11), pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), elas se tornaram rés pelo crime de injúria e lesão corporal. A reportagem é do Metrópoles

Na ação, a promotora de Justiça Flávia Flores Rigolo pede também que seja fixada indenização por dano moral à criança e à mãe dela.

Conforme a denúncia, em dezembro de 2017, Adriana Alves da Silva, Joseli Alves Ferreira, Josélia Alves da Silva, tias da vítima, Nataly Alves da Silva Moreira, prima da criança, e Mayara dos Santos Niculau, esposa de um primo da menina, colocaram-na em uma cadeira e, sem seu consentimento, cortaram os cabelos de forma desordenada.

Durante o corte, as rés puxaram os cabelos com força e fizeram cortes rentes com uma tesoura, produzindo lesões no couro cabeludo.

Para humilhar a garota e rebaixar sua dignidade, as rés chamaram a criança de “macaquinha” e disseram que o cabelo dela era “podre”, fazendo referência, de forma pejorativa, à cor da pele e à etnia da criança.

Na sequência, Adriana telefonou para a mãe da criança, sua irmã, e afirmou que a menina era uma “neguinha de cabelo podre”. Para a promotora, ao proferir ofensas à honra da garota, a mulher atingiu também a dignidade da própria irmã, que também é considerada vítima na ação penal.

Após ser inteirada do acontecido pela própria irmã, a mãe da menina foi ao local e se deparou com a menina chorando, com os cabelos retalhados e dor no couro cabeludo. A mãe registrou queixa na Polícia Civil. A criança passou por exame de corpo de delito.

No inquérito, as mulheres admitiram terem cortado o cabelo da menina, mas negaram a violência e os ataques injuriosos. A reportagem não conseguiu contato com o advogado que defende as acusadas.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A forte chuva que caiu na noite de terça-feira (19/11) em Teresina e região, com fortes ventos e raios, comprometeu a linha de transmissão que atende os municípios como Nazária, Amarante, São Pedro do Piauí, Água Branca e Regeneração, interrompendo a distribuição de energia.

Equipes técnicas de manutenção da Equatorial Piauí trabalham na restauração da rede. Devido à alta complexidade, a expectativa da distribuidora é restabelecer gradativamente o fornecimento nas próximas horas.

Em Teresina, a área mais afetada pelo temporal foi a zona sul, com alimentadores das subestações Polo Industrial e Macaúba prejudicados sobretudo pelas descargas atmosféricas.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma mulher morreu após ser baleada durante uma tentativa de assalto na tarde desta terça-feira (19/11) na altura da passarela que dá acesso a um supermercado na rodovia Washington Luís em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  A reportagem é do R7

Segundo as primeiras informações, a vítima teria reagido ao assalto e foi baleada na cabeça. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os criminosos fugiram. 

Policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) foram acionados, assim como a DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense).

Comentar
"Lula ladrão..." · 18/11/2019 - 08h18 | Última atualização em 18/11/2019 - 10h53

Vídeo: mensagem com nome de Lula sobrevoa o céu em praia e leva banhistas a loucura


Compartilhar Tweet 1



Os banhistas de Balneário Camboriú (SC), foram surpreendidos nesse domingo (17/11) com um avião que segurava uma faixa dizendo ,“Lula ladrão seu lugar é na prisão". O fato chamou a atenção de quem estava na praia. 

A aeronave teria aproveitado o dia de sol para sobrevoar várias praias da região. 

Veja o vídeo:

 

Comentar
Novas tecnologias · 17/11/2019 - 12h17

Política Nacional de Inovação vai a consulta pública


Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou consulta pública para ouvir contribuições à proposta da Política Nacional de Inovação. A sondagem ficará disponível para comentários e sugestões por 40 dias e pode ser acessada num site especial criado para receber as respostas.

O objetivo é que a política estruture as ações do governo federal para os próximos 10 anos na área. A nova política tem como propósito estimular e promover o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à melhoria de atividades econômicas e de serviços públicos.

Segundo o texto publicado, a nova política deve “nortear, orquestrar e acelerar os esforços em ciência, tecnologia e empreendedorismo no país de forma a convertê-los em soluções inovadoras para os principais desafios e necessidades da sociedade brasileira e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cada brasileiro, para o crescimento da produtividade e da competitividade da nossa economia e para uma relação mais harmônica com o planeta”.

O documento em consulta lista uma série de desafios para o setor. O primeiro são os atuais níveis de inovação “relativamente baixos”. “As empresas brasileiras inovam muito pouco se comparadas aos padrões internacionais de países avançados - fato que se reflete nas participações muito limitadas nos registros de patentes internacionais. A maior quantidade de inovações realizadas está ligada à importação e adaptação de tecnologia advinda de outros países”, ressalta o texto.

Outro problema apontado é a falta de coordenação entre instituições, especialmente entre a produção de conhecimento em universidades e sua aplicação em empresas. Também há uma limitação de financiamento na área, em geral concentrado nas instituições públicas, ao contrário de países mais ricos, onde os aportes vêm majoritariamente do setor privado.

Para superar esses desafios, a política se baseia em uma série de diretrizes, como estimular bases de conhecimento para inovação, disseminar uma cultura de inovação e de empreendedorismo, garantir fomento ao desenvolvimento tecnológico, fomentar mercados para produtos e serviços brasileiros e melhorar os instrumentos jurídicos relacionados ao setor.

A proposta de política traz um conjunto de ações voltadas a concretizar essas diretrizes. Entre elas estão ampliar a infraestrutura de pesquisa, simplificar o processo de concessão de patentes, incentivar conhecimentos científicos abertos disponibilizados em plataformas digitais, promover a criação e desenvolvimento de startups, valorizar criadores e desenvolvedores brasileiros e fomentar o aumento do investimento privado em pesquisa e desenvolvimento.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.208 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (16) em São Paulo. O próximo concurso deverá pagar R$ 13,5 milhões. As dezenas sorteadas foram 16, 25, 30, 40, 45 e 49.

A quina teve 17 ganhadores e cada um receberá R$ 113.415,57. A quadra teve 1.708 acertadores e pagará o prêmio individual de R$ 1.612,63.

O próximo concurso (2.209) será quarta-feira (20). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica ou pela internet.


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Seis dezenas · 16/11/2019 - 10h40

Mega-Sena pode pagar hoje R$ 10,5 milhões


Compartilhar Tweet 1



Os apostadores têm até as 19h (horário de Brasília) deste sábado (16) para fazer seu jogo no concurso 2.208 da Mega-Sena. O prêmio é de R$ 10,5 milhões para quem acertar as seis dezenas.  O sorteio será realizado em São Paulo. As apostas poderão ser feitas em casas lotéricas ou pela internet.

A aposta mínima passa a custar R$ 4,50 conforme reajuste feito no último domingo (10).

Os novos valores foram autorizados pela Portaria nº 8.061 do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União no último dia 31 de outubro.

 


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Cenário era bem mais amplo · 15/11/2019 - 10h00

Proclamação da República completa 130 anos


Compartilhar Tweet 1



    Arquivo TV Brasil


Em 1888, a Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão, mas o Império estava em crise. Por um lado acreditava-se que os antigos escravizadores aderiram aos ideais republicanos para destituir a família real. Mas o cenário era bem mais amplo.

Dom Pedro II estava muito doente e a sucessora seria a princesa Isabel, que era casada com um francês, o conde D'Eu, considerado impopular, figura que também já havia criado conflitos com os militares na ocasião da Guerra do Paraguai.

“A participação do conde D'eu na Guerra do Paraguai é um dos fatores de impopularidade. Ele era arrogante. Dizem que ele promoveu massacres. Não tinha aptidão para administrar”, conta a historiadora Catia Faria.

Quem também tinha pouco prestígio entre os militares era o visconde de Ouro Preto, chefe do gabinete do Império e conhecido pela intransigência. Ele foi nomeado por Dom Pedro II para fazer as reformas que os republicanos buscavam.

Assista na TV Brasil:

Em 1870, o Brasil saiu vitorioso da Guerra do Paraguai e os militares não tinham recebido do imperador o reconhecimento que esperavam.

O Brasil estava em crise econômica por causa de dívidas motivadas, principalmente, pela guerra. O sistema de governo da Monarquia era considerado atrasado.

“Os ideais republicanos chegam ao Brasil a partir da França, da ideologia do positivismo. Basicamente é uma burocracia estatal calcada na competência”, explica a professora de História do Direito Brasileiro, Maria Cristina Vieira.

Para alguns historiadores, a primeira república brasileira não foi proclamada, mas sim aclamada pela pouca resistência que encontrou por parte da Monarquia. Uma das imagens que retrata a cena é a tela Proclamação da República, de Benedito Calixto. Quem morava nas intermediações do Campo de Santana e do Palácio Duque de Caxias era um dos comandantes da Guerra do Paraguai, o marechal Deodoro da Fonseca.

“Sem Deodoro, não teria república”, conclui o historiador do Centro de Estudos e Pesquisas do Exército, coronel Antônio Ferreira.

No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro saiu de sua casa no centro do Rio, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares.

A república brasileira deu prazo para que a família real deixasse o país. Depois da expulsão, Dom Pedro II escreveu "Resolvo, cedendo ao Império das circunstâncias, partir com toda a minha família amanhã, deixando esta pátria de nós estremecida. Conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."

Assista na TV Brasil:

 


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um jovem tentou fugir duas vezes depois de provocar um acidente no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (13/11), mas acabou preso pela polícia. Entre uma fuga e outra, ele deu um show musical para os agentes e para a equipe da RIC Record TV. A reportagem é do RIC Mais do R7.

Jovem embriagado provoca acidente no Sítio Cercado

Valdir Camargo, que é motorista de aplicativo, estava esperando um passageiro na Rua Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães quando se envolveu no acidente. De acordo com ele, o jovem seguia na rua com os faróis desligados.

“Esse rapaz, com o DelRey, estava alcoolizado…confessou para nós que tomou seis cervejas e uma garrafa de vinho. E vinha com os faróis apagados, eu entrei na rua e ele veio e bateu no meu carro”, contou o Camargo.

Por sorte, ninguém ficou ferido. Depois de colidir contra o Hyundai/HB20, João Pedro conversou com o motorista de aplicativo e entregou R$ 800 reais para a franquia do seguro.

Rapaz tenta fugir pela primeira vez

Em seguida, João Pedro tenta fugir pela primeira vez. Ele entra no carro com a frente destruída, o capô levantado e as luzes apagadas, liga o automóvel e foge. Para seu azar, o DelRay andou pouco mais de uma quadra e desligou sozinho.

Como o veículo não colaborou com sua fuga, ele volta novamente para o local do acidente, dessa vez, parapegar de volta o dinheiro entregue para o motorista de aplicativo.

“Você me dá o meu dinheiro? Porque você não foi comigo. Eu vou pagar a franquia, vou pagar os cinco mil. Eu vou pagar!”, diz João Pedro completamente desorientado.

Quando indagado sobre o motivo de ter tirado o carro do local do acidente, o jovem argumentou que não seria necessário deixar ali.

Após segunda fuga, jovem é preso

Então, João Pedro tenta fugir pela segunda vez. Nessa ocasião, correndo. Poucos minutos depois, ele voltou novamente e foi abordado pela Polícia Militar (PM). João Pedro não tem Carteira de Habilitação (CNH) e foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou álcool no sangue.

“Deu 0,38 miligramas…significa que ele está sob o efeito de bebida alcoólica e que ele será responsabilizadopela parte administrativa e pela parte criminal”, disse o soldado Machado. Em seguida, o jovem foi levado para a Delegacia de Delito de Trânsito (DeDetran).

 

Comentar
Causa seria vácuo anos atrás · 14/11/2019 - 11h18 | Última atualização em 14/11/2019 - 13h12

Preso confessa que queria matar Simone e Simaria em vingança planejada durante 23 anos


Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira, (13/11), um homem de nome não identificado foi preso, após fazer duras ameaças contra a dupla sertaneja Simone e Simaria. O homem de 46 anos, entre outras coisas, ameaçava tirar as vidas das cantoras. As informações são do 1News.

No entanto, após ser preso em uma cidade do Rio Grande do Sul, ele surpreendeu ao fazer acusações envolvendo os familiares das famosas.

Esse atentado teria acontecido a tiros, mas o homem, segundo o delegado do caso, não consegue explicar a motivação para matá-lo. Certo mesmo é que, desde então, ele estaria planejando o momento certo para fazer o mesmo com as cantoras sertanejas, que ficaram conhecidas em todo o Brasil com o bordão “coleguinha”.

Ainda segundo a polícia de RS, os ataques começaram há dois anos, pelas redes sociais, e intensificou nas últimas semanas. Em depoimento, o suspeito mencionou que se preparava para ir em um show das cantoras.

Nessa ocasião, aconteceria a vingança final, que seria tirar a vida das cantoras. Em um vídeo divulgado na internet, o homem faz acusações à dupla.

“Vocês acham que eu mereço ainda ser humilhado por vocês duas, vocês sabem de tudo que eu passei e parece que vão me humilhar sempre, não vão parar de me humilhar?”, diz ele, que parece um pouco fora de si. 

Comentar
Em casa e nos passeios · 13/11/2019 - 14h56

Veja seis dicas para tirar cheiro de xixi de cachorro da casa


Compartilhar Tweet 1



É, nem todos os cães conseguem ser educados o suficiente para fazer xixi sempre no local correto ou fora de casa. Alguns também não esperam a hora do passeio e acabam fazendo as necessidades dentro de casa. As informações são do Portal do Dog.

Até mesmo quando os cães fazem xixi sempre no lugar certo, se a área é interna, não tem jeito, o cheiro acaba tomando conta do ambiente.

Infelizmente, o odor é bem forte e nem sempre os produtos comuns de limpeza conseguem tirar o cheiro completamente. Pensando em te ajudar nessa tarefa, o Portal do Dog reuniu algumas dicas para tirar o cheiro de xixi de cachorro da casa.

1 – Panos de chão separados

Separe os panos de chão que for usar para limpar as sujeiras do cão. Nunca utilize os mesmos para limpar xixi e o resto da casa, pois sem querer você pode acabar espalhando o cheiro. O odor pode impregnar até mesmo em tecidos.

2 – Enxugue o xixi com papel antes de passar um pano

O ideal é que você seque o xixi completamente com papel toalha ou papel higiênico antes de passar um pano no local. Isso evita que o pano absorva muito xixi e acabe ficando com o cheiro forte também.

3 – Lave o local com sal

Após secar o xixi, jogue água e puxe com o rodo e em seguida jogue sal fino de cozinha no local e esfregue com uma vassoura. A quantidade de sal vai depender do tamanho da área que você vai limpar, mas o indicado é não economizar no sal. Deixe o sal agir por 20 minutos e depois retire com água e detergente. Para finalizar, você pode passar algum produto para pisos com o aroma de sua preferência.

4 – Vinagre branco

O vinagre é um ótimo aliado para ajudar a eliminar o cheiro de urina de animal. Basta derramar o líquido onde estava o xixi e deixar agir por cerca de 20 a 30 minutos. Depois é só limpar com um pano e passar um desinfetante com o aroma do seu gosto.

5 – Vinagre com bicarbonato

A mistura feita com dois copos de vinagre branco, dois copos de água morna e 4 colheres de bicarbonato também é ótima para retirar o cheiro de xixi, pois o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar os odores orgânicos. Após secar a urina, derrame um pouco da mistura no local (se conseguir colocar a mistura em um recipiente com spray vai te ajudar bastante) e depois seque normalmente com um pano.

6 – Suco de limão com bicarbonato

Outra mistura que também vai afastar o cheiro de urina é a feita com meio copo de suco de limão, dois copos de água e meio copo de bicarbonato de sódio. Seque o xixi, depois aplique a mistura no local e limpe com um pano.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um “furto” inusitado chamou a atenção nas redes sociais, em um vídeo viral. Um cachorro foi flagrado saindo de uma loja com um brinquedo que pegou em uma prateleira. A reportagem é do O Livre

O caso aconteceu em Votuporanga, interior de São Paulo, no dia 1º de novembro.

A cena foi registrada pelo empresário Hiago Gonçalves e já conta com milhares de visualizações. À imprensa, ele contou que estava passando em frente ao estabelecimento, quando viu a cena curiosa.

“Ele acabou de ‘assaltar’ aqui em Votuporanga”, diz no vídeo, em tom de brincadeira.

O cachorro pegou o brinquedo de uma prateleira e chegou a andar pelas ruas, mas pouco tempo depois, voltou à loja para deixar o objeto.

O Universo Inusitado compartilhou o vídeo. Confira:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A piauiense Aryane Sousa de 9 anos com ajuda dos familiares emocionou a internet publicando um vídeo oferecendo parte do seu cabelo para crianças com câncer. Nas imagens gravadas por seu pai, ela comunica seu desejo de doar o cabelo e mostra todo o processo, a pequena é natural de Inhuma-PI. Com informações do Portal V1

De acordo com a narração, o cabelo será entregue para pessoas que estejam passando pelo tratamento quimioterápico. Para isso, a pequena Aryane Sousa pede que seja enviado para o celular 89 9947 8277, um laudo medico mostrando a necessidade do uso do cabelo.

Em geral, o tamanho mínimo que pode ser doado a fim de dar forma a uma prótese é de dez centímetros, Aryane Sousa irá doar 30 centímetros de um cabelo virgem sem tinturas ou outras químicas.

“A decisão de doar o cabelo foi dela própria. Ela sempre se comove vendo vídeos de crianças em hospitais” disse o pai dela o professor Francisco de Assis.

Veja o vídeo: 

 

Comentar
20 minutos antes da prova · 06/11/2019 - 08h42 | Última atualização em 06/11/2019 - 09h53

Jovem adota cachorro a caminho da prova e o chama de Enem


Compartilhar Tweet 1



O que você faria se estivesse faltando 20 minutos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? A estudante Alana Luizi Martins adotou um cachorro. Isso mesmo! Quando seguia para a Escola Municipal General Carlos Caetano Miragaya, na Taquara, Zona Oeste do Rio, ela passou por uma praça. As informações são do iBahia.

Lá, viu uma mulher tentado doar filhotes de cachorro. Nesse ínterim, a adolescente de 17 anos decidiu fazer carinho em um dos bichinhos. E, como era de se esperar, acabou se apaixonando pelo pet, e o adotou imediatamente.

Após contar sua história na página do Facebook “Arrombadinhos FOFOS do K*****”, Alana ganhou a ideia do nome: Enem! “Eu achei tudo a ver também porque foi o meu novo presente, meu Enem. Cheguei cedo para fazer a prova e tinha uma mulher dando uns cachorros pela praça. Ele foi o único que sobrou. Ninguém o queria porque ele estava sujo e com pulguinhas”, disse ela.

Alana estava fazendo a prova apenas para ganhar experiência — apesar de querer se tornar enfermeira ou médica, pois ainda está no segundo ano do Ensino Médio. E ficou todo o teste temendo a reação da família.

“Atrapalhou um pouco, estava bem desconcentrada. Minha mãe surtou na hora, mas depois tirou várias fotos com ele, falando que parecia um carneirinho”, disse a garota. “Ele marcou meu dia. Nem lembro da prova direito, do nervosismo… Esse dia vai ficar marcado por causa do Enem [o cachorro]”, completa.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

O pacote de medidas apresentado pelo governo Jair Bolsonaro nesta terça-feira (5) inclui uma proposta que autoriza a redução de jornada e salário de servidores públicos em situações de aperto fiscal.


A chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial também prevê uma redução dos benefícios tributários concedidos pelo governo.

A equipe econômica calcula que, com o corte de gastos e elevação das receitas, haverá uma folga nos cofres públicos de R$ 50 bilhões em dez anos. Esse dinheiro, segundo o Ministério da Economia, poderia ser usado para investimentos.

O texto traz medidas permanentes e temporárias para ajuste das contas na União, estados e municípios.

Para o cumprimento dos limites de gastos com pessoal estabelecidos em lei, as três esferas de governo ficarão autorizadas a promover uma redução temporária da jornada de trabalho dos servidores em até 25%, com redução salarial equivalente.

A medida de ajuste poderá ser aplicada por um período de até dois anos.
Se as despesas correntes de estados e municípios superarem 95% das receitas, ficarão barrados reajustes de salários, criação de cargos, novas contratações e aumento de auxílios. Também fica suspensa a criação de despesas obrigatórias e benefícios tributários.

Na proposta, o limite máximo de benefícios tributários concedidos pelo governo deverá ser de 2% do PIB (Produto Interno Bruto). Fica estabelecido que será feita uma reavaliação desses incentivos a cada quatro anos.

O excesso de arrecadação e do superávit financeiro serão destinados à amortização da dívida pública.

A PEC faz parte do plano Mais Brasil, apresentado pelo governo nesta terça-feira (5).

As medidas visam a flexibilização do Orçamento, aumento dos repasses para estados e municípios e ações emergenciais para o corte de despesas públicas. O pacote começará a tramitar pelo Senado.

Ao detalhar o plano, o governo ressaltou que a máquina pública é muito cara e precisa passar por ajustes. Além disso, mostrou o aumento do engessamento do Orçamento e nos gastos obrigatórios, como salários de servidores e aposentadorias.

O Ministério da Economia argumenta que, se nada for feito, o investimento público tende a zero.

O alto custo com funcionalismo público também é um problema dos estados e municípios.

Onze estados já estão em situação de crítica por terem uma despesa com pessoal acima de 60% da receita corrente líquida.

Comentar
Próximo à Câmara Municipal · 05/11/2019 - 14h26

Bombeiros são acionados para resgatar gato preso em árvore em Piripiri


Compartilhar Tweet 1



Em meio às ocorrências de combate a incêndios e vazamento de gás em residência, ocorreu um resgate inusitado em Piripiri, ao lado da Câmara Municipal.

Um gato estava preso no topo de um pé de castanhola e populares tentavam resgatá-lo, porém sem sucesso. As informações são do Piripiri Repórter.

Ele estava assustado e formigas o atacavam. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu fazer com que o gato descesse.

Uma senhora que estava no local, dona Maria Helena, relatou que chegou a ver uma situação semelhante e que, naquela ocasião, o gato acabou morrendo.

 

Comentar
Serviu a Guerra do Iraque · 05/11/2019 - 10h07

Noiva em cadeira de rodas emociona ao caminhar até o altar


Compartilhar Tweet 1



A britânica Emma Kitson, de 35 anos, tinha o sonho de caminhar até o altar para se unir ao noivo, Cristopher. Mas o que parecia um desejo comum para muitas mulheres era um verdadeiro desafio para Emma, uma vez que ela estava em uma carreira de rodas desde que serviu na Guerra do Iraque, em 2003.  A reportagem é do R7.

    Foto: Reprodução

Enquanto estava em serviço, a ex-integrante da Artilharia Real carregava cartuchos de mais de 40 quilos para tanques de bala nas costas, na tentativa de "acompanhar os rapazes", disse Kitson à agência de notícias britânica SWNS. O peso afetou sua coluna a ponto de precisar de uma cirurgia, da qual saiu impedida de andar, tamanha intensidade da dor que sentia nas pernas. Foi assim que Emma acabou em uma cadeira de rodas. 

Mas ela estava decidida a caminhar até o altar e, para que pudesse enfrentar os 20 passos até Cristopher, vivenciou uma rotina de exercícios pesados na fisioterapia. 

    Foto: Reprodução

"Se estou em uma cadeira de rodas pelo resto da vida, não me importo, porque posso dizer que caminhei até Christopher e depois caminhei com ele para fora da igreja", contou ela. "Eu queria mostrar meu vestido o máximo que pude no meu dia especial." 

Em 9 de agosto, com a ajuda de seu pai e filho, ela caminhou com sucesso até o marido. A veterana curtiu o restante da festa na cadeira de rodas, mas ficou com a sensação de missão cumprida.

"Estou com dores constantes e com tantos analgésicos que chocariam se eu te contasse, mas continuo com minha vida e me divirto", disse ela. "Estou realmente feliz por ter terminado minha vida de solteira caminhando e iniciado minha vida de casada caminhando."

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A família do presidente Jair Bolsonaro sofreu uma grande perda no sábado (02/11). Heloísa Wolf, esposa de Eduardo Bolsonaro, sofreu aborto espontâneo do primeiro filho do casal, com apenas 9 semanas de gestação. Com informações do TV Foco

Ela fez o anúncio por meio de uma publicação no Instagram. “Muitas mulheres acabam passando por isso e guardando em segredo: por culpa, frustração, medo, tristeza, vários motivos. Eduardo e eu fomos hoje fazer minha segunda ultrassom transvaginal e descobrimos que minha gestação de 9 semanas não evoluiu. Tive um aborto espontâneo, o coraçãozinho do meu bebê já não bate mais aqui dentro”, comentou Heloísa.

A psicóloga ainda usou a postagem para falar com as mulheres que já sofreram aborto. Muitas se culpam por isso, mas “em torno de 20% das gestações são interrompidas até a 22ª semana”, comentou Heloísa.


Nas redes sociais, muita gente lamentou a perda – mesmo aqueles se posicionam politicamente em lado oposto ao da família Bolsonaro. Mas também houve quem comemorasse o aborto.


“A mãe natureza rejeitando a reprodução dessa espécie”, comentou um internauta no Twitter. Houve quem concordasse com o comentário. “Eu ri alto”, escreveu uma outra internauta. Mas a maioria criticou o post.


“Não comemoro o aborto, mas que evitar que mais um Bolsonaro habite o mundo não podemos negar que é uma vantagem”, ironizou outro internauta. “Acabei de ver um menino ironizando o aborto da esposa do Eduardo Bolsonaro. Sabe, é assim que se iguala a bolsominion. Sendo ignorante e satirizando a dor alheia”, criticou mais uma. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No mês da campanha "Novembro Azul", que alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o prefeito Firmino Filho compartilhou nas redes sociais um vídeo em que conscientiza os homens sobre a importância da atividade física para a manutenção da boa saúde.

"Nós homens não cuidamos da nossa saúde como as mulheres fazem. E é um dos motivos pelos quais as mulheres vivem sete anos a mais do que o homens. É fundamental que possamos fazer atividade física, o mais frequente possível. Olhar para nossa alimentação, aquilo que a gente come e também aquilo que a gente bebe", diz.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Firmino Filho (@firminosfilho) em

 

Comentar
Este ano o horário foi extinto · 03/11/2019 - 10h23

Celulares voltam a adiantar uma hora, mesmo sem horário de verão


Compartilhar Tweet 1



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Aconteceu de novo. Mesmo com a suspensão do horário de verão este ano, relógios de celulares e de computadores adiantaram uma hora automaticamente na madrugada deste domingo (3) em todo o Brasil.


O mesmo problema já havia ocorrido no dia 20 de outubro, terceiro domingo de outubro, data em que tradicionalmente o horário era adiantado em uma hora.
Na manhã deste domingo, relógios de rua de São Paulo também indicavam o horário errado, uma hora adiantada, o que pode assustar quem for prestar o Enem: confira bem qual o horário correto para não ficar nervoso à toa nem perder a prova.


Segundo explicações divulgadas pelo Google, as modificações realizadas nos últimos dois anos pelo governo brasileiro no horário de verão têm impacto direto no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números da Internet), usado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir sempre a hora certa. 


"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", informa nota divulgada pelo Google.


Foram duas as mudanças promovidas pelo governo: em 2018, a data de início do horário de verão passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro e, este ano, o horário especial foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro. 


Nesta madrugada, foram afetados aparelhos não impactados no dia 20 de outubro.


Mais uma vez, como aconteceu em outubro, proprietários de celulares foram às redes sociais relatar a mudança automática nos relógios e alertar para a necessidade de corrigir o problema em dia de prova do Enem.


Para corrigir o erro, os proprietários de aparelhos Android precisam ir até o item "Configurar"; escolher a opção "Data e hora"; desmarcar a opção "Data e hora automáticas" e, em seguida, configurar a hora correta.


Os proprietários de aparelhos iPhone devem acessar a opção "Ajustes"; em seguida escolher a opção "Geral"; depois tocar na opção "Data e Hora"; então precisam desabilitar a opção "Automaticamente" na configuração do relógio e, enfim, configurar o horário correto.


O horário de verão foi extinto após 34 anos de vigência depois que estudos do Ministério de Minas e Energia mostraram que não existe economia com a mudança dos relógios. 


Para Bolsonaro, a alteração afetava o relógio biológico da população e isso é prejudicial ao trabalhador. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um resultado preliminar da autópsia de Laura Hurst, 36, a mulher que morreu na última quarta-feira (30) em uma casa com 140 cobras na cidade de Oxford, em Indiana (EUA), mostra que ela foi estrangulada pela píton que estava enrolada em seu pescoço no momento em que a polícia a encontrou. Com informações são do R7.

Segundo a polícia, todas as outras 139 serpentes que estavam na casa estavam em suas gaiolas e viveiros. Apenas a píton birmanesa, uma das 20 que pertenciam a Laura, estava fora. O resultado final da autópsia deve sair em até 45 dias.

A casa pertence ao xerife do condado de Benton, onde fica Oxford. Don Munson foi quem encontrou Laura Hurst com a cobra em seu pescoço e diz ter feito de tudo para reanimá-la.

De acordo com o portal Journal & Courier, o estado de Indiana não regulamenta a posse de cobras não-peçonhentas como as pítons.

As leis de Oxford, no entanto, limitam que cada casa pode ter, no máximo, dois cães ou dois gatos, ou um de cada. Pitbulls, ao contrário das pítons, são proibidos.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Já pensou em tomar um remédio e esquecer memórias traumáticas que te impedem de seguir em frente na vida? Uma traição, a morte de algum ente querido, um acidente: tudo poderá ser esquecido com um protocolo de manipulação de memórias. O enredo explorado no cinema pode virar realidade. Com informações do R7.

O médico Alain Brunet, da Universidade McGill, no Canadá, é o responsável por um estudo com 60 pessoas de coração partido que gostariam de esquecer algum momento do fim do relacionamento. A pesquisa utilizou uma droga barata para equilibrar a pressão sanguínea enquanto os participantes liam um documento que descrevia, com detalhes, a memória a ser esquecida e respondiam perguntas pessoais sobre suas emoções.

Os pacientes passaram pelo processo entre quatro e seis vezes para reativar a memória e diminuir sua força bloqueando as sinapses necessárias para solidificá-la. Segundo o médico, o medicamento pode aliviar a dor associada às lembranças desagradáveis. Agora, o estudo aguarda revisão.

“Eles conseguiram virar a página, é o que nos disseram. Não se sentiam mais obcecados pelo ex ou pelo relacionamento”, afirmou Brunet em entrevista à imprensa internacional. A ideia, contou o pesquisador, não é apagar completamente a memória, mas torná-la menos importante para que o paciente consiga tocar a vida.

(Com informações do Daily Mail)

Comentar