Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (16/01), a cidade de Caracol, localizada a 617 quilômetros da capital, registrou temperatura mínima de 16ºC e ficou entre as cinco cidades mais frias do país, segundo o divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Localizada na região do Parque Nacional da Serra das Confusões, Caracol tem registrado nos últimos dias índices de baixa umidade do ar, que contribui para a queda da temperatura durante a noite e madrugada.

 

Comentar
Fique por dentro! · 16/01/2020 - 16h13 | Última atualização em 16/01/2020 - 17h22

Fique atento! Golpe usa nome da Netflix para roubar dados de cartão de crédito


Compartilhar Tweet 1



    ARTE/METRÓPOLES

Um novo golpe identificado na América Latina, semelhante ao que ocorreu no Brasil em 2019 , utiliza a imagem da Netflix para roubar dados de cartão de crédito dos usuários do serviço de streaming. Apesar do caso não afetar o país, a empresa de segurança ESET, explica o caso e dá dicas de como se proteger. As informações são do Metrópoles.

O novo golpe, que está presente em países falantes de língua espanhola na América Latina, começa com um e-mail dos criminosos se passando pela Netflix e, na mensagem, a vítima recebe um aviso de que se não completar informações que faltaram no cadastro, ou que estavam incorretas, a conta seria suspensa dentro de 72 horas. O usuário que acredita na mensagem passa suas informações para os criminosos acreditando ser um e-mail oficial e acaba tendo seus dados roubados.

Comentar
Progressos dentro da igreja! · 15/01/2020 - 17h19

Papa nomeia 1ª mulher para cargo diretivo na Secretaria de Estado


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

A advogada italiana Francesca Di Giovanni, de 66 anos, foi nomeada nesta quarta-feira (15/01/2020), pelo papa Francisco como a nova subsecretária da seção de relações multilaterais da Secretaria de Estado. As informações são do Metrópoles.

Di Giovanni é a primeira mulher a ocupar um cargo de gerência nesta Secretaria, que governa o Vaticano e coordena as relações com outros países. Esse cargo é equivale ao de uma chefe de departamento dentro de ministério de um país.

Em entrevista ao Vatican News, Di Giovanni disse que foi uma surpresa a nomeação. “É a primeira vez que uma mulher tem um cargo de direção na Secretaria de Estado. O Santo Padre tomou uma decisão inovadora, [que] certamente, representa um sinal de atenção para com as mulheres. Mas a responsabilidade é mais ligada ao trabalho do que pelo fato de ser mulher”, afirmou. 

Quem é Di Giovanni?
Nascida em Palermo em 1953, Di Giovanni trabalhou no âmbito do setor jurídico-administrativo junto ao Centro Internacional da Obra de Maria (que pertence ao Movimento dos Focolares).

A advogada trabalha desde setembro de 1993, na seção para as relações com os estados da Secretaria de Estado da Santa Sé, sempre no setor multilateral.

A atuação de Di Giovanni esteve ligada principalmente aos temas relacionados a migrantes, refugiados, direito internacional humanitário, comunicações, direito internacional privado, situação da mulher, propriedade intelectual e turismo, de acordo com o site de notícias do Vaticano, o Vatican News.

Comentar
Através de portaria · 14/01/2020 - 11h12 | Última atualização em 14/01/2020 - 13h45

Verde e amarelo: jovem deverá ter até 29 anos para 1º emprego


Compartilhar Tweet 1



    FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

O Ministério da Economia editou novas regras para o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. O governo criou o programa em novembro do ano passado, por medida provisória, para estimular a geração de empregos. As informações são do Metrópoles.

As mudanças foram publicadas nesta terça-feira (14/01/2020) no Diário Oficial da União (DOU). A portaria é assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Segundo a portaria, as condições de elegibilidade do trabalhador ao contrato devem ser observadas no momento da assinatura, considerando o limite máximo de idade de 29 anos e a caracterização como primeiro emprego.

Marinho determinou que a prorrogação do contrato poderá ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2022 e, enquanto o trabalhador tiver idade inferior a 30 anos. O prazo máximo de duração será de vinte e quatro meses, incluindo prorrogações.

Para fins da caracterização como primeiro emprego, o trabalhador deverá apresentar ao empregador informações da carteira de trabalho digital comprovando a inexistência de vínculos laborais anteriores.

Os empregados têm direito ao gozo de férias, como determina a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e décimo terceiro salário também estão preservados.

As empresas que adotarem esse tipo de contrato terão isentas sobre a folha de pagamentos dos contratados a contribuição previdenciária de 20% destinada à Seguridade Social. Além disso, a alíquota mensal relativa à contribuição devida para o FGTS será de 2% — e não 8% —, independentemente do valor da remuneração.

A norma tem disposições sobre gorjetas, alimentação, trabalho aos sábados em bancos, rescisão contratual, trabalhos aos domingos entre outros.

“Constatado o descumprimento das regras da modalidade do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, este contrato será desconstituído a partir da data de início da irregularidade, sendo devidas toda as verbas, encargos e tributos relativos ao contrato de trabalho por tempo indeterminado”, definiu Marinho.

Comentar
Saiba como se cadastrar · 13/01/2020 - 15h24 | Última atualização em 13/01/2020 - 15h42

Equatorial sorteia 120 geladeiras em cidade no Norte do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Chegou a oportunidade dos moradores dos municípios de Piracuruca, na região norte do Piauí, de realizarem a troca de suas geladeiras velhas por geladeiras novas, de forma gratuita através de sorteio realizado pelo programa E+ Geladeira Nova da Equatorial Piauí.

No município de Piracuruca, o cadastro para participar do sorteio de 120 geladeiras será realizado de 14 a 17 de janeiro (dia 17 até meio dia) de 2020, na Praça Dr. José de Brito Magalhães, próximo ao hospital da região.  O Sorteio das geladeiras será realizado no dia 17 de janeiro às 18h na praça.

O Projeto E+ Geladeira Nova possibilita que o cliente da Equatorial Piauí tenha a oportunidade de ganhar uma geladeira mais econômica e eficiente em sua casa. Ações como essas do cadastro e a troca das geladeiras são gratuitas e a Equatorial Piauí através de seu programa de Eficiência Energética, contribuir para que os clientes beneficiados possam reduzir o consumo de suas residências e ter assim, uma conta de energia mais barata e consigam obter um consumo eficiente.

O horário para cadastro e atendimento no município será de 08h ás 12h e de 14h ás 17h na praça acima citada. Na ocasião, os clientes também poderão efetuar o cadastro na Tarifa Social Baixa renda, caso preencham os critérios necessários, podendo garantir até 65% de desconto na fatura de acordo com o consumo e também efetuar a troca de até 05 lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, através do nosso programa de Eficiência Energética, levando apenas sua conta em dia.

Para participar do sorteio das geladeiras, é preciso preencher alguns critérios, dentre eles:

  • Ser cliente residencial;
  • Estar em dia com as suas faturas de energia;
  • Ter uma geladeira velha em funcionamento/condições de uso para a troca;
  • Ser o titular da conta de energia ou em nome de pai ou mãe;
  • Levar CPF, Identidade e a última conta de energia para o cadastro;
  • O transporte da geladeira velha para o local de troca, bem como da nova, fica a cargo do cliente.

Sorteio E+ Geladeira Nova  – Piracuruca

Local: Praça Dr. José de Brito Magalhães, próximo ao hospital da região

Cadastro para sorteio: 14 a 17 (17 até meio dia) – Atendimento de 08h às 12h e de 14h às 17h
Sorteio: dia 17 de janeiro às 18h na praça.
Troca dos Equipamentos: 18 de janeiro (Sábado) – Praça Dr. José de Brito Magalhães – De 6h às 9h

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O governo do Reino Unido criticou o Irã por deter por mais de uma hora o embaixador britânico em Teerã, Rob Macaire, durante protesto contra o governo nesse sábado (11/01).

    Reprodução/Twitter

A imprensa do Reino Unido afirma que Macaire participava de uma cerimônia em memória das vítimas do acidente aéreo de quarta-feira (08/01) em Teerã, com um voo comercial da Ucrânia, atingido por um míssil iraniano. O evento transformou-se em protesto contra o governo. O embaixador foi detido por suspeita de envolvimento na manifestação.

O secretário de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, afirmou, em nota, que a prisão do embaixador em Teerã, sem fundamento ou explicação, é "flagrante violação da lei internacional".

No documento, ele também diz que "o governo iraniano está em uma encruzilhada no momento, na qual pode continuar a marchar rumo a uma situação de nação pária, com o isolamento político e econômico que esse status traz, ou dar passos para amenizar tensões e se engajar rumo a um caminho diplomático".


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Base de pesquisa do país · 12/01/2020 - 10h38

Mourão reinaugura terça-feira base brasileira na Antártica


Compartilhar Tweet 1



O vice-presidente Hamilton Mourão embarca nesta segunda-feira (13/01) com destino à Antártica, onde será o principal representante do governo brasileiro na reinauguração da Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa do país no continente.

O novo prédio, que fica na ilha Rei George, na Bahia do Almirantado, está sendo erguido ao lado da atual base, que tem estrutura provisória. A inauguração oficial será na terça-feira (14/01).

A Estação Comandante Ferraz foi criada em 1984, mas em 2012 sofreu um incêndio de grande proporções. Na ocasião, dois militares morreram e 70% das suas instalações foram perdidas. O governo federal investiu cerca de US$ 100 milhões na obra, e a unidade recebeu os equipamentos mais avançados do mundo. No local, pesquisadores vão realizar estudos nas áreas de biologia, oceanografia, glaciologia, meteorologia e antropologia.

    Mauricio de Almeida - TV Brasil

Para chegar à Antártica, a comitiva do vice-presidente embarca em Brasília e faz uma primeira parada na cidade de Punta Arenas, extremo sul do Chile. De lá, embarcam novamente, desta vez em um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), único tipo de aeronave usada para chegar ao continente gelado, já que é mais preparada para pousos e decolagens nas pistas do local. O voo de Punta Arenas até a Antártica dura cerca de três horas. A aterrissagem ocorre nas proximidades da estação chilena. De lá, o vice-presidente e assessores seguem de helicóptero até a estação brasileira. A previsão é que o vice-presidente durma na Antártica na noite do dia 14 e retorne no dia seguinte a Punta Arenas, para então retornar ao Brasil. 

Inicialmente, a previsão era que o presidente Jair Bolsonaro participasse da reinauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz, mas, por recomendações médicas, o chefe do Executivo desistiu da viagem e delegou a ida ao vice-presidente.

Estação Antártica

Ocupando uma área de 4,5 mil metros quadrados, a estação poderá hospedar 64 pessoas, segundo a Marinha. O novo centro de pesquisas vai contar com 17 laboratórios. Cientistas da Fiocruz, por exemplo, estão entre os primeiros a trabalhar na nova estação, desenvolvendo pesquisas na área de microbiologia, a partir da análise de fungos que só existem na Antártica, e no poder medicinal desses micro-organismos. A Agência Internacional de Energia Atômica (Aeia) também já confirmou que vai desenvolver projetos meteorológicos na base brasileira.

Para ficar acima da densa camada de neve que se forma no inverno, o prédio recebeu uma estrutura elevada. Os pilares de sustentação pesam até 70 toneladas e deixam o centro de pesquisa a mais de três metros do solo. Os quartos da base, com duas camas e banheiros, abrigarão pesquisadores e militares. A estação também tem uma sala de vídeo, locais para reuniões, academia de ginástica, cozinha e um ambulatório para emergências. 

Em todas as unidades da base foram instaladas portas corta-fogo e colocados sensores de fumaça e alarmes de incêndio. Nas salas onde ficam máquinas e geradores, as paredes são feitas de material ultrarresistente. No caso de um incêndio, elas conseguem suportar o fogo durante duas horas e não permitem que ele se espalhe por outros locais antes da chegada do esquadrão anti-incêndio. 

A estação tem ainda uma usina eólica que aproveita os ventos antárticos. Placas para captar energia solar também foram instaladas na base e vão gerar energia, principalmente no verão, quando o sol na Antártica brilha mais de 20 horas por dia.

O projeto de reconstrução da estação é todo brasileiro e começou a ser executado em 2017 pela empresa China Electronics Import and Export Corporation, que venceu a licitação do governo. A companhia de engenharia precisou dividir a obra em três etapas, porque entre os meses de abril e outubro é impossível realizar qualquer atividade externa na Antártica devido ao frio intenso, às tempestades de neve e aos ventos fortes. Por causa disso, os chineses construíram os módulos na China durante o inverno e transportaram para a Antártica nos verões de 2017, 2018 e 2019, a fim de fazer a instalação. 


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nenhum apostador venceu o concurso nº 2.223 da Mega-Sena desse sábado (11/01). Foram sorteados os números 02, 26, 40, 42, 49, 56. Segundo estimativa da Caixa, o concurso da próxima quarta-feira (15/01) deverá pagar R$ 14 milhões.

Quarenta e cinco apostas acertaram a quina e vão receber prêmio de R$ 47,6 mil. A quadra saiu para 2.702 apostadores, que receberão prêmio de R$ 1.132,50. A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 4,50. Nesse caso, a chance de acerto (probabilidade estatística) é de uma em mais de 50 milhões.

Habitualmente, os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, mas a Caixa também promove as “Mega-Semanas”, quando realiza três concursos - às terças, quintas e sábados.

No último concurso da Mega-Sena, a Caixa arrecadou mais de R$ 37,1 milhões. O site do banco mostra como o valor arrecadado com as apostas é repassado ao governo federal para financiamento de despesas como a seguridade social (17,32%) e o Fundo Nacional de Segurança Pública (9,26%), entre outras. O total dos prêmios corresponde a 43,35% do valor arrecadado.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu hoje (11/01) a punição dos responsáveis pelo abate de um avião ucraniano com 176 pessoas a bordo e o pagamento de indenizações por parte do Irã, que admitiu ter abatido a aeronave por engano.As informações são da Agência Brasil. 

"A manhã trouxe a verdade. A Ucrânia insiste em um pleno reconhecimento de culpa. Esperamos do Irã que leve os culpados à Justiça, devolva os corpos, pague uma indemnização e publique um pedido de desculpas oficial", escreveu Volodymyr Zelensky em sua conta no Twitter.

    Reprodução: Agência Brasil

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, em uma operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Eleitos em 2016 · 11/01/2020 - 10h03 | Última atualização em 11/01/2020 - 10h14

Município do Maranhão faz eleição suplementar para prefeito nesse domingo


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 9 mil eleitores vão às urnas no próximo domingo (12/01), em Bela Vista do Maranhão, para escolher o prefeito e o vice-prefeito do município.Informações Agência Brasil.

A eleição suplementar foi convocada porque o prefeito Orias de Oliveira Mendes, do PCdoB, e e a vice-prefeita Vanusa Santos Moraes, do MDB, eleitos no pleito de 2016, foram cassados por abuso de poder político e conduta proibida a agente público. Em outubro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por unanimidade, que ambos perderiam o mandato. Eles foram declarados inelegíveis por oito anos e condenados ao pagamento de multa de R$ 5 mil.

Três candidatos disputam a eleição suplementar para prefeito em Bela Vista do Maranhão: Augusto Filho, do PSDB, Danielzinho, do PSB, e Gil Farma, do PSD.

O eleito cumprirá mandato-tampão até 31 dezembro.

 


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Confundido com um míssil · 11/01/2020 - 09h54

Irã admite abate de avião ucraniano com míssil e reconhece erro


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução/Twitter

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou neste sábado (11/01) que o país "lamenta profundamente" ter abatido um avião civil ucraniano, sublinhando tratar-se de "uma grande tragédia e um erro imperdoável". O líder supremo do Irã foi informado nessa sexta-feira (10/01) das investigações e exigiu que a informação fosse tornada pública. O avião foi confundido com um míssil de cruzeiro.

"O inquérito interno das forças armadas concluiu que lamentavelmente mísseis lançados devido a erro humano provocaram a queda horrível do avião ucraniano e a morte de 176 inocentes", admitiu Rouhani, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

"As investigações continuam para identificar e levar à justiça" os responsáveis, acrescentou, classificando o abate do avião como "uma grande tragédia e um erro imperdoável". 

Em um segundo tweet, Rouhani diz que o Irã “lamenta profundamente esse erro desastroso”. “Os meus pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto. Ofereço as minhas mais sinceras condolências”, acrescentou.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, apresentou "as desculpas" do país pela catástrofe envolvendo o Boeing 737 da companhia Ukrainian Airlines, depois de as forças armadas terem igualmente reconhecido que o avião foi abatido por erro.

"Dia triste", escreveu Mohammmad Javad Zarif no Twitter. Um "erro humano em tempos de crise causada pelo aventureirismo norte-americano levaram ao desastre", acrescentou.

"O nosso profundo arrependimento, desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias das vítimas e às outras nações afetadas" pelo drama, disse o ministro.

O Estado-maior das forças armadas do Irã garantiu à população do país que "o responsável" pela tragédia do Boeing, abatido na quinta-feira (9) nos arredores de Teerã, vai ser imediatamente apresentado à Justiça militar.

"Garantimos que ao realizar reformas fundamentais nos processos operacionais ao nível das forças armadas, vamos tornar impossível a repetição de tais erros", acrescentou, em comunicado.

A agência de notícias iraniana Fars adianta que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, foi informado das conclusões das forças armadas nesta sexta-feira e, depois de uma reunião com a cúpula de segurança do país, decidiu que a informação deveria ser anunciada publicamente.

Em uma comunicação publicada em sua página na internet, ele exortou que se faça o necessário para “evitar a repetição de acidentes”, eliminando qualquer tipo de negligência. Ele também apelou às forças armadas que "investiguem as prováveis falhas e culpas no doloroso incidente".

Avião confundido com míssil

Mais cedo, a televisão estatal iraniana difundiu uma declaração militar que atribuía o abate da aeronave a um erro.

O avião ucraniano voou perto de “um centro militar sensível” da Guarda Revolucionária. Devido às tensões com os Estados Unidos, os militares estavam no nível mais elevado de prontidão. “Nestas condições, devido a um erro humano e de uma forma não intencional, o avião foi atingido”.

O avião ucraniano foi confundido com um míssil de cruzeiro, revelou mais tarde um comandante da Guarda Revolucionária na televisão estatal iraniana. O aparelho foi abatido por um míssil de curta distância, revelou o responsável da divisão aérea Amirali Hajizadeh, dizendo que o míssil explodiu ao lado do avião.

“Quem me dera poder morrer e não assistir a um acidente como este”, acrescentou Hajizadeh.

Um soldado teria disparado sem ordem devido a um “congestionamento de telecomunicações”, disse o general.

Até o momento, o Irã negava que um míssil fosse responsável pelo acidente. No entanto, os Estados Unidos e o Canadá afirmaram, citando informações dos respectivos serviços de segurança, que o acidente foi causado por um míssil iraniano.

O New York Times divulgou um vídeo do momento em que o míssil atingia o avião.

O Boeing 737 da companhia aérea Ukrainian International Airlines, decolou de Teerã, com destino a Kiev, caindo dois minutos após a descolagem nos arredores da capital iraniana.

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

A aeronave, que seguia para Kiev, transportava 167 passageiros e nove tripulantes de várias nacionalidades, incluindo 82 iranianos, 57 canadenses, 11 ucranianos, dez suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos. Ucrânia e Canadá exigem investigação completa.

O presidente ucraniano exige que o Irã assuma inteiramente as responsabilidades. “Esperamos do Irã garantias da sua abertura para uma completa e transparente investigação, trazendo os responsáveis à Justiça, a entrega dos corpos, o pagamento de uma indemnização e desculpas oficiais através dos canais diplomáticos”, adiantou Volodymyr Zelenskiy.

O primeiro-ministro do Canadá exigiu igualmente "transparência" na realização de um "inquérito completo e aprofundado" para apurar as responsabilidades.

"A nossa prioridade continua a ser esclarecer este caso num espírito de transparência e Justiça", afirmou Justin Trudeau, em comunicado.

"Esta é uma tragédia nacional e todos os canadenses estão de luto. Vamos continuar trabalhando com os nossos parceiros em todo o mundo para garantir a realização de um inquérito completo e aprofundado", afirmou.

Trudeau acrescentou que "o governo do Canadá espera a plena colaboração das autoridades iranianas".

Já o responsável pela companhia aérea ucraniana disse que nunca teve dúvidas de que o acidente não tinha sido causado por qualquer problema do avião. O aparelho tinha apenas quatro anos e dois dias antes passou por uma inspeção periódica, que não detectou qualquer problema.


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Serão sorteadas às 20h · 10/01/2020 - 09h00

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 10 milhões


Compartilhar Tweet 1



A Mega-Sena sorteia neste sábado (11) o prêmio estimado em R$ 10 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.223 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

O sorteio é aberto ao público.

    Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia mais de R$ 28,7 mil por mês. Com o valor total do prêmio é possível adquirir, também, 250 carros populares, no valor de R$ 40 mil cada.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Pesquisa Vigitel 2020 · 09/01/2020 - 09h34

Começa pesquisa para saber como anda a saúde dos brasileiros


Compartilhar Tweet 1



A pesquisa Vigitel 2020 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde, pretende ouvir cerca de 27 mil pessoas somente no primeiro semestre. A participação é muito importante para que seja possível conhecer o retrato da saúde das pessoas no país e para o planejamento e monitoramento das ações e políticas públicas de cuidado à saúde dos brasileiros.

Portanto, Você que tem 18 anos ou mais e mora em uma das 26 capitais do país, além de Brasília, poderá receber uma ligação do pesquisador do ministério convidando-o para participar da principal pesquisa no país que mede os fatores de risco e de proteção para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, cânceres, obesidade, doenças respiratórias e relacionadas ao coração – principais causas de mortes no país.

Segundo o ministério, o tempo médio para responder ao questionário é de cerca de 12 minutos. As ligações serão feitas das 9h às 21h (horário de Brasília) nos dias da semana, e das 10 às 16h aos sábados, domingos e feriados. A participação na pesquisa é voluntária.

“Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando, assim, a saúde da população”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

O ministério alerta que durante a pesquisa não será perguntada qualquer informação relacionada a documentos pessoais, como CPF, RG ou mesmo dados bancários. As únicas informações pessoais obtidas por meio da pesquisa dizem respeito à idade, sexo, escolaridade, estado civil e raça/cor, uma vez que permitem que os resultados reflitam a distribuição sociodemográfica da população total.

Desde 2006, a pesquisa Vigitel monitora a frequência e a distribuição de fatores de risco para o surgimento destas doenças através de um questionário, respondido por telefone, sobre itens como hábitos alimentares (consumo de frutas e hortaliças) e estilo de vida (prática de atividade física, tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas). São também investigadas a frequência e o diagnóstico médico de hipertensão arterial e diabetes, bem como a realização de exames de mamografia e de papanicolau.

 


Fonte: Agência Brasil
Comentar
DNIT já foi acionado · 08/01/2020 - 17h46 | Última atualização em 09/01/2020 - 08h06

Picos: avenida é interditada após trecho desabar durante temporal


Compartilhar Tweet 1



Durante a forte chuva que caiu nesta quarta-feira (08) na cidade de Picos, um trecho da Avenida Getúlio Vargas desabou. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já foi acionado para avaliar os danos. As informações são do Riachão Net.

Foram registrados vários pontos de alagamentos no bairro São José, que atingiu residências e veículos que estavam nas ruas. As vias ficaram intrafegáveis. O shopping da cidade também teve suas dependências alagadas pela força da água.

O problema maior foi registrado no bairro Bomba, que está passando por uma obra de drenagem nas vias laterais da BR-316. No momento da chuva, o nível da água elevou e formou grandes correntezas, atingindo os comércios localizados no trecho, assim como também os veículos estacionados nas vias.

    Imagem: Reprodução/Riachão Net

 

Comentar
Bombeiros foram acionados · 08/01/2020 - 11h08 | Última atualização em 08/01/2020 - 16h43

Jovem é resgatado em estado grave ao brincar de se enterrar na areia


Compartilhar Tweet 1



Um jovem de 17 anos passou mal e foi resgatado em estado grave após ser enterrado em areia durante brincadeira na Praia Ponta Negra, em Maricá (RJ). As informações são do G1.

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para salvar o adolescente que ficou preso e se asfixiou na areia no último sábado (04/01).

    Reprodução

Ele foi levado de helicóptero para o Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, onde permanece internado na unidade e o estado de saúde dele é considerado grave.

Em vídeo divulgado na internet, é possível ver o momento em que um bombeiro segura a cabeça do rapaz enquanto usa a outra mão para cavar a areia às pressas.

Outras pessoas também aparecem ajudando a cavar o local e, por fim, a retirar o jovem, que estava bastante enterrado e já desacordado.

 

Comentar
Acima do salário mínimo · 08/01/2020 - 09h25

Reajuste anual de benefícios do INSS sairá nesta sexta-feira


Compartilhar Tweet 1



O reajuste anual para benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima do salário mínimo está previsto para esta sexta-feira (10/01/2020). Ao todo, são 11,7 milhões de aposentados e pensionistas, conforme estimativa do órgão. As informações são do Metrópoles.

Nesta sexta-feira também o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de janeiro a dezembro do ano passado.

O índice mede a inflação de família com renda de até cinco salários mínimos. O reajuste dos benefícios do INSS tem como base a taxa anual do INPC.

Essa alteração, no entanto, vale apenas para benefícios maiores do que o salário mínimo. O piso nacional, de R$ 1.039, foi divulgado em início deste ano em Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O piso dos benefícios pagos pelo instituto tem o mesmo valor do salário mínimo. Assim, o segurado deve receber, no mínimo, R$ 1.039 no caso de aposentadoria, pensão e auxílio-doença.

Para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), o governo exige, entre outros pontos, uma renda mensal de até 25% do salário mínimo. A exigência, portanto, sobe de R$ 249,50 para R$ 259,75.

Comentar
Valores maiores que o Sudeste · 07/01/2020 - 09h31

Nordeste recebe R$ 3,8 bilhões em recursos de leilão da ANP


Compartilhar Tweet 1



Com 32,7% do total dos valores, o Nordeste foi a região que mais recebeu recursos do bônus da assinatura do leilão realizado no Rio de Janeiro pela (ANP), referente à cessão onerosa da exploração do excedente de produção de duas áreas na Bacia de Campos: Búzios e Itapu. Foram R$ 3,84 bilhões, sendo R$ 247,79 milhões deles para Pernambuco, o terceiro maior contemplado no Nordeste - atrás da Bahia e Maranhão - e o sétimo dentre os estados brasileiros, que tinham direito a 16,7% da fatia total da negociação, juntamente com o Distrito Federal e os municípios. O repasse desses R$ 11,73 bilhões ocorreu no último dia de 2019. As informações são do Diário de Pernambuco.

Os valores destinados ao Nordeste foram maiores até mesmo aos enviados ao Sudeste (R$ 3.70 bilhões), região que abriga o Rio de Janeiro, contemplado com R$ 1,15 bilhão, devido à localização das áreas leiloadas. De acordo com Bruno Funchal, diretor da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, as regras, em geral (que também abarcam questões de renda), acabaram beneficiando mais municípios do Nordeste com populações menores.

"Não é um cálculo simples. Via de regra, entretanto, a menor população acaba ganhando proporcionalmente mais. O bolo distribuído ficou farto para o Nordeste, de acordo com as regras do FPM e FPE (respectivamente, Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados), por ser uma região que tem mais estados. O Sudeste fica quase parecido com o Nordeste apenas por conta da fração do Rio de Janeiro", explica.

Funchal argumenta, ainda, que esse percentual de quase um terço dos recursos para o Nordeste é um indício de que o governo pensa em implementar um novo pacto federativo. "O objetivo é utilizar a receita da União para compartilhar entre estados e municípios", revela.

Os recursos advindos da cessão onerosa tem destino definido pelo governo federal. No caso dos estados, redução do déficit previdenciário. Caso haja sobras, a destinação fica para investimentos, basicamente na área de infraestrutura. No caso dos municípios, não há especificação a este respeito: o prefeito quem decide.

"É um recurso que precisa ser gasto com responsabilidade. A lei que definiu a regra de distribuição também determinou como ele deve ser gasto", complementa Funchal.

Ele conta que, para Pernambuco, este valor representa um aumento de 29% de investimento do governo federal no estado, em relação ao ano de 2018, o que pode ajudar a reduzir o déficit previdenciário estadual em 9%. "Para Pernambuco, este recurso é muito importante, já que, pela última avaliação do Tesouro, a capacidade de pagamento do estado (Capag) é nível C, o que traz dificuldade em que ele tenha avais do Tesouro Nacional. Atualmente, a capacidade de investimento do estado não está boa", analisa o representante do governo federal.

O governo de Pernambuco informou, por meio de assessoria de imprensa, que irá utilizar o valor integralmente na redução do déficit que existe atualmente de forma imediata. Anualmente, o governo estadual aporta R$ 2,8 bilhões para complementar  os valores necessários para a conta da Previdência local ser quitada normalmente. 

Comentar
Oito veículos disponibilizados · 07/01/2020 - 08h18

PI-113 é liberada após acordo com manifestantes em José de Freitas


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Reprodução/Realidade em Foco

A PI-113 em José de Freitas/PI, foi liberada no fim da tarde de segunda-feira (06). As informações são do portal Realidade em Foco.

O presidente da Associação dos Estudantes e Trabalhadores de usuários de transportes de José de Freitas (ATEUTEC), Anaelton Sousa, recebeu um telefonema onde foi informado sobre a liberação de cerca de oito ônibus que estarão à disposição da cidade de José de Freitas para sanar os atuais problemas que geraram as manifestações.

Os ônibus já estão circulando. Um dos veículos, da empresa São Francisco, foi recebido com aplausos pelos manifestantes. As empresas acertadas foram Liberdade, Expresso São Francisco e LB Turismo.

O vice-prefeito, Antônio Abreu e alguns vereadores acompanharam os manifestantes durante o ato na rodovia.

Comentar
Confortável e funcional · 06/01/2020 - 14h39

Equatorial inaugura agência de atendimento no litoral do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Buscando entregar aos seus clientes uma estrutura de atendimento mais moderna, confortável e funcional, a Equatorial Piauí começa o ano de 2020 inaugurando uma nova ampla agência de atendimento na cidade de Parnaíba.

A nova agência fica localizada na Avenida São Sebastião, Nº 1131, próxima ao Ferroviário, e substituirá a agência antes localizada na mesma avenida (Nº 1580. Será a primeira agência no modelo padrão do Grupo Equatorial no Piauí.

A inauguração foi realizada na manhã desta segunda-feira (06) e contou com a presença do Presidente Nonato Castro, além de representantes da Gerência de Relacionamento da Equatorial Piauí e outros membros, além de autoridades da região. 

O novo espaço conta com 30 lugares disponíveis para espera de atendimento, 06 atendentes, ambiente climatizado e banheiro para os clientes.
No local, o cliente da Equatorial Piauí poderá solicitar diversos serviços, tais como: ligação nova, religação, pedido de desligamento, alteração cadastral, negociação de débitos, cadastro na tarifa social, segunda via de fatura, além de outros serviços.Estará disponível também, o ‘’Escreva para o presidente’’, um canal alternativo para receber manifestações dos clientes.

“A inauguração dessa agência é resultado de um trabalho contínuo e de investimentos que tem por objetivo oferecer mais conforto e garantir mais agilidade no atendimento aos clientes do Piauí.” Destaca o presidente Nonato Castro. 

O horário de atendimento da nova agência será de segunda à sexta de 08h às 17h.

    Assessoria

 

Comentar
Fotos impressionantes · 06/01/2020 - 10h53 | Última atualização em 06/01/2020 - 17h15

Astronauta da NASA registra impressionante sequência de imagens da Terra desde o espaço


Compartilhar Tweet 1



Uma astronauta da Agência Espacial Americana (NASA) registrou recentemente uma impressionante sequência de imagens desde o espaço. As informações são do Metro.

Os registros foram divulgado pela americana Christina H. Koch no Twitter. Ela atualmente está a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). Confira:

Lua

Também foi divulgado nas redes sociais outra foto espetacular. A imagem, captada por Christina H. Koch, mostra o nascer lunar. Confira o arquivo:

 

Comentar
Dona quebrou sua promessa · 06/01/2020 - 10h33 | Última atualização em 06/01/2020 - 17h10

Antiga dona de gato processa mulher que o adotou por não deixar o animal dormir na cama


Compartilhar Tweet 1



Em 2018, Carol Money, uma senhora de 73 anos, precisou dar sua gata para adoção enquanto lutava contra o câncer de mama. No entanto, ela não ficou muito grata com atitudes da nova proprietária do animal, Danette Romano, e a processou por não permitir que o animal durma em sua cama. As informações são do Metro.

    Reprodução / Pixabay Mimzy

De acordo com a Fox News, a nova dona quebrou sua promessa porque, antes de ser adotada, Carol revelou que "a angústia de Lacie durante a noite por não dormir com ela era a única razão pela qual considerava deixar alguém adotá-la".

No acordo de adoção, Danette pagou US $65 para adotar Lacie e supostamente concordou em devolvê-la a sua primeira proprietária caso a gata não estivesse à vontade.

Conforme declarado no processo, "(Dannete) sabia que ele não deixaria Lacie dormir com ela à noite e deliberadamente retinha essas informações de (Carol) para induzir o autor a deixá-la adotar Lacie".

Ao visitar o animal na nova casa, a primeira dona descobriu que o animal não passava as noites na cama dos donos, pois o marido de Dannete acabou mencionando o fato.

Para discutir o assunto, Carol então enviou mensagens de texto, mensagens de voz e vários e-mails à Danette, mas a insistência foi vista como assédio e uma ordem policial de restrição foi emitida.

Agora, Carol decidiu processar a atual dona de Lacie por quebra de contrato e exige uma indenização por danos não especificados, bem como o retorno do animal à sua casa original.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



As equipes técnicas da força-tarefa instalada pelo governo do estado, que está no município de Pontalina, no estado de Goiás, onde uma barragem se rompeu no sábado (04/01), atingindo parte da cidade, farão uma avaliação detalhada nesta segunda-feira (06/01) para saber o que aconteceu. A barragem está localizada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município. A suspeita é que o volume de chuvas na região tenha contribuído para o problema. As informações são da Agencia Brasil.

Segundo a prefeitura de Pontalina, pelo menos quatro residências da rua Padre Primo foram condenadas e interditadas pelos bombeiros por risco de desabamento. “O levantamento final de todos os danos ainda está sendo feito pela equipe técnica responsável e em breve será divulgado oficialmente pelos órgãos competentes”.

Segundo a prefeitura de Pontalina, pelo menos quatro residências da Rua Padre Primo foram condenadas e interditadas
Segundo a prefeitura de Pontalina, pelo menos quatro residências da Rua Padre Primo foram condenadas e interditadas    Divulgação Prefeitura de Pontalina

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), profissionais da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), equipes do Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário da PM e Defesa Civil estão no local desde que ocorreu o acidente na manhã de sábado.

De acordo com nota divulgada pela Semad, os técnicos fizeram um sobrevoo panorâmico na região para identificar possíveis danos causados pelas enchentes, na manhã de ontem (05/01). Eles vistoriaram também três outras barragens e, em uma delas, foi observado que as águas ainda passam por cima do barramento. O proprietário rural foi orientado sobre medidas a serem adotadas. Em outra propriedade, os profissionais observaram que a água continua passando pelo talude. Por isso, o local continua sendo monitorado.

O abastecimento de água que foi afetado em Pontalina. Por volta das 11h40 desse domingo, a Saneago informou sobre a retomada gradual do fornecimento.

Pela manhã, equipe da Goinfra realizou nova avaliação das duas pontes abalroadas pelas águas na rodovia GO-040, que foi interditada pela Defesa Civil. Embora não tenha havido nenhuma evolução, os técnicos seguem no monitoramento das estruturas e nova avaliação está programada para a manhã desta segunda-feira.. A GO-215, também na região, segue aberta ao tráfego.

Técnicos estiveram vistoriando as áreas atingidas pelo rompimento da barragem
Técnicos estiveram vistoriando as áreas atingidas pelo rompimento da barragem    Divulgação Semad

Nota da Semad

A Semada, por meio de nota, informou que possui um cadastro online sobre as barragens no estado, em que todos os proprietários sáo obrigados a se cadastrar e informar os dados sobre a situação de segurança para fins de ficalização.

"A propósito da barragem que rompeu, situada na Fazenda São Lourenço  das  Guarirobas, zona  rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura".

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A jovem Elisângela Silva, 23 anos, estudante do curso de Pedagogia, vende doces caseiro nas ruas da cidade para custear as despesas da faculdade. A jovem cursa o segundo do curso na modalidade a distância, no Instituto de Ensino Nossa Senhora do Livramento, nos finais de semana. A reportagem é do Canal 121.

Elisângela conta que é de família humilde e que a ideia de vender doces na ruas surgiu devido à grande dificuldade financeira enfrentada pela família. “Meu objetivo é concluir o curso de Pedagogia, conseguir um emprego e poder ter uma vida digna com a minha mãe”, relatou a jovem.

Elisângela é Filha de Ana Célia da Conceição Silva, de 47 anos, e tem mais duas irmãs, que já são casadas e têm residências próprias. Ana Célia mora com a filha na rua Genésio de Carvalho, bairro Escalvado.

A jovem conta que a única receita mensal da casa é proveniente do programa Bolsa Família, do Governo Federal, mas que nos horários disponíveis também trabalha como manicure.

Elisângela relatou que os doces caseiros são confeccionados com a ajuda de uma colega também estudante e são comercializados em alguns pontos da pela cidade. Ela usa as redes sociais para ajudar nas vendas.

“Esta é uma forma digna e honesta que encontrei para enfrentar toda essa dificuldade. Mas acredito, sobretudo em Deus, e nas pessoas que irão comprar os meus doces para que eu possa conquistar o meu sonho, que é ser um pedagoga”, concluiu a jovem.

Quem desejar ajudar a jovem ou comprar os doces pode entrar em contato com a própria estudante pelo WhatsApp: (86) 9.9557-0549.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Depois de revelar que fará a readequação de gênero e se tornar uma mulher trans, o brasileiro Rodrigo Alves, que agora prefere ser chamada de Roddy, detalhou as novas cirurgias que terá que fazer para alcançar o objetivo. O ex-Ken Humano ficou conhecido no mundo todo por ter gastado mais de R$ 2,6 milhões em plásticas e procedimentos. As informações são do Metrópoles.

    Reprodução

“Vou fazer a inversão peniana e meus testículos serão removidos. Essa será a etapa final. Antes disso, vou colocar silicone. Assim, poderei usar meus vestidos e ficar muito sexy. Estou animada”, contou.

Roddy ainda passará por um procedimento no rosto e pescoço. “Vou fazer uma cirurgia de feminização facial. Será feita um incisão no topo da minha cabeça e, por lá, o médico mudará o formato do meu rosto, fazendo um lift nos olhos, lábios e um geral. Vou remover meu pomo de Adão, raspar meu maxilar e modificar o queixo”, explicou.

Além disso, Roddy terá que fazer terapia hormonal por dois anos para completar a transição de gênero. “Minha pele é mais macia, meus peitos e quadril são mais femininos. A distribuição de gordura no meu corpo é diferente agora, então, meu rosto ficou arredondado. Além disso, meus genitais diminuíram e minha vida sexual caiu muito, mas isso não me incomoda”, contou.

“Tenho muito medo da reação das pessoas, elas já me chamam de ‘estranha’. Mas acredito que agora as pessoas tem mais noção do que é ser transgênero. Espero que me aceitem como mulher e não me ridicularizem”, concluiu.

 

Comentar
Aniversário de 4 em 4 anos? · 05/01/2020 - 10h30

Ano bissexto: nascimento no dia 29 exige registro na data certa


Compartilhar Tweet 1



Independente de ser um ano bom ou ruim, 2020 vai demorar mais a passar. O ano é bissexto, tem 366 dias, o dia 29 de fevereiro a mais, excepcionalmente. Um fenômeno que ocorre, de quatro em quatro anos, pela quingentésima quarta (504ª) vez na Era Cristã, mas ainda provoca curiosidade, causa brincadeiras e vira pauta de matéria. As informações são da Agencia Brasil.

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

“Um dia a mais é uma compensação humana para as exigências da natureza, relativa ao movimento de translação da Terra que produz as estações do ano. Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul”, explica a jornalista e astróloga Aline Maccari que mantém site na internet para falar de signos, mitologias e até psicologia junguiana.

Segundo ela, a década que se inicia com a repetição de dois números (2020) num ano bissexto aumenta a mística e torna o ano “ainda mais exótico”, mas não merece predições negativas. “O ano contendo 366 dias pode ser, para alguns, sinal de mau agouro, por terminar em 66, faltando apenas mais um 6 para que se tenha o número da chamada besta: 666. Uma tolice sem tamanho que não corresponde nem à realidade ao nosso redor, nem à realidade psíquica profunda, a não ser que queiramos reviver as nossas mais obscuras e inúteis superstições”, critica.

Aniversário em 29/02

A astróloga assinala que é “curioso imaginar que diante de tais ajustes [de calendário] podemos ter mais aniversários e acontecimentos piscianos neste ano e a sua supressão nos demais”. A data de 29 de fevereiro sempre mereceu brincadeiras de amigos e familiares do veterinário brasiliense Otaviano Pietricovsky de Oliveira, 55 anos. “Tive meu primeiro filho com 28 anos. Ele dizia que foi com sete anos. E a partir de um determinado momento, falava que ia ficar mais velho que eu”, conta. A brincadeira do filho era dividir a idade do pai por quatro, visto que a data só entra na “folhinha” a cada quatro anos.

Também de zombaria, os colegas de infância da auxiliar de enfermagem Vilma Mattos Sousa, gostavam de dizer: “a gente tem a data na folhinha, mas você não tem”, recorda-se hoje com 59 anos e moradora em São Vicente (SP). Com passar dos anos, as brincadeiras vinham nos cartões de aniversário. “Eu recebia cartão escrito ‘28 ou 29 de fevereiro’ na data. Sempre levei isso na esportiva”.

“Eu lembro ter chorado e falado para a minha mãe que meus amigos iam me ultrapassar”, conta o argentino Miguel Ángel Gómez, 43 anos, casado com uma brasileira na província de Santa Fé (Argentina). Sem nenhum trauma infantil, Miguel tirou proveito, na vida adulta, de nascer em um dia que na maioria das vezes não está no calendário. “Quando não tem [o dia 29] e dava para fazer mais festa, comemorava dois dias: a noite do 28 e no dia 1º, e recebia presentes a semana toda.”

Signo e lei

Miguel, Vilma e Otaviano e todos os nascidos em 29 de fevereiro são do signo de Peixes. De acordo com a astróloga Aline Maccari, o signo “guarda em si a narrativa do final, sendo o signo relacionado ao auge da evolução espiritual, ao fim da vida física, à velhice, sabedoria, a morte, o desencarne ou a conclusão de outros ciclos, como o término de um relacionamento ou mesmo de um projeto profissional. Se a vida dos piscianos já tem qualquer coisa de fantástica, uma vez que são regidos por Netuno, o deus das profundezas inconscientes, nascer no dia 29 de fevereiro contribui para mais uma informação sui generis a respeito do sujeito”.

Apesar de 29 de fevereiro ser mais episódico que os demais dias do calendário, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES ou no respectivo Conselho profissional.

Conforme a Lei nº 12.662/2012, a DNV deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento. “Se a data for alterada é falsidade ideológica”, informa Paulo Henrique de Araújo, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal.

Comentar