Após bater a cabeça · 05/08/2020 - 15h42 | Última atualização em 05/08/2020 - 16h03

Bertolínia: após sepultamento amigos e familiares contam detalhes sobre morte de vereadora


Compartilhar Tweet 1



A vereadora de Bertolínia, Arlete Pereira, de 40 anos, foi sepultada nesta terça-feira (05/08), em uma cerimônia reservada para amigos e familiares, seguindo os protocolos devido a pandemia da Covid-19.

Arlete faleceu na madrugada de terça-feira, após sentir-se mal, sofrer um desmaio e bater a cabeça, ocasionando um aneurisma cerebral. A vereadora encontrava-se na companhia de sua amiga e proprietária de uma academia particular da cidade, que é também residência da mesma, e que devido ao decreto municipal e estadual encontra-se com suas atividades encerradas.

Segundo a amiga da vereadora, elas voltavam de uma caminhada, quando Arlete parou em sua casa, como já fazia de costume. Algumas pessoas chegaram a questionar se a vereadora estaria fazendo exercício físico na hora do acidente, o que já foi descartado pela proprietária  da academia, que também reforça que as atividades da academia desde o início da quarentena estão suspensas.

 

Comentar
Teve aneurisma cerebral · 04/08/2020 - 13h28 | Última atualização em 05/08/2020 - 13h19

Vereadora morre ao sofrer aneurisma cerebral após bater forte com a cabeça em Bertolínia


Compartilhar Tweet 1



A vereadora de Bertolínia, Arlete Pereira, de 40 anos, morreu na madrugada dessa terça-feira (04/08) após sentir-se mal e sofrer um desmaio, o que levou a mesma a bater com a cabeça, ocasionando um aneurisma cerebral. 

A vereadora encontrava-se na companhia de sua amiga e proprietária de uma academia particular da cidade, que é também residência da mesma, e que devido ao decreto municipal e estadual encontra-se com suas atividades devidamente encerradas.

Elas voltavam de uma caminhada, quando Arlete parou na casa da mesma, como já fazia de costume. Algumas pessoas chegaram a questionar se a vereadora estaria fazendo exercício físico na hora do acidente, o que já foi descartado pela proprietária  da academia, que também reforça que as atividades da academia desde o início da quarentena encontram-se suspensas.

As pessoas são os sentimentos que carregam, sua generosidade, delicadeza, amizade, alegria... serão para sempre guardadas em nossos corações. A Câmara compartilha este momento de dor com a família e com a sociedade, que muitos anos, pode contar com os trabalhos da vereadora o Poder Legislativo bertoliniense

 

Veja na íntegra:

    Divulgação

 

Comentar
Acidente com Caminhão · 28/05/2020 - 18h27 | Última atualização em 28/05/2020 - 19h14

Vídeo mostra caminhão de frutas tombado e pessoas tentando salvar motorista no sul do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um caminhão de frutas tombado na BR-135, região de Bertolínia. As informações são que o motorista estava vivo e preso entre as ferragens.

    Google Maps - BR-135

 

Comentar
Operação Bacuri · 15/05/2020 - 15h17 | Última atualização em 15/05/2020 - 15h26

GAECO é contra a retirada da tornozeleira eletrônica do prefeito acusado de prática de corrupção


Compartilhar Tweet 1



O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) se manifestou contrário à retirada da tornozeleira eletrônica do prefeito afastado da Prefeitura de Bertolínia, Luciano Fonseca. 

O político havia peticionado junto ao Tribunal de Justiça sobre a necessidade de retirada do adereço tendo em vista que não haveria cobertura de sinal de telefonia móvel compatível com esse sistema operacional de monitoramento no atual endereço em que reside e cumpre as medidas cautelares impostas.

“Qual seja”, frisa o GAECO, “BR 135, KM 115, Chácara Bonita, Localidade Bonita, Bertolínia/PI”.

Segundo Fonseca, a indisponibilidade de sinal “ocasiona assim, a inoperância do referido dispositivo”.

Só que, o GAECO afirmou, “no entanto, que caso o monitorado esteja em uma área sem cobertura móvel, a tornozeleira continua coletando os dados de localização".

Clique e leia a matéria completa.

 

Comentar
Posse ao vice-prefeito · 04/12/2019 - 23h39 | Última atualização em 04/12/2019 - 23h40

Após prisão do prefeito de Bertolínia, justiça manda Câmara de Vereadores empossar o vice


Compartilhar Tweet 1



O vice-prefeito de Bertolínia, Geraldo Fonseca Correia, aguarda o presidente da Câmara Municipal de Vereadores cumprir a determinação para que seja empossado na prefeitura da cidade após a prisão do prefeito Luciano Fonseca (PT) durante a operação 'Bacuri', do Grupo de Atuação Especial de Repreensão ao Crime Organizado (GAECO). As informações são do portal Cidade Luz.

A gestão de Luciano Fonseca estava tão bagunçada que até a energia do prédio da prefeitura, a Equatorial cortou por falta de pagamento. O promotor responsável pelas investigações determinou o afastamento imediato do prefeito Luciano Fonseca de Sousa de suas funções. O Presidente da Câmara Municipal da cidade foi notificado para dar posse ao vice-prefeito.

Vice-prefeito Geraldo Fonseca Correia
Vice-prefeito Geraldo Fonseca Correia    Foto: Reprodução portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04/12) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.

O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET recomenda as seguintes instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Fonte: INMET
Comentar
Veja o vídeo · 04/12/2019 - 17h35 | Última atualização em 05/12/2019 - 00h01

Vídeo: Geraldo Fonseca Correia toma posse como prefeito de Bertolínia


Compartilhar Tweet 1



O presidente da Câmara Municipal, atendendo a determinação da Justiça empossou o vice-prefeito, Geraldo Fonseca, depois da prisão de Luciano Fonseca, preso na Operação Bacuri. A solenidade aconteceu nessa quarta-feira (04/12).

Geraldo assume a prefeitura pelo fato de Luciano Fonseca (PT) está preso, acusado de ter desviado mais de três milhões de reais dos cofres do poder público municipal. 

A Justiça decretou ainda o sequestro e indisponibilidade dos bens móveis e imóveis dos investigados no valor correspondente à comprovação do desvio aos cofres públicos do município de Bertolínia, no valor de R$ 3.296.323,81.

Assista o vídeo da posse.

 

    Reprodução

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Confira · 03/12/2019 - 22h45 | Última atualização em 03/12/2019 - 22h55

Prefeito de Bertolínia, esposa, pais e outros parentes são presos em operação do Gaeco


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Luciano Fonseca, de Bertolínia, Sul do Piauí, e familiares, foram presos nessa terça-feira (03/12) durante operação 'Bacuri', do Grupo de Atuação Especial de Repreensão ao Crime Organizado (GAECO).


Além do prefeito Luciano Fonseca, que foi alvo de um mandado de prisão preventiva, são alvos de mandados de prisão temporária:

Ringlasia Lino Pereira dos Santos (esposa do prefeito);

Eliane Maria Alves da Fonseca (mãe do prefeito);

Richel Sousa e Silva (primo do prefeito); 

Aluízio José de Sousa (pai do prefeito);

Max Weslen Veloso de Moraes Pires (procurador do município);

Rodrigo de Sousa Pereira (assessor especial do prefeito);

Ronaldo Almeida da Fonseca (comissionado);

Kairon Tácio Rodrigues Veloso (primo do procurador do município).

Clique aqui e veja a matéria completa.

Confira como agiam o prefeito e seus familiares.

 


Fonte: Portal 180graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na rodada final de grupos, as equipes Avenida, de Bertolínia, e Infica, de Eliseu Martins, irão se enfrentar no dia 10 de novembro, no estadio Lealzão, às 15:45.
Não perca esse evento e venha fazer parte da torcida.

    Foto: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Manoel Emídio
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pela Copa Regional de Manoel Emídio, no domingo (27/10) foi realizado grande jogo do Grupo C.

Foi um jogo de muita movimentação entre as equipes do Avenida de Bertolínia x Atlético Canavieirense, terminando em empate por 1 x 1 e encerrando assim a segunda rodada da Copa Regional de Manoel Emídio.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Manoel Emídio
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As equipes Avenida, de Bertolínia, e Atlético Canavieirense, de Canavieira, jogam neste domingo (27/10) no estádio Lealzão em Manoel Emídio, às 15h45.

Mais uma etapa da Copa Regional de Manoel Emídio sendo realizada neste último final de semana de outubro.

Acompanhe os jogos e a classificação dos times:

    Foto: AsCom
    Foto: AsCom
    Foto: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Manoel Emídio
Comentar
Não prestou contas de 2018 · 21/03/2019 - 20h43 | Última atualização em 21/03/2019 - 20h58

TCE bloqueia contas da prefeitura de Bertolínia


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária de quinta-feira (14/03), o bloqueio das contas da prefeitura de Bertolínia, que não entregou as prestações de contas referentes ao período até novembro de 2018.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE.

Com o bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a apresentação das prestações de contas.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os Policias do Grupamento da Polícia Militar (GPM) das cidades de Sebastião Leal e Bertolínia prenderam na quinta-feria (06/02), o colombiano, Marcos Roberto Alves de Sousa, sob suspeita de praticar arrombamentos na cidade de Bertolínia.

De acordo com informações passadas para o Portal Cidade Luz pelo Tenente Carlos Morais, da 2ªCIA/10°BPM de Guadalupe, o acusado foi detido e encaminhado para a delegacia de Uruçuí.

O trabalho de prisão foi realizado pelos policiais militares, CB Marcos e os soldados Damasceno e Barcelar J. Souza.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

 

Comentar
Nesta quinta-feira · 07/02/2019 - 16h18 | Última atualização em 07/02/2019 - 16h23

Prefeitura de Bertolínia tem conta bancária bloqueada pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou nesta quinta-feira (07/02) o bloqueio das contas bancárias da prefeitura de Bertolínia.

O bloqueio foram solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leandro Maciel, decorrente da inadimplência quanto ao envio das prestações de contas referentes ao exercício de 2018 e aprovados por unanimidade durante a sessão plenária desta quinta.

O TCE encaminhará ofício às instituições bancárias para que o bloqueio das contas seja efetivado. Com a efetivação do bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de efetuar saques, pagamentos e outras movimentações bancárias até que as prefeituras e outros órgãos regularizem a entrega dos documentos.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) visitou durante a última semana os municípios de Uruçuí, Bertolínia, Canavieira e Sebastião Leal para conhecer a estrutura de unidades de saúde que oferecem atendimentos odontológicos para a população.

Em Uruçuí, foram encontradas irregularidades em cinco das nove unidades de saúde fiscalizadas. Já em Bertolínia, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Sebastião Martins e Centro de Saúde I também apresentaram diversas inadequações na estrutura de seus consultórios. Os municípios foram notificados e receberam um prazo de 30 dias para realizar as adequações.

Bertolínia
Bertolínia    Foto: Reprodução
Uruçuí
Uruçuí    Foto: Reprodução

 


Fonte: CRO-PI
Comentar
Governo , senado e deputados · 10/10/2018 - 14h07

Confira o resultado das Eleições 2018 no município de Bertolíia


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.341 votos e 71,39% dos votos válidos.


Para o Senado, Marcelo Castro teve 2.180 votos e 35,97%. E Ciro Nogueira teve, em Bertolínia, 2.178 votos e 35,03% dos votos válidos.


Os três primeiros colocados para deputado federal, em Bertolínia, foram: Rejane Dias com 1.834 votos (54,50 %). Dra. Marina com 568 (16,88%) e Uchôa com 159 votos (4,73%). 


Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Bertolínia, foram: Dr. Francisco Costa com 1.930 votos (56,78%); Zé Santana 722 votos (21,24%); e Fernando Monteiro teve 43 votos (1,27%).

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Bertolínia e mais 41 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

Confira as cidades do Piauí que recebe aqui.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O restaurante Espaço D’Gust, em Bertolínia, foi local de realização de shows musicias nos últimos dias. Uma vasta programação se iniciou na sexta-feira (27/07) com o show  do cantor Wenusan Mota, que cantou grandes sucessos da MPB, incluindo também no seu repertório músicas sertanejas. 

O Espaço D’Gust tem garantido para seus frequentadores muito entretenimento e diversão.

No sábado (03/08), o espaço trouxe a cantora Laine Pinheiro, que garantiu um reportório bem variado, incluindo desde músicas atuais até as mais antigas.

 

 


Fonte: Marujo Produções/Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem chamado Gercino Pereira sofreu um grave acidente, na tarde deste domingo (08/07), a cerca de 10 km do município de Bertolínia, na BR-135.

Segundo informações do Portal Cidade Luz, a vítima, de 50 anos. Ele morreu ao perder o controle do veículo, modelo Saveiro. O carro saiu da estrada e colidiu numa árvore.

Gercino teve morte imediata. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi acionado, mas ao chegar, constatou que a vítima já estava sem vida.

    Fotos: Reprodução / Portal Cidade Luz

 

 


Fonte: Com informações do Portal Cidade Luz
Comentar
Jovens Semeando Amor · 30/12/2017 - 11h28 | Última atualização em 31/12/2017 - 10h02

Bertolínia: duas praças da cidade ganharam ornamentação para o Natal


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal da Juventude de Bertolínia, utilizando-se do Projeto Jovens Semeando Amor, II etapa, e de seus parceiros, desenvolveu uma decoração especial de Natal, usando materiais rústicos e recicláveis. O trabalho foi desenvolvido com a colaboração da juventude que integra o projeto, que teve como finalidade ornamentar duas praças da cidade, proporcionando um clima de Natal a cidade.

A secretária da Juventude, Larissa da Silva Oliveira, agradeceu a todos os jovens que ajudaram na ornamentação, assim como, vários membros do governo municipal, que estão sempre colaborando com todos os projetos e ações promovidos pela secretaria.

 

A secretária também agradeceu ao prefeito Luciano Fonseca por todo apoio dado ao longo do ano de 2017, e por ter abraçado mais uma iniciativa desta secretaria, com palavras de incentivos, e por acreditar na equipe que trabalhou na conclusão de mais um projeto.

Fotos: Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Bertolínia encerrou as ações do ano de 2017 realizando entrega de presentes na zona rural com o apoio do prefeito Luciano Fonseca, primeira Dama Ringlasia Lino os secretários Dalvina Pereira, Joana Maria, Rodrigo Sousa, Marlon Rodrigues em especial Cavalcante Neto e colaboradores Empresa Zago, Procurador Max Wesley, Franklin Miranda, Valda Morais, Elisângela do Zé Maria, Gleyson Sousa, Rair Rodrigues, Laiana Morais, Cássio Veloso, Nantilde Mota, Monize Rocha, Iago Benvindo, Vitor Sousa, Vivian Morais, Mônica Ires.

Foram quase 300 presentes adquiridos e entregues no último sábado(23/12) às crianças da zona rural. fazendo um Natal de mais amor e alegria.

Fotos: AsCom

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de Bertolínia
Comentar

O prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, esteve nessa segunda-feira(18/12) na casa do senador Ciro Nogueira para discutir sobre ações e demandas para o desenvolvimento e melhorias no município.

Fotos: Reprodução/ Instagram

(Equipe de Municípios) 


Fonte: Reprodução/ Instagram
Comentar

Compartilhar Tweet 1



a APAE da cidade de Bertolínia, encerrou suas atividades no último sábado(16/12), onde na oportunidade a presidente da entidade, a vereadora Aracelia Maria de Sousa, aproveitou para prestar contas aos presentes sobre as atividades da entidade em 2017.

Na ocasião foi realizada uma festa em clima natalino, onde cada criança recebeu uma lembrança. A festa contou a presença de vários membros da diretoria da entidade e vários secretários e autoridades municipais, entre elas, a 1ª dama do município, Ringlasia Lino; Dalvina Santos, Secretária de Assistência Social; Dr. Max Wesley, Procurador do município; Valda Morais, Assistente Social; Larissa Martins, Diretora do Hospital Rita Martins; e Antônio Filho, Presidente do Conselho Tutelar.

Fotos: Portal Cidade luz

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar
Colocar a teoria em prática · 22/11/2017 - 16h42 | Última atualização em 22/11/2017 - 19h16

Escola Agrotécnica realiza a VII FEICOTEC 'Feira de Conhecimento Técnico e Cultural'


Compartilhar Tweet 1



A Escola Agrotécnica Prof. Maria Amália de Bertolínia realizou no último sábado (18/11), a VII FEICOTEC "Feira de Conhecimento Técnico e Cultural". A feira aconteceu na Quadra de Esportes da Escola, iniciando às 8h e encerrando às 18h.

O objetivo do evento é colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade, treinando-os na utilização da metodologia, estimulando-os a formular questões baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciadas.

O trabalho é desenvolvido pela diretora da escola, Adriana Brito, juntos aos professores. "Hoje pela manhã estive no evento, eventos esses quê é de grandes e enriquecidos de conhecimentos e aprendizados". disse a diretora.

Estiveram presentes as autoridades do município e das cidades convidadas, Eliseu Martins e Guadalupe.

 


Fonte: e Fotos: Ascom / Prefeitura de Bertolínia
Comentar
Em Teresina · 06/11/2017 - 17h16 | Última atualização em 07/11/2017 - 08h59

Bertolínia participa do I Fórum Estadual de Gestores de Juventude


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal da Juventude de Bertolínia, participou nos dias 30 e 31 de outubro, em Teresina, do I Fórum Estadual de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude do Estado do Piauí-FEGJUV/PI.

O primeiro dia do evento foi encerrado com uma reunião entre os gestores, conselheiros municipais de juventude e o Governador Wellington Dias.

Na reunião o governador pediu aos gestores que elaborassem um projeto e elencassem as principais demandas de cada município a serem apresentadas até o final de novembro.

A secretária Larissa informou que entre os temas abordados, tratou-se do programa ID Jovem, que visa incluir o jovem brasileiro através de políticas públicas direcionada. Este programa será lançado em Bertolínia, no dia 16 de novembro.

 

Fotos: Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar