Compartilhar Tweet 1



Uma operação conjunta entre as polícias civil e militar do município de Bequimão, prendeu na madrugada de hoje (10), oito traficantes e uma grande quantidade de drogas na cidade de Bequimão. As prisões aconteceram nos bairros ferro de engomar, cidade nova e na localidade conhecida como Invasão. Um policial conhecido como Renato foi atingido por um tiro de espingarda no momento da operação, disparado por um traficante. O GTA já foi até a cidade de Bequimão e transportou o Policial para um hospital da capital maranhense. Foi pedido reforço da polícia de Pinheiro para prender mais criminosos. A Delegada da cidade de Bequimão está neste momento lavrando o flagrante aos traficantes presos na operação. Após o flagrante, todos os traficantes devem ser encaminhados para o presídio em Pinheiro.


Fonte: SSP

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como "Tatú" morreu na madrugada de hoje (18), vítima de uma queda de um caminhão quando voltava de uma festa, no povoado Pontal, interior de Bequimão. Tatu morava na comunidade de Santana, distante 8km da sede do município de Bequimão, e voltava de uma festa, quando caiu do Caminhão. A vítima teve braço, perna e cabeça quebradas. Os amigos de Tatú ainda o socorreram e levaram para o hospital, mas ele já chegou sem vida. Segundo populares, Tatú estava embriagado e deve ter dormido na hora da viagem. O corpo de Tatú está sendo velado na sede do povoado Santana e deve ser sepultado hoje as 16hs no cemitério local. Mesmo morando na zona rural, Tatú era pescador profissional, adorava jogar uma pelada e tinha aproximadamente 50 anos.

Terminou por volta das 13hs de hoje (08) a manifestação de aproximadamente 80 Vereadores na MA 106 que liga os municípios de Alcântara e Bequimão ao porto do Cujupe. Segundo informações do Vereador Nestor Junior (PSB) do município de Bequimão, a rodovia foi fechada no povoado Trevo, a 15 km do porto hidroviário do Cujupe. No momento do Protesto, o trânsito ficou completamente parado nos dois sentidos e alcançou quase 2 km de extensão. Ainda de acordo com Nestor, muitos Vereadores foram impedidos pelos prefeitos de participarem do protesto. O Comandante da Polícia militar responsável pela segurança do protesto, conversou com os políticos manifestantes e entrou em contato com o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando, que confirmou resolver o problema em até 30 dias.


Compartilhar Tweet 1



Uma manifestação está sendo realizada hoje (07) pela manhã no povoado Trevo, na MA 106 que liga Cujupe aos Municípios de Bequimão e Alcântara. O protesto é realizado por Vereadores de 32 Municípios da baixada Maranhense. Os Vereadores reivindicam melhores estradas, hospitais em funcionamento, já que segundo eles, as casas de saúde estão sendo inauguradas e não funcionam. Também está em pauta, a Ponte sobre o Rio Pericumã, que liga o Município de Central a Bequimão. De acordo com Informações preliminares, o manifesto pode durar o dia todo e as viagens via Ferry Boat serão prejudicadas. O movimento será bem na entrada do porto do Cujupe no KM 15, próximo a escola agrícola rural Alcântara. A polícia deve acompanhar o manifesto durante todo o dia para evitar atritos.


Compartilhar Tweet 1



A secretária municipal de saúde do município de Bequimão através do secretário Bastico Moares, por meio da secretaria estadual de saúde e do governo federal, recebeu ontem duas médicas cubanas que vão trabalhar na prevenção de doenças do povo Bequimãoense. Segundo Bastico Moraes em entrevista hoje (04) no programa Ponto Final da Mirante AM, as médicas cubanas vão trabalhar 32 horas semanal distribuídas em dois postos. Uma médica vai atender no posto de saúde Santo Antônio e a outra na Unidade Básica de Saúde de Jacioca. De acordo com Bastico, mesmo a chegada de duas médicas, a secretaria de saúde vai manter o quadro de médicos que já atuam em Bequimão. Com a entrega do novo hospital em Bequimão marcada para 15 de Dezembro pelo governo, mais médicos Cubanos devem chegar até março de 2014


Fonte: Mirante AM

Compartilhar Tweet 1



A Polícia militar através do "GOE" (Grupo de Operações Especiais) sob o comando do Coronel Ramos, prendeu hoje (31) dois traficantes no bairro Cidade Nova na cidade de Bequimão, na baixada ocidental maranhense. Segundo informações da Polícia, os traficantes foram presos nesta madrugada e serão liberados após o TCO, haja vista que não foram pego com entorpecentes. Jouberth conhecido como "Madeira" estava com uma garrucha que era de seu comparsa identificado como "Pendão" que é menor. Outra pessoa foi presa, por não obedecer a ordem de parar expedida pelo GOE. Após a prisão, foi encontrada uma pequena quantidade de drogas com ele, mas também deve ser liberado após o TCO. O GOE fará operações em todo município para coibir o trafico de drogas na região. Alguns povoados serão interceptados.


Fonte: PM

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bequimão continua cuidando da saúde dos olhos dos moradores do município. Ontem (30), foi feita a segunda triagem oftalmológica pelo Mutirão da Catarata, que incluiu, também, a avaliação de casos de pterígio (carne nos olhos). O prefeito Zé Martins acompanhou a ação juntamente com o secretário de saúde Bastico Moraes. Passaram pela triagem cerca de 300 pessoas, que foram atendidas pelos médicos do Centro de Olhos do Maranhão. As cirurgias estão marcadas para os dias 14, 15 e 16 de novembro. A prefeitura disponibilizará ônibus para o deslocamento dos pacientes até São Luís, onde serão feitas as operações, além de passagens, lanches, refeições e colírios. Segundo Bastico Moraes, os pacientes serão acompanhados por duas enfermeiras do município, durante toda a viagem.


Fonte: Secretaria de Saúde

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Bequimão recebeu mais dois novos ônibus escolares adquiridos pelo prefeito Zé Martins. Os veículos foram comprados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são destinados a atender estudantes da educação básica que moram na zona rural do Município.
Os ônibus são ainda maiores do que os dois primeiros já entregues pela Prefeitura Municipal de Bequimão no primeiro semestre deste ano. Certamente esses novos veículos vão dar mais dignidade ao deslocamento dos alunos do município até suas escolas e depois no retorno às suas residências – disse o Prefeito Zé Martins.


Fonte: Tribuna de Bequimão

Compartilhar Tweet 1



Após quase oito anos fora da maior competição amadora de futebol do Maranhão, a Seleção Bequimoense disputou este ano o Intermunicipal e foi eliminada logo na primeira fase. Comandada pelo ex-jogador Ricardo Lemos, que fez sua história jogando pelo PAC em 1996, quando foi vice campeão maranhense daquele ano, o Selecionado de Bequimão, teve uma renovação, onde foi mesclado por jogadores de toda região. Em três partidas disputadas, a seleção empatou duas vezes; 1x1 com Palmeirandia e 0x0 com Peri-Mirim. no terceiro jogo Bequimão foi derrotado pela Seleção de Alcântara por 1x0. O time base foi: Junior, Adriano I, Maycon. Króis e Keban; Cabeça, Adriano II e Nikito;Dedel, Udson e Bico. Técnico: Ricardo Lemos. A seleção teve o apoio da Secretaria de esportes, através do Secretário Kel Pereira.


Fonte: Tribuna de Bequimão

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar do Maranhão, comandada pelo Sargento Paixão, prendeu na madrugada de segunda feira (14) Eneilson Pinheiro Rodrigues, conhecido na região como "Caburé". O homem é acusado de estuprar duas mulheres (Mãe & Filha) que estavam vindo de uma festa. Além de cometer o abuso, Caburé ainda roubou 15 reais e os celulares das vítimas. Eneilson foi preso no povoado Itapeua, na zona rural do município. Segundo as vítimas, Caburé estava com uma espingarda e abusou das duas mulheres. Na delegacia o acusado foi reconhecido pelas vitimas. Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, estupro e assalto a mão armada. Eneilson Pinheiro permanece preso a espera da justiça.


Fonte: Delegada de Bequimão
TRAGÈDIA · 08/10/2013 - 00h08

ÔNIBUS CAPOTA E DEIXA PELO MENOS 30 FERIDOS


Compartilhar Tweet 1



Um ônibus da viação Gusmão que faz linha de Pinheiro para São Luís, via Ferry Boat, capotou ontem (07) por volta das 17hs, no local conhecido como Trevo, na MA que liga Bequimão ao município de Alcântara. Segundo informações preliminares, o veículo seguia de  Pinheiro para São Luís, quando o motorista identificado como Pedrinho, perdeu o controle e acabou capotando. Aproximadamente 30 pessoas ficaram feridas, segundo informações preliminares. As informações indicam que o ônibus estava superlotado e em alta velocidade. Até o momento, não foi repassada a quantidade exata de feridos. O proprietário do ônibus, conhecido como Gusmão, disse que o veículo foi trancado por um caminhão que seguia no mesmo sentido. O caso vai ser investigado pela polícia rodoviária federal.

 

 


Fonte: PRF
Tragédia · 07/10/2013 - 10h56

CORPO DE MENINA DESAPARECIDA É ENCONTRADO.


Compartilhar Tweet 1



Foi encontrado por pescadores ainda pouco, o corpo da garota Louhane de 13 anos, desaparecida desde ontem da praia de Mamuna, no Município de Alcântara. Segundo informações, o corpo da menina está sendo encaminhado para o município de Bequimão, onde ela morava. Louhane residia no bairro do Balandro e estava sob os cuidados do conselho Tutelar do Município. Ontem, a garota foi levada por um responsável e membro do conselho, até a praia no interior de Alcântara e acabou perdendo a vida. O caso será investigado pela polícia, mas segundo informações, a garota passava por momentos complicados, já que era maltratada pela família. A mãe da garota identificada com Denise de Fiampo, também pode responder pelo acontecimento. O velório vai acontecer hoje no Balandro.


Fonte: CBMMA

Compartilhar Tweet 1



Jogando pela primeira rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol, o Selecionado de Bequimão esbarrou na zaga de Peri-Mirim e não saiu do 0x0 no esádio municipal Vivaldo Lemos Paixão (Vivaldão). A Seleção de Bequimão jogou com: Junior, Adriano, Maicon, Króis e Keban, Cabeça, Adriano e Nikito, Dedel,Udson e Ediney. Técnico: Ricardo Lemos. Próximo confronto da Seleção de Bequimão será no dia 12 (Sábado) às 16hs no estádio Vivaldão, contra o Selecionado de Palmeirândia. Bequimão disputa o torneio com uma garotada e busca um título inédito na competição, que este ano trás o nome de campeonato Intermunicipal. Bequimão que tem a fama de revelar jogadores, já fez história no futebol, com atletas como: O próprio Ricardo Lemos, Ney Ribeiro, entre outros craques. 


Fonte: Rômulo Lemos
TRAGÉDIA · 06/10/2013 - 22h05

MENINA MORRE AFOGADA EM PRAIA DE ALCÂNTARA


Compartilhar Tweet 1



Uma menina de 13 anos, identificada como Louhane, moradora do bairro do Balandro, morreu hoje (06) na praia de Mamuna, no município de Alcântara. A garota que era maltratada pela Mãe, identificada como Denise de Fiampo, estava sob os cuidados do conselho tutelar de Bequimão. De acordo com depoimentos de testemunhas, a garota estava na praia juntamente com outras pessoas do mesmo bairro, que faziam um pique-nique. Num descuido do responsável pela adolescente, a garota escapou e se jogou no mar. Até o momento, o corpo da menina não foi encontrado pelos bombeiros militares de Maranhão. Segundo informações, a garota estava sob os cuidados do conselho tutelar por um acordo entre o Conselho e o Ministério Público. As buscas serão recomeçadas no início da manhã desta segunda feira, dia (07).


Fonte: CBMMA

Compartilhar Tweet 1




A Semana do Idoso, em Bequimão, foi comemorada com uma caminhada no sábado (28). A concentração aconteceu na Praça 2 de Novembro, no Centro da cidade. Antes do percurso, uma terapeuta ocupacional ajudou os idosos nos exercícios de alongamento do corpo. A caminhada seguiu pelas ruas do centro até a Associação dos Idosos. As secretarias de Cultura, Promoção da Igualdade Racial, Saúde e Assistência Social, que coordenaram as atividades, ofereceram um café da manhã. Os idosos participaram, ainda, de várias atividades recreativas e culturais. O prefeito Zé Martins participou da programação, e aproveitou o evento para anunciar a criação do Conselho da Melhor Idade. Também esteve presente, o ex-prefeito Juca Martins, que afirmou estar feliz com as ações de valorização à pessoa idosa.


Fonte: Tribuna de Bequimão

Compartilhar Tweet 1



Após 35 cirurgias de catarata feitas no Centro de Olhos do Maranhão no início de setembro, ontem (17), outro grupo com mais 35 pacientes foram beneficiados com a mesma cirurgia. Os pacientes tiveram acompanhamento de um profissional de saúde, além da presença do secretário Bastico Moraes e do prefeito de Bequimão, Zé Martins. Após 120 dias no comando da secretaria de saúde, Bastico vem criando um novo modelo de administração da saúde pública de Bequimão. Segundo o secretário de saúde, o próximo passo será a inauguração do centro cirúrgico da Unidade Mista, com um grande mutirão e a presença de uma equipe médica do Centro de Olhos do Maranhão. Antenado às necessidades da população, Bastico busca melhores condições de vida à comunidade. Todo o desempenho do secretário, tem apoio do prefeito.


Fonte: Rômulo Lemos

Compartilhar Tweet 1



O gramado do Estádio” Vivaldão” ganhou uma escolinha para 80 meninos que estão fazendo parte do projeto “Reconstruindo o futebol de Bequimão”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, através do secretário Kell Pereira. O coordenador do projeto, Raimundo Nonato Lopes Júnior, conhecido como Júnior Cabeçudo, passou nas escolas divulgando as inscrições para a escolinha de futebol. No início, eram 50 vagas, mas a procura foi tão grande que o coordenador precisou aumentar para 80 vagas – e ainda tem gente na fila de espera. As aulas da escolinha de futebol acontecem sempre aos sábados. “A permanência na escolinha depende de boas notas na escola, e vamos fazer esse monitoramento com ajuda dos pais e dos professores”, destacou o coordenador do projeto.


Fonte: Rômulo Lemos

Compartilhar Tweet 1



Mais de três mil estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior podem a partir do mês de outubro deste ano adquirir o direito de pagarem somente 50% do preço da passagem cobrada nas viagens via ferry boat e outras embarcações. Isso será garantido após acordo fechado entre as empresas de serviços portuários, inclusive a Servi-Porto, e a Central Estudantil de São Luís. Milhares de estudantes, que moram nas cidades da Baixada Maranhense como Alcântara, Bequimão, Pinheiro, e dentre outras, e estudam em São Luís, são obrigados viajar nas lanchas e nos ferry-boats que fazem a travessia pela baía de São Marcos. Muitos chegam pagar de 20 até 60 reais pelo preço da passagem. Em conseqüência do alto valor cobrado pelo transporte, a maioria desses estudantes chega a passar a semana na capital.


Fonte: O Imparcial

Compartilhar Tweet 1



Quatro meses após assumir a secretaria municipal de Saúde de Bequimão, Bastico Moraes levou ontem (10) 32 pacientes Bequimãoenses à capital maranhense para o “Mutirão da Catarata e Glaucoma” no Centro de Olhos São Luís. 60 pessoas foram selecionadas na triagem e encaminhadas à cidade de Pinheiro. O prefeito, Zé Martins, e o secretário de Saúde, Bastico Moraes, buscaram uma parceria com o Centro de Olhos, onde os pacientes Bequimãoenses começam a ser tratados. Os pacientes foram acompanhados por uma profissional de saúde e o secretário Bastico Moraes, desde a cidade de Bequimão. O Prefeito Zé Martins, também esteve presente na clínica. A secretaria de saúde que foi a mais criticada no início da nova gestão, hoje é uma das mais elogiadas, após Bastico Moraes assumir dia 11 de Maio.


Fonte: Tribuna de Bequimão

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bequimão realizou na última quarta-feira (28), através da Secretaria de Saúde do município, consultas médicas e palestras sobre câncer de pênis e de próstata. A atividade aconteceu na sede do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Bequimão. Os médicos Antônio Galvão, Ciro Kasson, Diogo Araújo e Antônio Fernando, que são contratados da Prefeitura, atenderam 170 homens de diferentes idades. Para alguns, foi solicitada ultrassonografia de próstata, como exame complementar, que poderá ser feita no Ambulatório Santo Antônio.“Permaneceremos vigilantes com a saúde do homem em nosso município, estimulando, aos que moram nos povoados, para que se consultem com nossas equipes do PSF; destacou o secretário de Saúde, Bastico Moraes. 


Fonte: Rômulo Lemos
Foi esfaqueado em uma festa · 31/08/2013 - 22h45

FILHO DE VEREADOR LEVA FACADA NAS COSTAS


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Diogenes, filho do vereador Jorge Filho (PP) do povoado Paricatiua, à 11 km da cidade de Bequimão, foi esfaqueado no início da noite de hoje (31) em uma festa na comunidade Iriritiua. Segundo as primeiras informações, o filho de vereador foi esfaqueado por um indivíduo conhecido como "BAÇA" que também havia agredido um senhor carinhosamente chamado de Zé Tanú. De acordo com as informações, "BAÇA" teria agredido Diogenes, porque o pai da vítima havia feito uma reunião para coibir o uso e trafico de drogas na localidade. A vitima foi socorrida e levada para o hospital de Bequimão, de onde foi transferido em estado grave para uma unidade de saúde na cidade de Pinheiro. A polícia já está na buscas do Vagabundo.

 

 

Daqui a pouco mais informações do crime


Fonte: Moradora

Compartilhar Tweet 1



João de Jesus Rodrigues Amaral, 61 anos, conhecido como João de Gaudêncio e o filho Evandro Araújo Amaral de 26, foram presos ontem no povoado Calhau depois de mandado de prisão. Outro acusado, conhecido como Alexandro, que participou da morte de Domingos Cantanhede, conhecido como "Pelado" está foragido e mais um primo não identificado. A vítima foi morta dia 28 de outubro de 2010, com vários golpes de facão. “Pelado” teria procurado João e Evandro para cobrar o pagamento da construção de uma casa. Ao receber a cobrança, pai e filho e uma terceira pessoa decidiram cometer o homicídio. A vítima teve o corpo esquartejado pelo trio. Após a prisão, João de Gaudêncio e Evandro foram encaminhados para a 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, onde vão ficar a disposição da justiça.


Fonte: SSP/MA

Compartilhar Tweet 1



As caixas do terecô de Zé de Custódia tocaram para festejar o Dia dos Pais, no último dia 11, no povoado Areal, no município de Bequimão. O forró de caixa, como também é conhecida a manifestação cultural, já é uma tradição nesse período. As comemorações iniciaram com culto católico no Clube São Sebastião, enquanto equipes locais disputavam uma partida de futebol. Para o almoço, cada família fez um prato e a refeição foi partilhada por toda a comunidade. Depois, o couro esquentou com o terecô e tambor de crioula. A comunidade recebeu a visita da pesquisadora Helyne Carvalho, dos jornalistas Alberto Júnior e Rômulo Gomes, além de Ricardo Alvarenga, repórter do caderno Alternativo, do jornal O Estado do Maranhão.


Fonte: Tribuna de Bequimão
SAÙDE PÙBLICA · 12/08/2013 - 13h25

APÓS 90 DIAS, SAÚDE DE BEQUIMÃO TEM NOVA CARA


Compartilhar Tweet 1



Até dia 11 de maio deste ano, a saúde pública do município de Bequimão, estava praticamente internada em um leito de UTI. Após reclamações e muitas críticas da população, o prefeito Zé Martins, não perdeu tempo e nomeou o engenheiro agrônomo Bastico Moraes, para assumir a secretaria de saúde do município. O Bastão foi recebido no sábado a tarde dia 11 de maio, e no mesmo dia o novo secretário começou sua luta contra o tempo. Hoje, após três meses, o sistema de saúde de Bequimão tem nova cara e dispões de um quadro com 4 médicos e 8 equipes do programa saúde da família. Sem muito tempo para trabalhar as questões de sua pasta, Bastico corre atrás de programas sociais e já vai começar reformar o posto de saúde do povoado jacioca, que foi inaugurado dia 31 de Dezembro do ano passado.


Fonte: Secretária de Saúde

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão, através de seu secretário, Bastico Moraes, esclarece que não está sendo realizado atendimento na Unidade Básica de Saúde no povoado Jacioca, por falta de condições de funcionamento do posto. A construção do prédio da U.B.S foi feita às pressas na gestão Passada. O forro cedeu, e algumas salas deixaram de ser forradas. Há rachaduras pelas paredes, as instalações hidráulicas estão incompletas e os banheiros inacabados. Outro fator agravante é que o posto foi construído ao lado de uma barreira, sem qualquer estrutura de contenção de água e barro. Com as chuvas, os deslizamentos de terra foram inevitáveis e o posto de saúde ficou tomado por terra, o que pode desmoronar. Com o aval do prefeito Zé Martins, Bastico  fazer uma reforma em toda UBS.


Fonte: Rômulo Lemos