Fernandin OIG admite à CPI das BETs que divulga “jogo do tigrinho” e diz: retorno ao apostador é 97%
Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores
___________
- "Ele [jogo] retorna 97% do dinheiro apostado para o jogador. A casa só tem 3%", diz empresário à CPI das BETs
- "O senhor sabe que muitas pessoas, muitas famílias, estão indo à bancarrota, por causa de jogos desse tipo?", indagou senadora relatora
- Fernando OIG terá que voltar à CPI num prazo de 15 dias para prestar novo depoimento. Senadora propôs auditoria
________________________
O CEO da empresa One Internet Group (OIG), empresário Fernandin OIG, admitiu perante a CPI das BETs, durante depoimento, que divulga o Fortune Tiger, conhecido por "jogo do tigrinho", e que tem relação com o jogo.
“Ele é um jogo desenvolvido pela PG Soft, no qual a gente tem um agregador de serviço, onde a gente paga o serviço e ele disponibiliza esses jogos aí na nossa plataforma”, disse.
Indagado pela relatora da comissão, senadora Soraya Thronicke, se era jogo de azar ou aposta esportiva, o empresário disse que era um “jogo on-line” onde se ganha e se perde dinheiro.
Fernandin também afirmou que o jogo é permitido pelo Ministério da Fazenda.
TRECHOS DE OUTROS QUESTIONAMENTOS
Senadora Soraya Thronicke: O senhor sabe que muitas pessoas, muitas famílias, estão indo à bancarrota, por causa de jogos desse tipo?
Fernandin OIG: Eu vejo as notícias.
Senadora Soraya Thronicke: Pessoas se matando, suicídio?
Fernandin OIG: Sim.
Senadora Soraya Thronicke: Contratação de menores de idade, de crianças, de adolescentes, utilização do Bolsa Família? Tratando de legalidade e moralidade, o senhor acha moral que um jogo que o senhor difunde em sua plataforma, que ele seja permitido com a utilização do cartão do Bolsa Família?
Fernandin OIG: Senadora, esse jogo aí, que ficou famoso, não foi por causa disso aí que você está vendo aí [apontando para imagens mostradas pela CPI, durante o depoimento, difundidas por plataformas pertencentes ao empresário]. Isso aí tem um retorno auditado. Ele retorna 97% do dinheiro apostado para o jogador. A casa só tem 3%” do dinheiro girado, do jogador. O problema desses jogos, que sai na mídia, é o problema do jogo falso, do jogo ilegal, onde a Fazenda, nenhum órgão do Brasil tem controle. Esse aqui, se você fizer uma aposta aí agora, a Fazenda está sabendo agora, quanto você apostou. Um real, 2 reais, 50 centavos, quem você é. Hoje está tudo interligado com o Ministério da Fazenda. Então o governo vai ter todo o controle desse jogo. O problema do Brasil hoje é o jogo ilegal. Segundo a regulamentação brasileira, ele é legal hoje.
Senadora Soraya Thronicke: Então existe o seu tigrinho verdadeiro e o tigrinho falso?
Fernandin OIG: Exatamente.
Senadora SorayaThronicke [de forma irônica]: Ah, então, é que eu achei que todas as notícias que estão correndo, todas as histórias de famílias, histórias tristes que nós estamos vivenciando, uma pandemia de ludomania, o vício do jogo, não tem nada a ver com esse tigrinho. Existe o tigrinho falso e o seu tigrinho verdadeiro?
Fernandin OIG: “Exatamente”.
Senadora SorayaThronicke: Então não é mentira o vício do jogo.
A parlamentar pediu para que o depoente mostrasse qual o tigrinho falso e o verdadeiro. Neste momento, o empresário disse que disponibilizaria à CPI um estudo.
Insistente, a senadora voltou a indagar: “como eu vou saber qual o tigrinho falso e o verdadeiro?”
O empresário voltou a dizer que disponibilizaria um estudo.
Senadora SorayaThronicke: O senhor já entrou com ação contra esses tigrinhos falsos?
Fernandin OIG: Não.
AUDITORIA E RETORNO
A senadora Soraya Thronicke propôs auditoria no "tigrinho do bem", voltou a ironizar.
O empresário terá que voltar à CPI em cerca de 15 dias. Até o momento trata-se de um convite.
A parlamentar também alertou sobre a responsabilidade solidária.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
- Fernandin OIG pediu desculpas se gaguejar, diz à CPI que não é dono do tigrinho, mas que ele é legal
- Ministra do STF determina que Fernandin OIG tem dever de comparecer a CPI das BETs e dizer a verdade