
A redação que catapultou aluno do Piauí a semana no Senado Federal: “desafios e críticas”
Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

O PODER DA EDUCAÇÃO
O jovem Pedro Lucas Martins Saboia Silva, da escola CETI Dona Rosaura Muniz Barreto, localizada no município de São Miguel do Tapuio, é quem vai representar o Piauí no Senado Federal entre os dias 5 e 9 de agosto em um grupo composto por 27 jovens — um de cada estado e do Distrito Federal — na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador. O programa oferece a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais a oportunidade de vivenciar a rotina dos parlamentares, conhecê-los e até propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei.
Os 27 nomes foram escolhidos através de redações, cujo tema era “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A atual edição contou com a participação de mais de 4 mil escolas e mais de 171 mil alunos em todo Brasil. No Piauí participaram 102 escolas, segundo o governo estadual.
No texto argumentativo-dissertativo de sua autoria, o estudante Pedro Silva destacou que a trajetória da Casa Legislativa é “permeada por desafios e críticas que evidenciam a necessidade de reformas para enfrentar os novos cenários políticos e sociais”.
Sustentou que “internamente, o Senado enfrenta desafios como a modernização de suas práticas e processos, o aprimoramento da transparência e o combate à corrupção”.
Destacou ainda a “falta de representatividade de minorias étnicas e sociais e a baixa presença feminina”, que segundo os argumentos delineados no texto, “demonstram a urgência de políticas inclusivas que assegurem a diversidade e a igualdade de oportunidades dentro da instituição”.
Observou que “externamente, o Senado enfrenta pressões crescentes da sociedade civil e da mídia para se manter alinhado aos princípios democráticos e responder às demandas populares de forma ágil e eficaz”.
Outro destaque foi a polarização política na conjuntura atual, que dificulta o diálogo.
Na visão do estudante, diante desses desafios, para que o Senado garanta sua “relevância e legitimidade no futuro, é essencial que a instituição se adapte às novas demandas e se comprometa com a promoção da transparência, representatividade e participação cidadã”.
“Assim”, prossegue, “poderá continuar a ser um instrumento eficaz na defesa dos interesses do povo brasileiro e na construção de um país mais justo e democrático”.
PRÊMIOS
Segundo o Senado Federal, além da viagem, com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio.
Os professores orientadores também acompanharão os estudantes a Brasília e receberão notebooks.
Aprofessora orientadora do jovem Pedro Silva é Maria Deurene Batista Cavalcante, uma heroína em um país onde governos não valorizam o magistério - bastando ver os salários.
ÍNTEGRA DO TEXTO do estudante PEDRO SILVA: