Vasta experiência no mercado · 12/01/2022 - 10h42 | Última atualização em 12/01/2022 - 11h39

Publicitário Gualberto de Sousa volta a integrar o Grupo Eugênio


Compartilhar Tweet 1



Grandes projetos necessitam de grandes profissionais. Pensando nisso é que o Grupo Eugênio trouxe de volta o experiente publicitário Gualberto de Sousa, considerado um dos mais competentes no mercado da propaganda piauiense.

Para Cláudio Costa, o cara do check-list do Grupo Eugênio, “Gualberto é mais uma vez a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa dentro do Grupo”. Para se ter uma ideia, ele é co-fundador do portal 180graus. Os primeiros layouts, a logomarca e as primeiras campanha saíram de sua cabeça, claro, atendendo ao sempre perfeccionista Dr Eugênio.

Gualberto de Sousa
Gualberto de Sousa 

História
Considerado um profissional raro no mercado por suas inúmeras habilidades, Gualberto começou a trabalhar ainda em 1974 na pequena Tipografia Sousa, em Piripiri, sua terra natal.

“Naquele tempo meu pai adquiriu no Ceará refugos de tipografias e montou a gráfica praticamente sem sabermos como aquelas coisas iriam funcionar. Ele já fazia carimbos para Piripiri e região, tudo cortado à mão, em borracha de correia de motor, com canivete e gilete. A tipografia foi a evolução daquele processo artesanal. Ali aprendi alguns rudimentos das artes gráficas. Foi essa iniciação que me trouxe até aqui”, revela.

Reconhecimento
Nesses tempos em que o mundo passa por grandes e rápidas transformações o Grupo Eugênio vai nessa esteira, porém não apenas sendo levado pelas mudanças, mas como protagonista do processo. Daí a necessidade de cabeças pensantes como a de Gualberto de Sousa.

“É o cara mais criativo que conheço nessa área. Trabalhando com ele pude aprender muito sobre design e artes gráficas. Sempre tem soluções incríveis porque ele tem uma base de conhecimento ampla e rica.” Explica Samuel Soares, social media do Grupo Eugênio.

Formação
Cursando Agronomia e História na UFPI dos anos 1980, Gualberto, o militante estudantil, dedicou-se à propaganda do movimento contribuindo para a comunicação do Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos compreendendo, por fim, que era a publicidade sua verdadeira vocação, curso inexistente em Teresina à época.

“Uma coisa que fiz e que surpreendeu nessa época foi a criação e impressão de cartazes em serigrafia com até quatro cores, isso nas eleições parlamentares. Foram cartazes em formato 96cm X 66cm que fiz para o PCdoB. Os adversários achavam que o partido estava com muito dinheiro com aqueles cartazes enormes colados nas ruas. Não sabiam que era tudo feito artesanalmente por mim e os demais camaradas comunistas sem estrutura alguma”, relembra.

Experiência
Com uma passagem de mais de uma década pelo mercado capixaba, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Vitória e chegou a ser sócio de uma agência e de uma gráfica lá. “Foi meu tempo de retirante nordestino. Aprendi muito no Espírito Santo e atendi ótimos clientes como o Colégio Marista de Vila Velha, a Pepsi-Cola e outros. De um mercado mais profissionalizado e maduro trouxe novos conhecimentos e duas panelas de barro do bairro Goiabeiras, de Vitória, pra replicar a famosa moqueca capixaba”, comemora.

A convite do diretor comercial do Jornal Meio Norte, Dr Helder Eugênio, em 2000, de volta a Teresina, Gualberto assumiu como diretor de arte do Grupo Meio Norte, onde ficou por um ano. O próximo movimento será um divisor de águas em sua vida profissional, quando assina grandes projetos juntamente com Dr Helder.

O primeiro deles foi a criação de uma arrojada novidade no segmento da comunicação no Brasil, no Piauí e no mundo. “Quem poderia acreditar em uma coisa nova e totalmente desconhecida como aquela? Estamos falando de montar um novo veículo de comunicação no ambiente da internet. Sim, o portal de notícias 180graus! Esse cara é maluco! Vai deixar a direção do MN pra montar um negócio desses? Aqui ninguém entendia o que ia acontecer com a comunicação. Mas o Dr Helder teve visão e coragem. Confesso que embarquei também meio sem saber direito, mas como tinha uma agência com clientes no projeto, abracei essa loucura dele e temos hoje o 180 como referência na renovada comunicação piauiense”, conta Gualberto.

Já na agência, a Carter Comunicação, que funcionava no mesmo prédio do 180graus, na avenida Frei Serafim, Gualberto e equipe, sob direção do Dr Helder, idealizaram e criaram o maior e mais prestigiado projeto da comunicação do Piauí até hoje. Trata-se do prêmio Marcas Inesquecíveis, baseado em pesquisa sobre a lembrança do público quando o assunto são as marcas empresariais. Foi um sucesso estrondoso e depois foi vendido ao Jornal O Dia.

Junto com outros profissionais da propaganda, em 2003, Gualberto resolve encarar um novo projeto de agência de propaganda, onde ficou como sócio diretor de criação até 2011. Já estabelecida e com vários clientes pequenos e médios a agência conseguiu se licitar para atender o Governo do Estado. “Desse período ficaram marcas profundas, pois fomos da glória ao inferno por que tínhamos bom faturamento, até que sofremos um gigantesco calote do Governo do Estado. O negócio ficou inviável”.

Pela segunda vez, em 2011, Gualberto reencontra Dr Helder desta vez como o 180 já estabelecido e em nova sede no bairro Piçarra. Outra novidade daquele momento foi a criação do Instituto Galaxy, empresa de treinamento e recrutamento de profissionais para o mercado.

“Além de ajudar a criar uma identidade para o Galaxy com vasta produção em comunicação, o Instituto foi um espaço de grande aprendizado para mim e demais profissionais do agora Grupo Eugênio porque tive a oportunidade de ensinar e aprender. Junto veio o BrVox, instituto de pesquisa. Fui o responsável por apresentar o Instituto BrVox na II Convenção de Blogueiros do 180graus. Criei muitas campanhas para o BrVox. Acredito que nenhum outro instituto de pesquisa do Piauí tenha tido o grande volume de publicidade do BrVox. E eu estava à frente disso tudo”, completa.

Nesse período de 2011 a 2020, Gualberto de Sousa participou da elaboração e execução de vários outros grandes projetos idealizados por Dr Helder Eugênio. Para atender a grande demanda de propaganda do grupo e de clientes externos, criaram a Oxente Propaganda. Esta é a agência de propaganda que hoje funciona dentro do espaço do 180graus.

A Oxente propaganda foi a responsável por belos projetos como I Congresso de Negociação do Piauí, Festa da Vitória, Jantar das Primeiras Damas, além de assinar todos os programas e eventos do Instituto Galaxy, como a Maratona de Design e Marketing, além de campanhas para políticos e campanhas institucionais para clientes de grande porte. Mais recentemente um outro projeto marcante foi o THEAMO, dos grandes letreiros espalhados pelos bairros de Teresina atendendo a prefeitura da capital. Outro projeto ainda em implantação, o Parques de Teresina.

Entre 2017 e 2020, Gualberto participou de mais uma ideia ainda incompreendida por muitos, a Ordem GRATIDAO, quando novamente participa da elaboração dos primeiros rascunhos e primeiras produções em busca de uma identidade de marca.

Em 2020, um anseio antigo levou o publicitário a se desligar do Grupo Eugênio para viver uma necessária experiência na campanha eleitoral

O terceiro encontro
Finalmente, o terceiro encontro com o Grupo Eugênio acontece logo nos primeiros dias de 2022. Gualberto de Sousa avisa que recebeu uma “proposta irrecusável” do Grupo Eugênio. “Trabalho nesse segmento há 48 anos, porque comecei ainda adolescente, com essa proposta, aos 61 anos de idade, considero o meu movimento ‘Z’ até a minha aposentadoria, quando pretendo me dedicar a escrever meus contos, à pintura e à escultura”.

“Retorno mais forte e mais experiente. Estou vivendo e me atualizando com as grandes mudanças aceleradas pela pandemia. O mercado mudou completamente e tive que aprender e me adaptar, como já fiz tantas vezes nestes 48 anos de profissão. Sinto-me renovado e vejo que é bom saber recomeçar sempre que a vida pedir”, conclui Gualberto de Sousa.

Comentários