Jornalismo Investigativo · 28/06/2019 - 13h06

Palestra com jornalistas do The New York Times e The Intercept Brasil no congresso da Abraji


Compartilhar Tweet 1



No segundo dia de Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, os  inscritos participaram de palestras e oficinas realizadas na Universidade Anhembi Morombi, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (28/06)

No auditório, a primeira palestra foi com Adam B. Ellick, do The New York Times, que falou sobre a 'Operação Infektion: vídeos do New York Times desvendam o uso político das notícias falsas'.

A operação
A série de vídeos feita para a editoria de opinião do New York Times ajuda a entender a origem do conceito de fake news, por meio da cartilha usada pelos russos desde a Guerra Fria. Composta por três capítulos, a série revela como a KGB se especializou em estratégias de desinformação, tendo criado nos anos 1980 a história de que os Estados Unidos haviam criaram o vírus da AIDS para matar os africanos. E analisa como esse conceito se aprimorou até os dias de hoje. 

Sobre o palestrante
Diretor e produtor executivo de vídeos para a editoria de Opinião do NYT, dentre os quais a série "Operation Infektion". Já atuou como correspondente internacional dedicado à cobertura de direitos humanos no jornal. Em 2009, seu documentário "A história de Malala" ("Malala's Story") apresentou a jovem ativista ao mundo. Liderou a cobertura em vídeo dos ataques terroristas em Paris em 2015.

Vaza Jato 
Leandro Demori, editor executivo do The Intercept, participou da discussão sobre  'Vaza Jato: jornalismo de impacto e colaborativo'. Ele também é conselheiro fiscal da Abraji, formado PUC-RS, especializado em jornalismo investigativo com ênfase em máfia pela Associação de Jornalismo Investigativo do Lazio (Roma, Itália) e certificado como Investigador Web pela City University London (Inglaterra). É autor de "Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império". 

Durante a discussão, respondeu perguntas dos mediadores sobre as matérias divulgadas pelo site sobre os vazamentos de conversas envolvendo o ministro da Justiça Sérgio Moro.

Equipe do 180 participa
O evento é realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e mais uma vez contou com a presença de colaboradores do 180graus,  como o editor-chefe Jhone Sousa, o jornalista Romulo Rocha e o advogado Adalberto Brito.

"Se trata como a própria homenageada esse ano frisou, a jornalista Miriam Leitão, da mais importante associação de jornalistas do país, que por sua vez defende o jornalismo livre, sem amarras. Portanto, vejo com bastante relevância as discussões sobre os ataques a jornalistas advindos de pessoas insatisfeitas por serem o foco de notícias, inclusive, com o uso de redes sociais, da Polícia e do Ministério Público para intimidar e desestabilizar profissionais de imprensa", comentou Rômulo Rocha.

 


Comentários