Exibida no canal Smithsonia · 01/12/2020 - 10h19 | Última atualização em 01/12/2020 - 20h31

Expedição Nordeste chega ao Piauí e destaca a cultura e belezas naturais


Compartilhar Tweet 1



A série Expedição Nordeste, produzida pela Têm Dendê Produções, desembarca nesta semana no Piauí e apresenta ao público um roteiro formado por aventura, arte, cultura e gastronomia características do estado. Apresentadores da série, exibida no Smithsonian Channel (Claro 590 / BluTV 384), os irmãos Tauã e Caiã Cordel, líderes da banda Tribo Cordel, iniciam a aventura no Piauí no episódio desta quarta-feira (02), a partir das 18h30. No especial a dupla desbrava a cidade Castelo do Piauí, onde conhecem o sítio arqueológico da Pedra do Castelo e os famosos cânions do Rio Poti.

Já no sábado (05), também a partir das 18h30, os irmãos seguem para São Raimundo Nonato. Por lá, a chegada deles é anunciada pelo som do berrante dos vaqueiros. Na programação, uma visita ao Museu do Homem Americano, um passeio pela Serra da Capivara e na hora do desafio um dos irmãos terá que enfrentar uma descida de rapel emocionante.

A Série Expedição Nordeste chega ao Piauí após iniciar em Recife e percorrer o Maranhão. Em breve, os irmãos Cordel viverão as aventuras no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. 

Sobre a série
A série surgiu do desejo de mostrar o Nordeste a partir de uma aventura e do olhar dos moradores de cada canto da região. “A inspiração para criar Expedição Nordeste veio durante uma viagem pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Foi nessa viagem que tive a ideia de criar uma jornada que mostraria a aventura de dois jovens buscando conhecer o Brasil de verdade, partindo dessa região tão rica e importante histórica e culturalmente”, explica Vânia Lima, idealizadora da produção e diretora da Têm Dendê. 

À frente de Expedição Nordeste, os irmãos Caiã e Tauã Cordel formam uma dupla bastante conhecida dos nordestinos. Filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel, eles seguem os passos do pai e lideram a Tribo Cordel, banda que há sete anos viaja o país tocando o forreggae, mistura de forró com reggae. Sem deixar a música de lado, aceitaram o convite da produtora e decidiram embarcar nessa viagem pelo território nordestino. “É uma experiência muito nova e diferente para nós. O estilo da viagem é muito diferente de todas que já fizemos. Mas o desafio tem valido a pena e nossa expedição terá muita aventura, histórias e paisagens lindas”, avisa Tauã.

Companheiro de viagem de Tauã, Caiã está cercado de expectativas com o alcance do projeto. “Eu e meu irmão somos músicos e essa experiência com o “Expedição” tem sido muito legal. Por ser uma coisa que eu nunca fiz, é tudo novo para mim. É uma caixinha de surpresa e a gente não sabe nada do que vai acontecer. Estamos com um misto de ansiedade e nervosismo, e tem sido muito gratificante estar à frente do Expedição Nordeste”, diz empolgado. 

Com roteiros de Suzana Aguiar e Ailly Cavalcanti, direção de Caio Coutinho, Fernanda Bastos e Vânia Lima, fotografia de Claudio Antonio, e direção de montagem de Taguay Tayussy, “Expedição Nordeste” é desenvolvido com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav 01). 

Sobre a Têm Dendê:
Uma produtora brasileira independente, a Têm Dendê é especializada em desenvolver conteúdo audiovisual. Com as empresas Lima Comunicação e Todos os Cantos Filmes integra o Grupo Têm Dendê, que há 21 anos atua em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos. Possui uma cartela expressiva com mais de 40 títulos e performa entre as empresas de conteúdo mais bem pontuadas do Brasil. Com sede em Salvador (BA), o grupo possui obras produzidas e entregues no Brasil, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica e Dinamarca.
Visite: https://www.instagram.com/temdende_/ / https://www.facebook.com/temdendeproducoes 

Sobre o canal:
O Smithsonian Channel™, propriedade da ViacomCBS, é um canal que inspira, estimula a curiosidade e encanta. Sua programação é composta por documentários e entretenimento baseado na vida real, disponível em HD e 4K Ultra HD, em múltiplas plataformas. Vencedor dos prêmios Emmy® e Peabody, o Smithsonian Channel oferece conteúdo variado nas áreas de aviação e exploração espacial, viagem, história, ciências, natureza e cultura pop. Entre a programação, destacam-se as séries Aéreas, Estados Unidos em Cores, Histórias Secretas, Missão Lua, Guerra do Pacífico em Cores e Desastres Aéreos, além de aclamados especiais, como Green Book: Guia para a Liberdade, Negros no Espaço e Princess Diana’s Wicked Stepmother. Além do Brasil e de outros países da América Latina, o Smithsonian Channel também está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Cingapura, Reino Unido e Irlanda. Para mais informações, acesse www.smithsonianchannel.com.br . Ou visite instagram.com/smithsonianchannel_brasil / facebook.com/SmithsonianChannelBrasil


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Respondeu polêmicas · 10/11/2020 - 15h08 | Última atualização em 10/11/2020 - 15h17

5 Perguntas: Jornalista Eugênio revela motivação de realizar 1ª entrevista para o 180


Compartilhar Tweet 1



O Jornalista Eugênio, mais conhecido como Dr Helder Eugênio, um dos sócios do portal 180graus, apareceu pela primeira vez realizando uma entrevista. O que chama a atenção é que em quase 20 anos de portal, ele nunca fez algo do tipo, sequer em algum momento escreveu alguma matéria para o portal.

Mas os leitores do 180 foram pegos de surpresa com uma live que ele realizou na manhã desta terça-feira entrevistando a candidata à Prefeitura de Teresina pelo PSC, Gessy Fonseca.

Paralelo a isso, o 180 estreia o quadro '5 Perguntas', que busca entender paradoxos da sociedade piauiense e nada melhor que começar tentando entender a cabeça do polêmico empresário.

Eu, Jhone Sousa, editor-chefe do 180, aceitei essa missão e elaborei cinco perguntas, entre dezenas, que podem ser as dúvidas de muitos que acompanham um pouco da sua trajetória na mídia piauiense.

O vídeo foi gravado em um momento totalmente despretensioso, em que ele realizava tratamento com o podologista, e a entrevista não tem cortes, muito menos fugas. Confira as perguntas:

  1. Para que isso, o que motivou a fazer isso, é mais uma de suas loucuras?
  2. Isso é diferente do que já existe na mídia que está ai? Essa sua entrevista ela pode influenciar em alguma coisa o eleitor ou o leitor em geral?
  3. Essa sua atitude foi devido o contexto da pandemia. De alguma forma esse passo que o senhor deu, em aparecer, isso traz algumas mudança para o mercado, em especial o mercado da comunicação?
  4. O senhor é conhecido por uma série de ações polêmicas. O caso do mausoléu, já fez o próprio velório, entre outras questões que a sociedade conhece. O senhor se considera um louco ou acha que a sociedade não entende? Ou a sua estratégia está dando muito certo?
  5. O senhor não bebe, não fuma, não tem vícios e hoje tem um estilo de vida diferente da maioria das pessoas, inclusive isso ficou bem claro no seu projeto da gratidão. Que mensagem o senhor deseja levar para o futuro? É algo que deseja perpetuar mesmo após a sua morte?

Assista ao vídeo e veja as respostas:

Jornalista Eugênio entrevista nesta quarta-feira (11/11) o candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo. A live será exibida na página do 180graus no Facebook.

Confira a entrevista com Gessy Fonseca:

 

Comentar
Está em isolamento · 04/11/2020 - 09h04 | Última atualização em 04/11/2020 - 09h20

Jornalista Amadeu Campos testa positivo para a Covid-19


Compartilhar Tweet 1



O jornalista Amadeu Campos, do programa Agora, da TV Meio Norte, informou através das redes sociais que testou positivo para a Covid-19.

"Sempre fui muito franco com meus amigos do Instagram e agora não poderia ser diferente. Testei positivo pra Civid-19. Estou em isolamento e me cuidando. Importante seguir as recomendações médicas e não se automedicar. Vou ficar bem e em breve trago notícias. Continuem se cuidando, usando máscara e praticando o isolamento social", disse.

 

Comentar
Apresentado por Tony Trindade · 27/10/2020 - 18h13 | Última atualização em 28/10/2020 - 00h02

‘Na Mira da Verdade’ é a novidade da Band Piauí para as eleições 2020; conheça!


Compartilhar Tweet 1



A TV Band Piauí estreou nesta segunda-feira (26/10) o 'na Mira da Verdade', um novo formato de sabatina que traz novidades para a televisão piauiense quando se trata da abordagem dos candidatos das eleições 2020 que buscam a vaga de prefeito de Teresina.

'Mais que um debate, mais que uma sabatina', anunciou a TV, que pretende sair da mesmice do que é apresentando na TV e trazer mais esclarecimentos para os telespectadores e eleitores.

Apresentado pelo experiente jornalista Tony Trindade, o quadro é exibido durante a programação do Alerta Geral e Tribuna Piauí, que começa às 12h30 no canal 12.1 em Teresina.

"A gente reconhece que a cada dia está mais difícil a gente fazer alguma coisa que seja minimamente inovadora. Na Band a gente chegou à conclusão que fazer um debate, ou fazer uma sabatina, estaria só fazendo mais do mesmo, já que as demais emissoras têm cumprido esse papel e feito de uma forma sempre muito profissional, mas a gente queria mais uma vez sair do lugar comum, na discussão apresentei essa proposição, a direção da casa aceitou", disse Tony ao Bastidores da Mídia.

"O formato é relativamente simples, mas de muita responsabilidade, que envolve pessoas da sociedade, de vários setores, mas que tem essa contundência, essa forma mais incidental, de levar a pergunta para o candidato, a gente está muito feliz, o sorteio proporciounou uma configuração interessante, os candidatos que têm menos oportunidade estão sendo os primeiros, a gente vai ter até o dia 12 de novembro, faltando três dias para a eleição e é uma ação da Band que vai ganhar muita projeção e aceitação do público", completou.

Vale lembrar também que Tony é o criador de outro formado inovador de debate para as eleições, o 'Fogo Cruzado', quando era diretor da TV Antena 10. O formato é utilizado até hoje, apesar das mudanças, pela afiliada RecordTV no Piaui.

O Na Mira da Verdade entrevistou nesta segunda-feira (26/10) o candidato Mário Rogério (Cidadania) e nesta terça Pedro Laurentino (UP).

Confira a programação dos demais candidatos:

28/10/20 – GESSY FONSECA (PSC)

29/10/20 – GERVÁSIO SANTOS (PSTU)

30/10/20 – FABIO ABREU  (PL)

03/11/20 – LOURDES MELO (PCO)

04/11/20 – SIMONE PEREIRA (PSD)

05/11/20 – DIEGO MELO (PATRIOTA)

06/11/20 – FÁBIO NOVO (PT)

09/11/20 – KLEBER MONTEZUMA (PSDB)

10/11/20 – DR PESSOA (MDB)

11/11/20 – LUCINEIDE BARROS (PSOL)

12/11/20 – FÁBIO SÉRVIO (PROS)

Assista aos programas já exibidos (o quadro começa a partir de 1h):

 

Comentar
Estreia dia 2 de novembro · 27/10/2020 - 07h15 | Última atualização em 27/10/2020 - 09h46

Após deixar a Band, Felipe Reis é contratado pela TV Piauí para fazer programa policial


Compartilhar Tweet 1



Após deixar a Band Piauí, o jornalista Felipe Reis é o novo contratado da TV Piauí, de Samantha Cavalca.

A partir da próxima segunda-feira (02/11), Felipe estreia o programa Piauí Urgente, de temática policial, e que será exibido durante a semana de 11h às 12h30.

"Vai ter entrevistas e jornalismo de opinião forte, tudo ao vivo. Chego na TV Piauí com entusiasmo, tentar trabalhar da melhor maneiro possível, trazer as principais informações do momento e dar voz ao povo. O programa vai ter a participação popular", disse o jornalista ao Bastidores da Mídia.

Felipe é jornalista há 10 anos e também tem passagens pela TV Meio Norte, tendo produzido matérias a nível nacional para o Brasil Urgente, da Band, e Cidade Alerta, da Record TV. 

A TV Piauí exibe a sua programação diariamente através do Canal no Youtube.

Comentar
Fiscalização da Anatel · 22/10/2020 - 19h37 | Última atualização em 22/10/2020 - 20h00

Vídeo: TV de Wellington Raulino sai do ar e ele anuncia pré-candidatura ao Governo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O jornalista Wellington Raulino, da TV Tropical, exibida na cidade de Floriano, Sul do Piauí, e Barão de Grajaú (MA), informou que a emissora saiu do ar.

Segundo ele, nesta quarta-feira (21/10), houve uma fiscalização da Anatel que suspendeu a transmissão do canal 36. Ele criticou a fiscalização e disse que 'lá de cima' já havia uma ordem para fechar a TV.

"Os picaretas do Piauí conseguiram temporariamente fechar a minha TV. Mas vamos continuar nas redes sociais e em breve em canal aberto também em Teresina. Não cantem vitória antes do tempo! E mais, estou me lançando pré-candidato ao Governo do Piauí", disse.

Raulino afirmou que seu programa continuará a ser exibido nas redes sociais até que a TV volte ao ar.

Assista ao vídeo:

 

Comentar
Tinha 76 anos · 14/10/2020 - 13h12 | Última atualização em 14/10/2020 - 13h28

Radialista Salomão Viegas morre após sofrer infarto em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Faleceu na manhã desta quarta-feira (14/10), após sofrer um infarto, o radialista esportivo Salomão Vieira, em Teresina.

Ele tinha 76 anos e passou mal em sua casa.

Salomão teve uma espetacular trajetória no rádio esportivo piauiense, atuando especialmente na Rádio Pioneira.

Atualmente ele trabalhava na Rádio Cidade Verde.

Ele era conhecido como o narrador do "Apanha! Apanha! Bota no centro que o time tem pressa", bordão ao qual ficou conhecido.

O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Robert Brown Carcará, seus colaboradores e os clubes filiados à entidade transmitiram sentimentos de pesar aos familiares e amigos do saudoso radialista. 

Confira uma das narrações de Salomão, ao lado de Carlos Said:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jornalista Tony Trindade, da Band Piauí, divulgou um vídeo para informar que venceu a Covid-19.

"Depois de ser positivado com a Covid-19 e enfrentado uma pneumonia muito forte, estou retomando minhas atividades profissionais. Estou aqui pra agradecer por todas as orações. Preferi manter a discrição durante todo o período de dor, na certeza que Deus me daria a oportunidade de vir aqui, em breve, dizer: vencemos mais uma batalha! Aqui estou . Vencemos", postou o apresentador do Alerta Geral e Tribuna Piauí.

Tony afirmou ainda que 2020 não está sendo um ano fácil e citou o episódio em que foi preso pela Polícia Federal em agosto e disse que ainda tem lutado nesta questão para provar a sua inocência.

Assista ao vídeo:

 

Comentar
Estreia dia 19 de outubro · 12/10/2020 - 12h24 | Última atualização em 12/10/2020 - 12h30

Confirmado: Neyara Pinheiro realmente é a contratada de Samantha Cavalca para a TV Piauí


Compartilhar Tweet 1



Confirmado! Realmente a jornalista Neyara Pinheiro é a grande contratação da TV Piauí, de Samantha Cavalca. A programação estreia dia 19 de outubro no Youtube.

Neyara Pinheiro
Neyara Pinheiro    Reprodução Instagram

Após muito suspense, a contratação de Neyara, que saiu recentemente da TV Clube, afiliada Rede Globo no Piauí, foi anunciada inclusive, com outdoors em Teresina.

Neyara é uma das mais 'caras' jornalistas do Piauí e sua saída da TV Clube, que realizou uma reformulação no seu casting, pegou muita gente de surpresa. A jornalista era repórter de rede e apresentou muitas reportagens para a nível nacional, em programas como o Fantástico, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, entre outros.

Confira um pouco da história de Neyara Pinheiro, por ela mesma:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Neyara Pinheiro (@neyarapinheiro) em

Sobre a TV Piauí
Após passagens que deram o que falar pela TV Meio Norte e TV Antena 10, a jornalista Samantha Cavalca decidiu abrir a sua própria TV.

É isso mesmo! Ela ainda guarda muitos segredos sobre o projeto, mas deixou escapar algumas informações ao Bastidores da Mídia sobre a TV Piauí.

Contratados para a TV
A TV inicialmente será online, transmitida no Youtube, mas já conta com nomes reconhecidos, como Ricardo Moura Fé, ex-Meio Norte, e Douglas Ferreira, ex-Antena 10.

Corre a informação nos bastidores que Francisco José, da Band Piauí, também estaria cotado para a TV, mas nem ela quis confirmar esta informação ainda.

Programas confirmados:

Estreia no Dia do Piauí
A estreia está marcada para o dia 19 de outubro, Dia do Piauí, e a TV deve contar com quatro programas ao vivo. Junto com o início das atividades, eles vão lançar também um aplicativo de mobilidade e um marketplace, uma plataforma de vendas online.

Correspondentes e contratações
Apesar das emissoras do Piauí ainda insistirem em correspondentes em Brasília, não conseguiram acompanhar a atuação da Samantha, por isso ela afirma que terá uma nova correspondente na capital brasileira com o seu perfil, que promete muita repercussão. Além disso, haverá um correspondente em São Paulo também.

"Enquanto está todo mundo demitindo e reduzindo salários, a TV Piauí está contratando", concluiu.

Comentar
Estreia da TV Piauí · 12/10/2020 - 08h01 | Última atualização em 12/10/2020 - 08h03

Suspense: Samantha Cavalca vai contratar a ex-global Neyara Pinheiro para a TV Piauí?


Compartilhar Tweet 1



A jornalista Samantha Cavalca vai estrear em uma semana a sua TV Piauí no Youtube. O Bastidores da Mídia já revelou vários detalhes sobre o novo projeto que movimentou a mídia piauiense, mas ficou faltando uma coisa: quem seria a 'mega contratação' anunciada por ela?

Pois bem. Samantha já tinha revelado que era uma mulher e com grande credibilidade. Mas neste domingo (11/10) ela deu mais dicas: 'Uma mulher conhecida por seu trabalho em todo Brasil e que o Piauí se orgulha'.

A maioria dos seguidores de Samantha Cavalca apontaram que a silhueta é de Neyara Pinheiro, que deixou a TV Clube recentemente após quase 20 anos na afiliada Rede Globo, e com reconhecimento nacional.

Mas também sugeriram outras possibilidades, como Raquel Castelo Branco, Rachel Sheherazade, Cinthia Lages e até Maju Coutinho.

O Bastidores da Mídia fez uma mini-perícia na silhueta postada por Samantha Cavalca e constatou que pode ser realmente Neyara Pinheiro. O fundo da foto é idêntico a um vídeo e uma sessão de fotos que a jornalista fez recentemente.

Apesar das evidências, Samantha continua fazendo suspense e não confirmou que se trata da ex-global. Ela disse que nesta segunda-feira (12/10) vai fazer o anúncio oficial em seu Instagram: @samanthacavalca

 

Comentar
TV Piauí estreia em breve · 06/10/2020 - 17h52 | Última atualização em 06/10/2020 - 17h55

Samantha Cavalca lança sua própria TV e já anuncia contratações e surpresas


Compartilhar Tweet 1



Após passagens que deram o que falar pela TV Meio Norte e TV Antena 10, a jornalista Samantha Cavalca decidiu abrir a sua própria TV.

É isso mesmo! Ela ainda guarda muitos segredos sobre o projeto, mas deixou escapar algumas informações ao Bastidores da Mídia sobre a TV Piauí.

Contratados para a TV
A TV inicialmente será online, transmitida no Youtube, mas já conta com nomes reconhecidos, como Ricardo Moura Fé, ex-Meio Norte, e Douglas Ferreira, ex-Antena 10.

Corre a informação nos bastidores que Francisco José, da Band Piauí, também estaria cotado para a TV, mas nem ela quis confirmar esta informação ainda.

Programas confirmados:

'Grande contratação'
Samantha afirma que uma 'grande contratação' será fechada em breve, ela não quis dizer quem é, mas que se trata de uma mulher e de grande credibilidade no Piauí, vocês já imaginam quem é?

Estreia no Dia do Piauí
A estreia está marcada para o dia 19 de outubro, Dia do Piauí, e a TV deve contar com quatro programas ao vivo. Junto com o início das atividades, eles vão lançar também um aplicativo de mobilidade e um marketplace, uma plataforma de vendas online.

Correspondentes e contratações
Apesar das emissoras do Piauí ainda insistirem em correspondentes em Brasília, não conseguiram acompanhar a atuação da Samantha, por isso ela afirma que terá uma nova correspondente na capital brasileira com o seu perfil, que promete muita repercussão. Além disso, haverá um correspondente em São Paulo também.

"Enquanto está todo mundo demitindo e reduzindo salários, a TV Piauí está contratando", concluiu.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma equipe da TV Costa Norte, de Parnaíba, foi impedida por um aliado do prefeito Mão Santa, que concorre à reeleição, de filmar uma caminhada na cidade.

Imagens da emissora mostram o momento em que um repórter tenta entrevistar Mão Santa, mas ele se recusa, para continuar a caminhada.

Em seguida aparece um homem que acompanha o prefeito e coloca a mão na lente da câmera para impedir a filmagem.

"Quer estragar a caminhada? O homem não quer", diz o rapaz, que foi repreendido pelo próprio Mão Santa e outros aliados por tentar impedir o trabalho da imprensa.

Confira o vídeo:

 

Comentar
Contratada pela emissora · 26/09/2020 - 11h15

Vanusa Coelho é a nova apresentadora do Bom Dia News, na O Dia TV


Compartilhar Tweet 1



A apresentadora Vanusa Coelho é a nova âncora do programa Bom Dia News, da O Dia TV, afiliada RedeTV! no Piauí. Nos últimos dias o programa era apresentado por Eliézer Rodrigues.

Vanusa é um ícone da TV piauiense, com décadas de experiência, tendo passagens por praticamente todas as emissoras. Além disso, atua com assessoria e publicidade.

Uma referência também no rádio, Vanusa nos últimos anos não tinha contrato fixo com nenhuma emissora. Um dos seus últimos trabalho foi a apresentação do sorteio da Abrace a São Benedito, da TV Meio Norte.

“Depois de longos anos sem um programa diário, é um expectativa muito boa, de uma chegada que foi no tempo de Deus. Durante muitos anos eu estava fazendo meu trabalho de comunicação como eu gostava de fazer, mas Deus me mandou uma emissora que combina mais ou menos com o que a Vanusa gosta de ser, além da questão da credibilidade. Foi uma das coisas que mais me chamou atenção”, contou Vanusa  ao portal O Dia.

Em vídeo publicado no Instagram, Vanusa lamentou o fato de não poder compartilhar a novidade com a amiga dona Lúcia, da Casa dos Salgados, que faleceu esta semana após complicações da Covid-19.

"Estou passando por um novo ciclo na minha vida profissional e eu sei que se a dona Lúcia tivesse aqui em vida ela estaria vibrando e torcendo, assim como ela sempre fez", disse emocionada.

O Bom Dia News é exibido de segunda a sexta-feira às 8h no canal 23.1.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Segunda-feira temos um encontro na O Dia TV com Bom diA News, até lá 👏👍🙏#jornalismo #intretenimento #tamojunto

Uma publicação compartilhada por Vanusa Coelho (@vanusacoelhotv) em

 

Comentar
Jornalista tinha 24 anos · 17/09/2020 - 17h02 | Última atualização em 17/09/2020 - 18h19

Kairo Amaral da TV Clube venceu Covid-19 antes de morrer de câncer


Compartilhar Tweet 1



Kairo Amaral
Kairo Amaral    Arquivo pessoal

O jornalista Kairo Amaral Resende, de 24 anos, que morreu na madrugada dessa quinta-feira (17/09), foi diagnosticado com Covid-19 há alguns meses e já estava curado, segundo o apresentador Marcelo Magno, do PITV1.

Natural de Parnaíba, o correspondente da TV Clube no Litoral do estado recebeu diagnóstico de câncer há pouco mais de um ano e desde então lutava contra a rabdomiossarcoma, que desenvolveu em partes moles do braço.

Kairo seguia às últimas fases do tratamento da doença, mas teve complicações que levaram à insuficiência dos rins. Ele começou a fazer hemodiálise em casa, em Parnaíba, e não resistiu.

A emissora filiada a Globo no Piauí fez uma reportagem especial com um pouco da história e da carreira de Kairo Amaral. Assista:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A morte do jornalista Kairo Amaral, após um intensa luta contra o câncer, causou muita comoção também em toda a imprensa do Piauí e vários jornalistas manifestaram seu pesar, entre eles o colega de emissora Marcelo Magno, apresentador do PITV1, na TV Clube.

"Obrigado pela oportunidade de conhecê-lo, amigo Kairo Amaral, de conviver com você mesmo que por um período curto. Você leva o nosso amor pelo ser humano tão incrível que foi, que encantou a todos... E deixa eternizada a nossa admiração pelo exemplo que se tornou. Deus tem mais um bom anjo em sua morada. Aos familiares, especialmente à dona Fátimas Amaral (mãe do Kairo), o meu abraço carinhoso. A luta de vocês não foi em vão", postou

 

Comentar
Vítima de câncer · 17/09/2020 - 13h39 | Última atualização em 17/09/2020 - 20h02

Sindicato dos Jornalistas lamenta morte de Kairo Amaral da TV Clube


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução / TV Clube

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí manifestou pesar pesar pela morte jornalista da TV Clube Kairo Amaral, de 24 anos. Ele morreu de câncer na madrugada dessa quinta-feira (17/09), em Parnaíba, litoral do Piauí.

Kairo Amaral atuava como correspondente de Parnaíba para a Rede TV Clube e estava de licença médica para realizar o tratamento. O jornalista atuou também no Grupo Meio Norte como repórter de TV, portal e jornal da empresa.

"O Sindjor/PI se solidariza e deseja força a família de Kairo Amaral e seus amigos e colegas, neste momento tão difícil", diz trecho de nota. 

O velório de Kairo Amaral acontecerá na Funeral Prev, localizada em Parnaíba e o sepultamento será por volta de 16h, no Cemitério Jardim Eterno, situado na BR 343 – km 07, Sabiazal, também em Parnaíba.

Veja nota na íntegra:

É com nosso mais profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí comunica o falecimento do jornalista Kairo Amaral, de apenas 24 anos de idade, na madrugada desta quinta-feira, (17/09), vítima de câncer no braço.

Kairo Amaral atuava como correspondente de Parnaíba para a Rede TV Clube e estava de licença médica para realizar o tratamento. O jornalista atuou também no Grupo Meio Norte como repórter de TV, portal e jornal da empresa.

O Sindjor/PI se solidariza e deseja força a família de Kairo Amaral e seus amigos e colegas, neste momento tão difícil.

O velório de Kairo Amaral acontecerá na Funeral Prev, localizada em Parnaíba e o sepultamento será por volta de 16h, no Cemitério Jardim Eterno, situado na BR 343 – km 07, Sabiazal, também em Parnaíba.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O apresentador Beto Rego, do programa Balanço Geral, na TV Antena 10, não escondeu a emoção ao relatar um caso que ele considera um dos mais emocionantes da sua carreira.

Um homem manteve a filha de apenas nove anos refém dentro de sua residência na manhã desta sexta-feira (11/09), no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina. Somente após cinco horas de negociação, ele resolveu se entregar. A criança não sofreu nenhum ferimento.

Parte do drama foi transmitido ao vivo pela TV Antena 10, no horário do programa de Beto Rego. Segundo informações da polícia, o homem assistia ao programa de Beto Rego e acompanhava a repercussão do caso.

Confira o relato do apresentador:

Hoje passamos por momentos de tensão e responsabilidade, quando um pai manteve por muitas horas sua filha em cárcere privado, ameaçando e provocando medo em muitas pessoas, que aguardavam ansiosas por um desfecho positivo, e assistindo nossa TV Antena 10 que chegou primeiro ao local. 
Um fato me chamou a atenção, quando um capitão do Bope, disse que o pai estava acompanhando tudo pela nossa emissora, dentro da casa. Confesso que foi uma das maiores experiências da minha vida no jornalismo, pois senti tbm a necessidade de acalmar, e tentar conscientizar aquela pessoa para se entregar e libertar sua filha... Nunca vou esquecer o que passei, o sofrimento da mãe do rapaz, do pai, de todos que acompanharam o desfecho daquela situação traumática que vivemos... Jornalismo é uma profissão do bem, e cada vez mais de participação na vida das pessoas, seja em momentos bons, como em situações difíceis. Obrigado meu Deus!!! Parabéns aos policiais, aos advogados da comissão de direitos humanos, e todos que participaram para o sucesso, e desfecho satisfatório.

 

Hoje passamos por momentos de tensão e responsabilidade, quando um pai manteve por muitas horas sua filha em cárcere...

Publicado por Beto Rego em Sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução Meio Norte

Com o número de assinaturas em vertiginosa queda, em especial durante a pandemia, o jornais impressos insistem em medidas para atrair leitores.

No Piauí, o jornal Meio Norte anunciou o 'Assine Ganhe'. Com a assinatura digital, os assinantes concorrem a sorteios, sempre às 20h, nas plataformas do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC).

Segundo o site do grupo, com apenas R$ 5 o leitor vai concorrer a carros (a cada 15 dias), além de smarts TVs e smartphones todos os dias. Ao fazer a assinatura do jornal eletrônico o assinante receberá um número da sorte para concorrer aos sorteios. A assinatura é quinzenal poderá ser feita através da leitura do QRcode que será exibido durante a programação da Rede Meio Norte, Jornal Meio Norte e redes sociais, além de agentes de assinatura espalhados por toda Teresina e Piauí.

Declínio do jornal impresso
O piauiense testemunhou nos últimos anos o jornal impresso definhar. O estado que já possuiu pra lá de meia dúzia de empresas que atuavam neste meio, hoje tem apenas o Meio Norte e O Dia, o mais antigo estado em operação, com quase 70 anos.

O último a fechar foi o Diário do Povo, mas os que sobreviveram circulam em edições 'esqueléticas' e sempre com informações requentadas do dia anterior e aproveitadas dos portais. Editorias e seções inteiras deixaram de existir e até no final de semana há apenas a circulação e uma única edição.

Manter um jornal impresso no Piauí virou mais uma questão de ego, já que não se sustenta, além disso, é importante mostrar para o anunciante de outras mídias a gama de meios que o grupo de comunicação possui, mesmo que isso não signifique audiência.

Comentar
Saída de profissionais · 04/09/2020 - 14h40 | Última atualização em 04/09/2020 - 16h49

Jornalista Marcos Teixeira pede afastamento da TV Clube: 'Até breve'


Compartilhar Tweet 1



O jornalista Marcos Teixeira comunicou seu afastamento da TV Clube, emissora ao qual trabalha há 20 anos. Ao 180, ele afirmou que ficará dois meses afastado para descansar.

"O ontem e o hoje. No estúdio e na rua, sempre informando. Ingressei no jornalismo, ainda adolescente. E lá se vão três décadas, contadas desde setembro de 90. Agora, uma pausa para descanso. Até breve!", postou nas redes sociais.

Na afiliada Globo no Piauí, já apresentou programas como o Bom Dia Piauí, Clube Rural, entre outros. Nos últimos anos trabalhava com cobertura política, tendo, por várias vezes, produzidos matérias que repercutiram na programação da Globo.

Natural de São Félix do Piauí, começou na comunicação ainda adolescente numa carreira de 30 anos. Ele também atuou na TV Timon, hoje TV Meio Norte.

Nos últimos meses, a TV Clube que tem perdido profissionais experientes após revisão dos contratos. O primeira a sair nesta etapa foi João Neto, atualmente na TV Antena 10. Marcela Priscilla e Neyara Pinheiro também se afastaram da emissora.

Marcos Teixeira também é advogado.

'Jornalista tem a missão de informar'
“Eu nunca gostei de aparecer. Sou do tempo em que quem tem que aparecer é a notícia. E acho que o jornalista tem a missão de informar, de transmitir, de buscar ser fiel nos fatos”, disse Marcos Teixeira em conversa com Iraildon Mota no programa #VidaDeRepórter, concedida no ano passado, para a Comrádio.

“O jornalista tem que ser inquieto e não aceitar as coisas de cara.  Eu não concebo jornalista que não é jornalista 24 horas. Não é obrigado você tá na emissora de Rádio ou TV, em frente ao computador, o que importa é o seu olhar,” ressaltou.

    Reprodução Escola Comrádio

Acidente de trabalho
Em 5 de janeiro de 1995, enquanto se encaminhava para a realização de uma matéria no município de Nossa Senhora dos Remédios, a equipe de reportagem da TV Meio Norte sofreu um acidente automobilístico na Rodovia PI-212 (na época, uma estrada sem pavimentação), a cerca de 25 km do município de Barras. Ao desviar de um buraco, o motorista Josimar Assunção Silva perdeu o controle do automóvel, que virou e capotou três vezes numa ribanceira, sacando do banco de trás para fora do carro o repórter da Meio Norte FM e cinegrafista da TV Meio Norte Francisco das Chagas Azevedo Rosa, que bateu fortemente a cabeça e ainda foi atingido pelo próprio carro, que terminou virado em cima dele. No automóvel também estavam o repórter Marcos Teixeira, o cinegrafista Antônio Andrade e o fotógrafo do jornal Meio Norte, Manoel Messias, que sobreviveram com algumas escoriações.

Assim como os demais, Azevedo Rosa foi levado de ambulância ao Hospital Regional de Barras mas não resistiu e morreu aos 22 anos, tendo seu velório e enterro custeados pela emissora.

Comentar
Não definiu seu futuro na TV · 26/08/2020 - 11h54 | Última atualização em 26/08/2020 - 11h59

Jornalista Neyara Pinheiro na TV Meio Norte? Falta de torcida não é!


Compartilhar Tweet 1



Neyara Pinheiro
Neyara Pinheiro    Reprodução

A jornalista Neyara Pinheiro mal saiu da TV Clube e muita gente cogita qual será sua próxima parada. Com quase 20 anos de experiência só na afiliada da Globo, e reconhecimento nacional, agrega valor para toda emissora.

Ela ainda não comentou sobre trabalhos futuros, apenas disse que não vai para nenhuma emissora.

Mas na TV Meio Norte não falta torcida para que ela seja contratada. Apresentadores da emissora desejaram sucesso nesse 'novo' momento.

"Uma linda trajetória amiga Neyara Pinheiro você é um exemplo pra nós jornalistas, muito amor por você. Sucesso na sua nova trajetória, Deus no comando, novos ciclos", comentou Karla Berger, que apresenta o Canal Saúde.

Shirley Evangelista, do MN40º, postou: "Que bela trajetória, hein? Construída com muita dedicação, talento e competência! Desejo muito sucesso em seu novo caminho! Beijo grande!".

"Meu Deus, que mulher, que profissional, que jornalista! Boa sorte nesse novo momento", falou Carlos Gaeth, do programa Vida de Artista.

"Na hora da despedida sabemos o quanto a pessoa é querida. Que seu talento brilhe em outras paisagens. Boa sorta", comentou Eli Lopes.

A TV Meio Norte não tem um histórico e absorver ex-funcionários da TV Clube. Casos raros foram os de Francinito Loureiro e Walteres Arraes, além de Virginia Fabris, que fez uma parada na TV Cidade Verde antes.

O 'Padrão Globo' de Neyara causaria estranheza no público caso ela aparecesse fazendo propaganda de uma desentupidora de fossa, ou uma loja de bijuterias, em um programa de TV, mas trabalho é trabalho.

Comentar
Pediu demissão após 19 anos · 26/08/2020 - 08h52 | Última atualização em 26/08/2020 - 14h09

‘Foi um dia difícil’, diz jornalista Neyara Pinheiro em despedida da TV Clube


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução Instagram / Denise Freitas

A jornalista Neyara Pinheiro se despediu da TV Clube nesta terça-feira (25/08 em clima de muita emoção. Ela ficou na afiliada da Rede Globo no Piauí por 19 anos e pediu demissão pata seguir outros rumos na carreira.

"Hoje encerro um importante ciclo na minha vida. Foram 19 anos contando histórias. Viajei de norte a sul do Piauí para contar histórias curiosas, desafiadoras, notícias factuais, notícias boas e ruins. Hoje foi um dia difícil, a despedida! Foi também um momento de muita emoção, recebi tanto amor que meu coração, meu corpo e minha alma estão numa outra dimensão", postou, agradecendo ao vídeo feito por colegas.

Teve bolo, buquê, docinhos, homenagens e muita lágrimas na despedida de Neyara Pinheiro na emissora. A jornalista Denise Freitas também não deixou de dar o seu recado.

"Milhares de corações saudosos e agradecidos pela oportunidade de poder aprender com essa pessoa fantástica chamada Neyara Pinheiro. Foram muitas histórias contadas nos jornais locais e nos telejornais da Globo e outras tantas que acompanhamos dos bastidores. Vimos a luta de uma mulher destemida, que foi atrás de um sonho e, com ele, colocou o Piauí lá no alto junto com o talento dela... mas o maior talento dela, talvez, tenha sido a capacidade de superar tantos desafios no trabalho até ser entendida no propósito de fazer o bem e, ainda assim, mesmo em dias de luta, sempre carregou um coração leve e grato... Você foi lá e mostrou todos os lados... as denúncias, os desvios de recursos públicos, mas também a beleza do nosso Estado e da nossa gente, a começar por você. Descansa, minha amiga! E continue sendo você, aguerrida e leve de coração... por aqui, somos só saudade...", postou Denise Freitas.

O jornalista Marcelo Magno também fez a sua homenagem:

"Hoje a amiga Neyara Pinheiro pediu licença do vídeo por um tempo e se despediu da TV Clube após 19 anos de muitas histórias. Para marcar esse fechamento de ciclo, escolhemos um cantinho especial da emissora, bem florido, como a vida dela. Sim, a Neyara é flor que nos conquistou ao longo desse tempo tão bom de convivência e não para de encantar a gente. Aproveitamos para ensaiar um abraço que daremos em breve... e bem apertado. Além da saudade danada que a fantástica Neyara Pinheiro já deixa em todos nós, fica o exemplo de grande ser humano e profissional. Obrigado por tudo, amiga. Você é luz, Neyarinha. Que Deus te guie sempre. Paz, saúde e sucesso!".

 

Comentar
Colegas mandaram recados · 25/08/2020 - 10h18 | Última atualização em 26/08/2020 - 14h09

Clima de despedida: jornalista Neyara Pinheiro deixa a TV Clube após quase 20 anos


Compartilhar Tweet 1



A jornalista Neyara Pinheiro está se despedindo da TV Clube, onde trabalhou por 19 anos. Estes são os últimos dias dela como funcionária da afiliada da Rede Globo no Piauí.

    Reprodução TV Clube

"Essa semana começou de um jeito diferente. Tudo com um significado mais profundo, mais especial. Tá chegando a hora da despedida! Ufa, aguenta ❤️", postou.

    Reprodução Instagram

Neyara se destacou por seu profissionalismo e ganhou grande destaque. Como repórter levou aos piauienses reportagens marcantes que foram destaque a nível nacional, como apresentadora, mostrou firmeza na condução dos programas.

    Reprodução Rede Globo
    Reprodução Rede Globo

Colegas de Neyara comentaram sua saída nas redes sociais.

"Grande amiga, excelente profissional! Já estou com saudade...", postou Marcelo Magno.

"A gente já fica com o coração apertado de saudade, mas também grato pela oportunidade de aprendizado, pela doce convivência... E já sei o caminho da sua casa", comentou Denise Freitas.

    Reprodução Instagram

No Instagram Neyara Pinheiro publicou stories com a produção de sua última matéria a nível nacional, para o Bom Dia Piauí.

O 180 tentou contato com a jornalista, mas a ligação não foi atendida. Ainda não há informações se ela vai para alguma outra emissora e se investirá em outras áreas da comunicação.

    Arquivo pessoal

A jornalista faz parte de uma leva de comunicadores que deixam emissora, que inclui João Neto, entre outros. Com as reformulações na emissora, contratos são revistos especialmente para redução de custos.

    Reprodução Instagram

 

Comentar
História e curiosidades · 13/08/2020 - 15h42 | Última atualização em 13/08/2020 - 15h47

Professor Orlando Berti lança e-book gratuito sobre o Webjornalismo no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O professor universitário e pesquisador Orlando Berti  lançou esta semana o e-book de acesso gratuito 'Webjornalismo no Piauí'. O livro é resultado de uma pesquisa sobre os mais de 20 anos de práticas webjornalísticas no estado.

Professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Orlando Berti detalha o surgimento do webjornalismo no Piauí, momentos de erros e acertos, passando pelo avanço na capital e interior e chegando a atualidade, trazendo o mais completo levantamento de sites jornalísticos já feito no Piauí.

Orlando Berti
Orlando Berti 

Curiosidades e levantamento histórico
O livro traz muitas curiosidades do surgimento do webjornalismo no estado e, inclusive, o cenário político em que ele se deu. Também detalha o início das atividades de portais pioneiros na área como o Só Política, que não existe mais, o 180graus e o Portal AZ.

"Desde 2018 venho pesquisando com mais profundidade o webjornalismo no nosso estado. Não só em Teresina, mas em todos os 224 municípios. É uma forma de contribuir para sistematizar tendências, fazer reflexões e refletir sobre a área. Esse é um dos papéis da universidade”, destacou o professor, que é jornalista, mestre, doutor e pós-doutor em Comunicação.

"Com a pandemia, o isolamento social e nosso trabalho em home office era mais que uma obrigação pesquisar. O livro sai em forma de e-book e gratuito como uma resposta direta ao conhecimento e a formação da sociedade, responsável por nosso salario", completou.

Estrutura da obra
Webjornalismo no Piauí  tem 140 páginas e é dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo fala sobre o início do webjornalismo no estado. O segundo capítulo fala do avanço da área em todo o Piauí. O terceiro capítulo trata sobre os sites jornalísticos e suas questões regionais por meio dos 12 territórios de desenvolvimento. O quarto capítulo traz uma lista dos quase 250 sites webjornalísticos atualmente funcionando no Piauí. 

O livro, publicado pela EdUESPI, pode ser acessado e baixado gratuitamente, CLIQUE AQUI!


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O empresário Roberto Ziegest, proprietário do BobZ Resort, localizado no litoral do Piauí, recebeu em o também empresário e apresentador Álvaro Garnero, que apresenta o quadro 50 por 1 no programa Domingo Espetacular, da RecordTV, e estava acompanhado pela sua equipe para gravações na região.

"Estamos no meio das Rotas das Emoções com um litoral pequeno... Mas um paraíso de poucos. Felizes de lhe receber e toda equipe. Nosso Nordeste e nosso país são incríveis em breve, estaremos com nossa vida e liberdade restabelecidas... Não há crise que sempre dure", postou Ziegest.

"Vamos mostrar a beleza de nossas trilhas... Nossas praias... Nosso povo da rota das Emoções Jeri/ BG Delta / Lençóis Maranhenses", completou.

Álvaro agradeceu no Instagram a recepção: "Mto obrigadooooooo amigo querido 👊👊👊👊! Vc ta de parabéns! @bobzresort está D ++++!".

"O paraíso do mundo é aqui. Isso é o que a nova temporada do 50 por 1 vai lembrar, isso que a gente nunca pode esquecer. O caminho para normalidade pode demorar mais um pouco para chegar, mas a gente tem essa vista no caminho. Vamos em frente", completou Álvaro.

O apresentador já fez a postagens de algumas imagens que fez na região:

Em seus stories, Álvaro ficou triste com a quantidade de lixo encontrado em uma praia. Falou também que em breve vai à Teresina para inauguração do Café De La Musique Teresina, da qual é dono da marca.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O jornalista Wellington Alencar é o novo apresentador do programa Ronda do Povão, na TV Meio Norte. Pádua Araújo deixa a atração diária , pois é pré-candidato a vereador de Teresina.

Wellington já tem uma boa trajetória profissional. Para quem não lembra, ele foi o 'Jerod' do filme 'Ai Que Vida', um sucesso de Cícero Filho.

Wellington Alencar como Jerod no filme 'Ai Que Vida'
Wellington Alencar como Jerod no filme 'Ai Que Vida' 

Ele também tem passagens pela TV Antares, bem como garoto propaganda, em especial do Shopping da Cidade, que foi atingido por um incêndio na noite desta segunda-feira (10/08).

Pádua Araújo se despediu do programa ontem e passou o bastão para Wellington, que estreou nesta terça-feira (11/08).

Pádua Araújo é pré-candidato a vereador em Teresina
Pádua Araújo é pré-candidato a vereador em Teresina 

Pra quem pensava que o programa ia ganhar um tom mais formal, se enganou. Desenrolado e com a comédia no sangue, Wellington levou muita graça para o programa. 

A programa continua com as participações do palhaço Chupetinha e da humorista Piauilina, interpretada por Nayana Lima.

Comentar