Compartilhar Tweet 1



Acolhendo a solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de poder contar com a colaboração de dois bispos auxiliares, o papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira (11/07), como bispo titular de “Castabala” e auxiliar de Fortaleza, o padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos, atualmente vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE).

Na sequência, nomeou o padre Julio César Souza de Jesus, como bispo titular de “Arba” e auxiliar de Fortaleza, atualmente pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Teresina (PI). A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”, às 12h de Roma.

 


Fonte: Com informações da CNBB
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) visitou o município de Barro Duro para verificar a estrutura dos consultórios odontológicos da região.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barro Duro foi interditada e notificada pelo fiscal do Conselho. As unidades de saúde notificadas receberam um prazo de até 30 dias para realizar as adequações.

O presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, explica que a entidade busca conhecer a realidade dos atendimentos em saúde bucal na rede pública e particular em todas as regiões do Piauí. “As fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí têm o objetivo de garantir a segurança nos atendimentos odontológicos e o pleno exercício da Odontologia, respeitando as normas válidas para todo o país”, declara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Com informações da Ascom/CRO-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (09/03) o prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes, recebeu a visita do governador Wellington Dias e sua comitiva na cidade. Na ocasião, o gestor agradeceu ao governador pelas melhorias que estão sendo investidas na cidade e pelo apoio que o governo está oferecendo à cidade.

"Hoje Barro Duro está muito feliz, vamos continuar trabalhando juntos para que a nossa cidade venha crescer cada vez mais, e contamos com o apoio do nosso governador e com a nossa união e esforço vamos construir uma cidade melhor para todos." Ressaltou o gestor

Além do governador, estiveram presentes a Deputada federal Rejane Dias, a vice-governadora Margarete Coelho o Senador Ciro Nogueira, além de deputados, secretários, vereadores, prefeitos de cidades vizinhas e populares. A solenidade aconteceu na câmara municipal da cidade.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Barro Duro recebeu a visita do governador Wellington Dias e toda a sua comitiva na manhã desta sexta-feira (09/03).

Na ocasião, além de ir até os locais de obras e realizar inaugurações na cidade, Wellington Dias também autorizou mais uma obra de pavimentação asfáltica de 14 mil metros quadrados para melhorar a mobilidade da cidade.

Além disso, foi  mencionado pelo chefe do Estado a reforma e aquisição de equipamentos para a Universidade Aberta e a implantação da Academia de Saúde.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em cumprimento de sua agenda oficial, o governador Wellington Dias visitou a obra da Unidade de Saúde Carlyle Guerra de Macedo no município de Barro Duro na manhã desta sexta-feira (09/03), e esteve na reforma da Unidade Mista de Saúde, orçada no valor de R$ 120 mil.

Na oportunidade, Wellington Dias autorizou a instalação da academia de saúde no município, para promover a prática de atividades físicas melhorando a saúde dos moradores.

O governador reforçou ainda seu apoio com o município ressaltando seu empenho para cada vez mais investir recursos para a cidade.

 

Comentar
Cumprindo a agenda oficial · 09/03/2018 - 23h56

Governador Wellington Dias inaugura obras em Barro Duro 


Compartilhar Tweet 1



O governador do Piauí, Wellington Dias esteve na manhã desta sexta-feira (09/03) no município de Barro Duro, cumprindo sua agenda oficial e realizou inaugurações de duas obras importantes para a cidade.

A primeira obra entregue pelo governador foi a de pavimentação poliédrica do calçamento da rua Projetada, e logo após, foi entregue a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender melhor as necessidades da população na área da saúde. 

Para o chefe do executivo, as obras concluídas são fundamentais para a cidade e com certeza irão contribuir para uma cidade melhor. No local, várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o prefeito Deusdete Lopes a vice-governadora, Margarete Coelho, a deputada federal Rejane Dias, além de deputados, e populares.

 

Comentar
Investimentos em andamento · 30/08/2017 - 08h12 | Última atualização em 30/08/2017 - 14h46

Rejane Dias trará mais investimentos em cursos técnicos e o ensino superior para Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias esteve em Barro Duro recebendo titulo de cidadania, nesta terça (29/08), momento em que visitou as instalações da unidade escolar Benedito Martins Napoleão, onde ocorreu a solenidade.

A deputada ouviu atentamente as necessidades dos professores e estudantes, e ao final de sua visita informou que os investimentos em cursos técnicos e no ensino superior, e a reforma do prédio da Universidade Aberta do Piauí estão sendo encaminhadas!

Proposto por Assumpcione · 29/08/2017 - 22h07 | Última atualização em 30/08/2017 - 14h46

Câmara Municipal de Barro Duro contempla Rejane Dias com titulo de cidadania


Compartilhar Tweet 1



Através de proposta da vereadora Assumpcione (PT), e aprovação da Câmara de Vereadores a Deputada Federal Rejane Dias(PT-PI) recebeu nesta terça (29/07) o título de cidadã honorária de Barro Duro.

A solenidade ocorreu na quadra da Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão. O titulo que a deputada veio a sem contemplada se deve a contribuição que a mesma tem realizado para o desenvolvimento da educação e qualificação profissional no município.

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 16h30 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h33

Na capital, prefeito Dr. Deusdete participa de sessão no TCE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Barro Duro, Dr. Deusdete, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (24/06) acontece o encerramento dos festejos de São João Batista no município de Barro Duro. Comemoração que vem ocorrendo desde o dia 10 de junho se estendendo por uma vasta programação.

E para concluir a agenda cultural preparada para atender os munícipes, será realizada uma grande festa com as atrações de Hanna Vanessa e Cizinho & Forró Bandido, que prometem muita animação nesta grande festa.

(Equipe de Municípios)

Beneficiando o município · 14/06/2017 - 17h43 | Última atualização em 14/06/2017 - 17h51

Dr Deusdete, de Barro Duro, vai ao lançamento da UAPI em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Dr. Deusdete, do município de Barro Duro, participou nesta quarta-feira (14/06) da solenidade de lançamento do edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí, em 60 municípios piauienses. O governador Wellington Dias fez o lançamento com a secretária da Educação, Rejane Dias, secretário de Governo, Merlong Solano; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, equipe técnica, além de alguns deputados estaduais.

Em companhia do prefeito também estavam marcando presença no evento a vereadora Assupeione, que se declarou como a primeira vereadora do partido dos trabalhadores eleita em 30 anos no município, e sua assessora Conceição de Maria.

(Equipe de Municípios)

Força tática foi acinada · 13/06/2017 - 10h42

Acusados por furtos, trio foge da delegacia de Polícia de Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Presos desde a manhã da última sexta-feira (09/06), na cidade de Barro Duro, trio acusados de cometerem furto em várias residências, conseguiram fugir da Delegacia de Polícia daquele município.

A fuga foi nesta segunda-feira (12/06), por volta das 21h. Com eles, no momento da prisão na última sexta, foram encontrados uma espingarda calibre 28, duas TVs, um DVD, várias armas brancas (facas), panelas, um botijão de gás, foice, redes e uma extensão de carro de som.

Os fugitivos foram identificados apenas como Sabão, Cavalo do Cão e Baloo Branco. Os três já têm diversas passagens pela polícia, inclusive estão em liberdade há pouco tempo, respondendo por diversos crimes.

A Força Tática foi acionada para tentar recapturar os criminosos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal canal121

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

A Delegacia da Receita Federal em Teresina, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou na manhã desta terça-feira (07/02), um seminário de orientação aos municípios do Estado do Piauí sobre suas obrigações tributárias referentes aos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. O prefeito Dr. Deusdete, de Barro Duro participou do evento.

O delegado da Receita Federal, Regional Piauí, Marcos Henrique Portela, agradeceu a parceria da APPM e destacou que o presente evento objetiva a orientação para educação fiscal. “A Receita Federal está de portas abertas aos municípios e queremos, a cada dia, estreitar essas relações, trabalhando de maneira preventiva”, afirmou.

A secretária de Saúde do município de Barro Duro, Ceiça Pessoa, está em Teresina, onde participa do Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde.

O evento teve início nesta quarta-feira (8) e segue nesta quinta-feira (09/02) realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na ocasião, os novos gestores de saúde dos municípios piauienses estão tendo a oportunidade de entender o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área.

Sobre trasparência · 07/02/2017 - 14h35

Dr. Desdete marcou presença em evento do CGU na sede da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Barro Duro, Dr. Deusdete, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

Equipe de municípios - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Dr. Deusdete (PSB) foi eleito prefeito no município de Barro Duro com 42,59% dos votos. Ele derrotou Chico Pereira do PP, que teve 40,27% e Júnior do PV, que teve 17,14%.


Compartilhar Tweet 1



Até às 09h05, do dia 26 de agosto de 2016, no site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Barro Duro conta com três candidatos a prefeito e 35 a vereador. Todos aguardando julgamento do TSE.

O empresário Chico Pereira (PP) é candidato a prefeito. Rogério Abreu (PRTB) concorre como seu vice pela coligação "A Experiência e o Novo Trabalhando com o Povo".

Dr Deusdete (PSB) também é candidato, com o advogado Eloi (PSC) como vice, pela coligação "A Vitória que o Povo Quer".

O vereador Júnior (PV) também é candidato, com o comerciário Batista (PC do B) como vice, pela coligação "Unidos pelo Desenvolvimento e Progresso de Barro Duro".

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TSE-PI
Foi aplicada multa de R$20 mil · 16/05/2016 - 17h46

Operação no PI apreende pássaros e o criador vai responder por crime


Compartilhar Tweet 1



Mais uma operação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, garante a apreensão de pássaros de várias espécies no interior do Piauí. Desta vez, a operação, batizada de “Trinca Ferro”, foi realizada em parceria com a Policia Militar Ambiental no município de Barro Duro.

Foram aprendidos mais de 40 pássaros, sendo 30 canários. “Autuamos um morador em sua residência, onde criava as aves com objetivo de realizar rinha de aves e reprodução, entre canário, papa capim, trinca ferro, bigode e um galo de campina ”, informou o Gerente de fiscalização, Renato Nogueira

De acordo com Renato, a ação na manhã desta segunda-feira (16), aconteceu após o recebimento de denúncia de que a "briga" de pássaros e comercialização vem acontecendo com frequência naquele município.

(Redação Teresina)

Nesta manhã 16/05 · 16/05/2016 - 14h45

40 pássaros são apreendidos pela SEMAR em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Mais uma operação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) garante a apreensão de pássaros de várias espécies no interior do Piauí. Desta vez, a operação, batizada de “Trinca Ferro”, foi realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental no município de Barro Duro. Foram aprendidos mais de 40 pássaros, sendo 30 canários.

“Autuamos um morador em sua residência, onde criava as aves com objetivo de realizar rinha de aves e reprodução, entre canário, papa capim, trinca ferro, bigode e um galo de campina ”, informou o gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de piaui.gov
Violência no interior do PI · 29/07/2015 - 17h25 | Última atualização em 29/07/2015 - 17h38

HOMEM É PRESO suspeito de estuprar criança de 10 anos


Compartilhar Tweet 1



Um homem, identificado como Antonio Reginaldo Pereira da Silva, 42 anos, natural do município de Valença, foi preso na cidade de Barro Duro, distante 98 km da capital Teresina, suspeito de ter estuprado uma criança de apenas 10 anos de iniciais E.P.S.L.
A prisão do suspeito aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), pela equipe policial da cidade.

"Antonio Reginaldo já responde por dois outros crimes sexuais praticados contra outras duas crianças em Barro Duro, tendo inclusive sido preso por sete meses na penitenciária Vereda Grande, localizada em Floriano", disse o delegado.

O responsável pelo inquérito é o delegado Sérgio Alencar, que também comandou as diligências. O suspeito encontra-se detido na delegacia e após prestar os devidos esclarecimentos ficará à disposição da Justiça.


Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (24/03) Jurandir Lopes de Carvalho morreu afogado na noite por volta das 17h, ao tentar atravessar um açude no município de Barro Duro.


Segundo informações repassadas, Jurandir estava em Agricolândia e foi pescar no açude na companhia de alguns amigos.

O mesmo teria dito que iria atravessar o açude, quando aconteceu a fatalidade.
Muitos populares foram até o local e ficaram revoltados com a demora do Corpo de Bombeiros para resgatar o corpo de Jurandir. Alguns amigos afirmaram que a vítima não consumiu bebida alcoólica.


Jurandir morava em Campinas-SP junto com sua esposa, e estavam de viagem marcada para a próxima sexta-feira.

(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações de Agricolândia em Foco

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) protocolou na manhã da última quinta-feira (19/03) pedido para que o Ministério da Educação (MEC) autorize a implantação do Projovem em mais dez municípios do Piauí, e Barro Duro foi um município contemplado.

Com a medida, o programa vai passar dos 15 municípios em 2014 para 50 este ano, pois, no último mês de fevereiro, o MEC já havia liberado a abertura do Projovem em mais 25 cidades.

O Projovem, que no Piauí estava suspenso desde o ano passado, deve ser retomado no próximo dia 23 de maio, com o início das aulas.

O programa do Governo Federal que tem o objetivo de elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.


Fonte: Com informações da Assessoria
Quadrilha especializada · 03/02/2015 - 08h56 | Última atualização em 03/02/2015 - 09h10

Polícia Militar prende acusados de roubo de carros e motos


Compartilhar Tweet 1



Uma quadrilha especializada em roubo de motos, carros e sons é presa no município de Barro Duro, distante 98 quilômetros de Teresina.

Toda a ação começou no dia (27/01), por volta das 23h, quando um homem tentou roubar um carro de um Policial Civil da cidade de Barro Duro. Na oportunidade o policial reagiu ao assalto e acabou sendo baleado na perna, mas também alvejou o bandido que mesmo assim, conseguiu fugir no veículo e seguiu rumo à cidade de Passagem Franca.

Veja a matéria completa aqui


Compartilhar Tweet 1



O cofre que guarda as doações dos fiéis no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado na região de Valença , foi arrombado na madrugada da última terça-feira (23/12), quando foi subtraído um valor estimado em cerca de R$ 60 mil referente à arrecadação do mês de dezembro. O padre responsável pelo local teve de percorrer cerca de 80 km para registrar um boletim de ocorrência uma vez que o distrito policial mais próximo encontra-se na cidade de Barro Duro.

Segundo o padre Francinilson Gonçalves, a perícia não identificou nenhum indício de que portas ou janelas do santuário tenham sido forçadas, mas como o lugar possui um circuito de monitoramento interno, a expectativa é que a análise das imagens pela perícia ajude a solucionar o caso.