Era de Barro Duro · 09/03/2019 - 11h38 | Última atualização em 09/03/2019 - 11h53

Idoso de Barro Duro morre em acidente entre moto e caminhão


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Antonio Alexandre dos Santos, 62 anos de idade, morreu em um grave acidente envolvendo uma motocicleta e caminhão, ocorrido na tarde desta sexta-feira (08/03) na cidade de Olho D’água do Piauí. O acidente aconteceu por volta das 15h30, em frente ao GPM do município. a vítima morreu no local do acidente.

De acordo com informações de testemunhas, o idoso seguia em uma motocicleta com destino à cidade de Barro Duro quando teria se chocado com um caminhão de entrega que seguia de ré em sentido contrário.

A polícia informou que o condutor do caminhão estava fazendo uma manobra e não percebeu que o motociclista tinha parado com sua motocicleta na traseira do caminhão. A vítima teria ficado em um ponto cego para o motorista e acabou sendo atropelado pelo caminhão.

Uma segunda vítima ainda não identificada ficou ferida no acidente e foi encaminhada para o hospital.

    Foto: Divulgação

 


Fonte: Canal 121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Água Branca e presidente da Associação de Municípios (APPM), Jonas Moura, estará em um encontro especial no Instituto Galaxy, em Teresina.

Este irá presidir uma palestra no momento "O que eu aprendi com a vida", neste sábado (23/02), contando como conseguiu superar os obstáculos da vida.

Nascido na localidade Unha de Gato, quando jovem, trabalhou na agricultura junto com o pai até os 18 anos, e quando podia, vendia doces e balas em frente as escolas da cidade. Foi vendedor de sandálias havaianas na feira. Em seguida trabalhou em uma loja de tecidos.

Quando veio para Teresina, concluir o Ensino Médio, estudou no colégio Monsenhor Bozon, e aos 20 anos, em 1981, conseguiu emprego no Banco Itaú. Aos 36 anos ingressou na faculdade de Administração, depois de casado e já com filhos. Hoje ele tem pós-graduações em Gestão de Empresas e Marketing, funcionário do Itaú, de licença, é prefeito reeleito em Água Branca e presidente da APPM.

 

Comentar
Em Barro Duro · 08/02/2019 - 07h48 | Última atualização em 08/02/2019 - 09h29

Barro Duro | Cepisa emite nota de esclarecimento sobre falta de energia no município


Compartilhar Tweet 1



A Cepisa informa que, devido às fortes chuvas, associadas a ventos com mais de 60 km/h, ocorridas na tarde e noite do último sábado (02/02) em praticamente todo o Estado, houve queda várias árvores de grande porte sobre a rede, e consequentemente, um aumento atípico no volume de ocorrência relativas ao fornecimento de energia elétrica.

Em Barro Duro, foram registrados casos de árvores na rede, postes quebrados e cabos partidos em vários pontos das zonas urbana e rural. O atendimento está sendo feito conforme a maior abrangência da ocorrência, com prioridade para as áreas com maior número de consumidores afetados. Parte das solicitações do bairro Vila Nova e do povoado Riacho Seco, em Barro Duro, foram atendidas no domingo (03/02). A área com cabos partidos foi isolada e será recuperada na manhã desta sexta-feira (08/02), quando 100% dos moradores terão o fornecimento de energia elétrica restabelecido.

 

 

 


Fonte: Cepisa/Equatorial
Comentar
Rede elétrica danificada · 07/02/2019 - 11h31 | Última atualização em 08/02/2019 - 09h28

Moradores de bairro e da zona rural sofrem com falta de energia elétrica em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Os moradores do bairro Vila Nova e do povoado Riacho Seco na cidade de Barro Duro estão sofrendo com o descaso da Cepisa/Equatorial e centenas de prejuízos já foram contabilizados. O bairro está sem energia elétrica desde o último sábado (02/02), ocasião em que ocorreu um temporal e danificou parte da rede elétrica. as informações são do Canal 121.

De acordo com relatos de moradores, a Cepisa ainda não esteve no local para realizar o conserto, mesmo após vários protocolos abertos pelos moradores através do número disponibilizado pela empresa. Fios elétricos e poste estão no meio da rua, levando preocupação às famílias, visto que crianças transitam pelo local a todo instante, além interromper a via pública.
 

Moradores relataram ainda, que mesmo com vários dias sem energia elétrica, servidores da empresa passaram pelo bairro fazendo a entrega de talões normalmente.

 

Comentar

Criminosos armados e ainda não identificados assaltaram o posto de combustíveis Sucesso, localizado na BR 316, em Barro Duro nesta segunda-feira (21/01). O caso aconteceu pouco depois do meio dia. Uma pessoa estava presa no porta-malas no momento do assalto.

De acordo com informações, dois homens armados chegaram ao posto de combustíveis e com as armas em punho anunciaram o assalto. Além do dinheiro, os criminosos levaram também um veículo modelo Classic de cor prata de um homem identificado como Raimundo da Cepisa, que estava abastecendo o carro no momento do assalto. Após o assalto, os criminosos fugiram no Classic pela BR 316 no sentido Teresina, deixando o outro veículo no posto, com o refém ainda preso. Os criminosos também levaram as chaves de um veículo do dono do posto de combustíveis.

O delegado Sérgio Alencar informou quer a dupla rendeu o dono do posto e conseguiu levar R$ 15 mil.

 


Fonte: Canal 121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhoneiro, identificado apenas como Welber, foi vítima de assalto na madrugada desta quinta-feira (17/01), na cidade de Barro Duro. O crime teve início na BR 316, na localidade Baixa Grande, município de Monsenhor e terminou na localidade Paiol, zona rural de Barro Duro. Criminosos ainda não identificados levaram 18 pneus com as rodas da carreta. A vítima relatou que eram 4 ou 5 assaltantes. Eles estavam em um caminhão baú. As informações são do Canal 121.

De acordo com a Polícia Militar, em informações repassadas pelo próprio motorista, o caso teve início no Posto Corujão, localizado no povoado Baixa Grande, município de Monsenhor Gil, por volta da 1h30. 

No momento do crime a carreta estava vazia, mas todos os dezoito pneus com as rodas foram levados pelos. O motorista foi encontrado por populares já pela manhã. Um aparelho de telefone celular e mais R$ 550,00 também foi levado pelos criminosos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois jovens, naturais de Olho d'Água do Piauí, sofreram um acidente na noite desta quarta-feira (26/12), em quanto voltavam de um evento nas proximidades do povoado conhecido como Cambiar, na vizinha cidade de Barro Duro. As informações são do blog Jô Mendes Divulga.

Segundo testemunhas, o condutor da moto, identificado como Cláudio Silva Lima de 23 anos, estava sob efeito de álcool no momento em que ele e o amigo se chocaram em um muro. Cláudio, que já se recuperava de um outro acidente, também de moto, ocorrido há alguns meses, quebrou o maxilar e a clavícula, segundo informou a enfermeira Zilda Tomaz, que prestou os primeiros socorros ainda no local.

O rapaz foi encaminhado para o Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, na cidade de Água Branca, para melhor avaliação, sendo encaminhado em seguida à Teresina.

O segundo ocupante da motocicleta, conhecido por Vicente, sofreu apenas escoriações leves.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois homens foram presos pela Polícia Militar de Barro Duro, em uma ação conjunta com a Força Tática de Água Branca, na madrugada desta quinta-feira (06/12), acusados de participação em uma confusão e de roubo de uma pistola pertencente a um policial civil. Na confusão, o agente foi atingido.

Durante um evento em uma praça ao lado da Igreja Matriz, no centro de Barro Duro, em uma confusão generalizada, o policial civil identificado como Maxuel tentou intervir e foi atingido na coxa e ainda teve a sua arma roubada.

A Polícia fez diligências e logo encontrou o primeiro suspeito, identificado com Silas. Após ser indagado pela PM, mesmo indicou onde a arma se encontrava, a arma foi encontrada em poder de um homem identificado como Caio, na cidade de Passagem Franca do Piauí, que também foi preso.

Os dois, juntamente com a arma apreendida, foram conduzidos para a Delegacia Regional de Água Branca para os procedimentos legais.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 14h10

Confira o resultado final da votação em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Dr. Pessoa foi o primeiro colocado com 1.990 votos e 46,68% dos votos válidos.

Para o Senado, Marcelo Castro obteve 2.150 votos e 28,94% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 1.531 votos e 20,61% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Rejane Dias com 778 votos e 18,06% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Wilson Brandão com 622 votos e 14,44% dos votos válidos.

 

Comentar
Cavalgada da Missão · 02/10/2018 - 22h40

Barro Duro: Entenda como surgiu a sociedade piauienses


Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 

Comentar
Resgate histórico · 23/09/2018 - 11h38 | Última atualização em 23/09/2018 - 12h31

27 a 29/09: Aroazes convida todo o Piauí para a Cavalgada da Missão


Compartilhar Tweet 1



O município de Aroazes, a 227 km de Teresina, realiza a Cavalgada da Missão, de 27 a 29 de setembro de 2018. A população de todo o Piauí está convidada, especialmente, a cidade de Barro Duro.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

A cavalgada traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos se instalaram no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Clique aqui e confira a programação litúrgica


 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Acolhendo a solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de poder contar com a colaboração de dois bispos auxiliares, o papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira (11/07), como bispo titular de “Castabala” e auxiliar de Fortaleza, o padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos, atualmente vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE).

Na sequência, nomeou o padre Julio César Souza de Jesus, como bispo titular de “Arba” e auxiliar de Fortaleza, atualmente pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Teresina (PI). A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”, às 12h de Roma.

 


Fonte: Com informações da CNBB
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) visitou o município de Barro Duro para verificar a estrutura dos consultórios odontológicos da região.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barro Duro foi interditada e notificada pelo fiscal do Conselho. As unidades de saúde notificadas receberam um prazo de até 30 dias para realizar as adequações.

O presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, explica que a entidade busca conhecer a realidade dos atendimentos em saúde bucal na rede pública e particular em todas as regiões do Piauí. “As fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí têm o objetivo de garantir a segurança nos atendimentos odontológicos e o pleno exercício da Odontologia, respeitando as normas válidas para todo o país”, declara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Com informações da Ascom/CRO-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (09/03) o prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes, recebeu a visita do governador Wellington Dias e sua comitiva na cidade. Na ocasião, o gestor agradeceu ao governador pelas melhorias que estão sendo investidas na cidade e pelo apoio que o governo está oferecendo à cidade.

"Hoje Barro Duro está muito feliz, vamos continuar trabalhando juntos para que a nossa cidade venha crescer cada vez mais, e contamos com o apoio do nosso governador e com a nossa união e esforço vamos construir uma cidade melhor para todos." Ressaltou o gestor

Além do governador, estiveram presentes a Deputada federal Rejane Dias, a vice-governadora Margarete Coelho o Senador Ciro Nogueira, além de deputados, secretários, vereadores, prefeitos de cidades vizinhas e populares. A solenidade aconteceu na câmara municipal da cidade.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Barro Duro recebeu a visita do governador Wellington Dias e toda a sua comitiva na manhã desta sexta-feira (09/03).

Na ocasião, além de ir até os locais de obras e realizar inaugurações na cidade, Wellington Dias também autorizou mais uma obra de pavimentação asfáltica de 14 mil metros quadrados para melhorar a mobilidade da cidade.

Além disso, foi  mencionado pelo chefe do Estado a reforma e aquisição de equipamentos para a Universidade Aberta e a implantação da Academia de Saúde.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em cumprimento de sua agenda oficial, o governador Wellington Dias visitou a obra da Unidade de Saúde Carlyle Guerra de Macedo no município de Barro Duro na manhã desta sexta-feira (09/03), e esteve na reforma da Unidade Mista de Saúde, orçada no valor de R$ 120 mil.

Na oportunidade, Wellington Dias autorizou a instalação da academia de saúde no município, para promover a prática de atividades físicas melhorando a saúde dos moradores.

O governador reforçou ainda seu apoio com o município ressaltando seu empenho para cada vez mais investir recursos para a cidade.

 

Comentar
Cumprindo a agenda oficial · 09/03/2018 - 23h56

Governador Wellington Dias inaugura obras em Barro Duro 


Compartilhar Tweet 1



O governador do Piauí, Wellington Dias esteve na manhã desta sexta-feira (09/03) no município de Barro Duro, cumprindo sua agenda oficial e realizou inaugurações de duas obras importantes para a cidade.

A primeira obra entregue pelo governador foi a de pavimentação poliédrica do calçamento da rua Projetada, e logo após, foi entregue a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender melhor as necessidades da população na área da saúde. 

Para o chefe do executivo, as obras concluídas são fundamentais para a cidade e com certeza irão contribuir para uma cidade melhor. No local, várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o prefeito Deusdete Lopes a vice-governadora, Margarete Coelho, a deputada federal Rejane Dias, além de deputados, e populares.

 

Comentar
Investimentos em andamento · 30/08/2017 - 08h12 | Última atualização em 30/08/2017 - 14h46

Rejane Dias trará mais investimentos em cursos técnicos e o ensino superior para Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias esteve em Barro Duro recebendo titulo de cidadania, nesta terça (29/08), momento em que visitou as instalações da unidade escolar Benedito Martins Napoleão, onde ocorreu a solenidade.

A deputada ouviu atentamente as necessidades dos professores e estudantes, e ao final de sua visita informou que os investimentos em cursos técnicos e no ensino superior, e a reforma do prédio da Universidade Aberta do Piauí estão sendo encaminhadas!

Proposto por Assumpcione · 29/08/2017 - 22h07 | Última atualização em 30/08/2017 - 14h46

Câmara Municipal de Barro Duro contempla Rejane Dias com titulo de cidadania


Compartilhar Tweet 1



Através de proposta da vereadora Assumpcione (PT), e aprovação da Câmara de Vereadores a Deputada Federal Rejane Dias(PT-PI) recebeu nesta terça (29/07) o título de cidadã honorária de Barro Duro.

A solenidade ocorreu na quadra da Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão. O titulo que a deputada veio a sem contemplada se deve a contribuição que a mesma tem realizado para o desenvolvimento da educação e qualificação profissional no município.

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 16h30 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h33

Na capital, prefeito Dr. Deusdete participa de sessão no TCE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Barro Duro, Dr. Deusdete, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (24/06) acontece o encerramento dos festejos de São João Batista no município de Barro Duro. Comemoração que vem ocorrendo desde o dia 10 de junho se estendendo por uma vasta programação.

E para concluir a agenda cultural preparada para atender os munícipes, será realizada uma grande festa com as atrações de Hanna Vanessa e Cizinho & Forró Bandido, que prometem muita animação nesta grande festa.

(Equipe de Municípios)

Beneficiando o município · 14/06/2017 - 17h43 | Última atualização em 14/06/2017 - 17h51

Dr Deusdete, de Barro Duro, vai ao lançamento da UAPI em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Dr. Deusdete, do município de Barro Duro, participou nesta quarta-feira (14/06) da solenidade de lançamento do edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí, em 60 municípios piauienses. O governador Wellington Dias fez o lançamento com a secretária da Educação, Rejane Dias, secretário de Governo, Merlong Solano; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, equipe técnica, além de alguns deputados estaduais.

Em companhia do prefeito também estavam marcando presença no evento a vereadora Assupeione, que se declarou como a primeira vereadora do partido dos trabalhadores eleita em 30 anos no município, e sua assessora Conceição de Maria.

(Equipe de Municípios)

Força tática foi acinada · 13/06/2017 - 10h42

Acusados por furtos, trio foge da delegacia de Polícia de Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Presos desde a manhã da última sexta-feira (09/06), na cidade de Barro Duro, trio acusados de cometerem furto em várias residências, conseguiram fugir da Delegacia de Polícia daquele município.

A fuga foi nesta segunda-feira (12/06), por volta das 21h. Com eles, no momento da prisão na última sexta, foram encontrados uma espingarda calibre 28, duas TVs, um DVD, várias armas brancas (facas), panelas, um botijão de gás, foice, redes e uma extensão de carro de som.

Os fugitivos foram identificados apenas como Sabão, Cavalo do Cão e Baloo Branco. Os três já têm diversas passagens pela polícia, inclusive estão em liberdade há pouco tempo, respondendo por diversos crimes.

A Força Tática foi acionada para tentar recapturar os criminosos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal canal121

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

A Delegacia da Receita Federal em Teresina, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou na manhã desta terça-feira (07/02), um seminário de orientação aos municípios do Estado do Piauí sobre suas obrigações tributárias referentes aos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. O prefeito Dr. Deusdete, de Barro Duro participou do evento.

O delegado da Receita Federal, Regional Piauí, Marcos Henrique Portela, agradeceu a parceria da APPM e destacou que o presente evento objetiva a orientação para educação fiscal. “A Receita Federal está de portas abertas aos municípios e queremos, a cada dia, estreitar essas relações, trabalhando de maneira preventiva”, afirmou.