Servidor público · 06/03/2020 - 11h38 | Última atualização em 06/03/2020 - 11h48

Técnico de enfermagem morre após ser picado por um maribondo em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Um técnico de enfermagem identificado como Sebastião Alves dos Santos, de 38 anos, morreu no início da manhã desta quinta-feira (05/03) após sofrer uma picada de maribondo na cidade de Barro Duro.

Sebastião era servidor público efetivo e trabalhava em uma Unidade Básica de Saúde do município. Ele foi picado pelo inseto ao chegar no trabalho e logo após começou a passar a mal.

Ele foi socorrido e encaminhado às pressas para a unidade de saúde, onde chegou a ser atendido, mas não resistiu e veio a óbito. 

    Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em união com a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado, segundo eles, tem trabalhado na promoção do bem-estar dos cidadãos na comarca de Barro Duro. Um exemplo das ações aconteceu após um assalto no município no último sábado (29/02).

Durante a manhã, quatro pessoas portando arma de fogo assaltaram um comércio no município. As Polícias Civil e Militar identificaram, localizaram e prenderam em Teresina um dos autores, que foi submetido a audiência de custódia na capital no domingo (01/03). Alinhado ao parecer do MPPI, o Poder Judiciário converteu o flagrante em prisão preventiva.

De acordo com informações, por volta das 5h da manhã do último domingo (01/02), quatro homens armados renderam e amarraram um empresário comercial no bairro Vila Nova, onde levaram uma quantia em dinheiro.

    Reprodução
    Reprodução

 

 


Fonte: Canal 121
Comentar

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Barro Duro, instaurou Inquérito Civil para apurar as condições da estrutura da Delegacia de Polícia Civil do município e de pessoal. Ao longo dos últimos dois anos, a Promotoria de Justiça de Barro Duro vinha percebendo o frequente excesso de prazo para a devolução de procedimentos investigatórios.

Em resposta ao MPPI, a Autoridade Policial local informou que “em resposta às várias requisições de diligências que têm chegado nesta Delegacia, na sua maioria, referentes a procedimentos policiais instaurados por outros delegados que me antecederam, informo que estamos realizando grande esforço para atendê-las. Relevante ressaltar que o não atendimento em tempo hábil de algumas requisições ocorre devido à falta de estrutura mínima para funcionamento, às condições precárias de trabalho e, principalmente, ao reduzidíssimo efetivo de policiais lotados nesta delegacia”.

 


Fonte: MPPI
Comentar
Era de Barro Duro · 09/03/2019 - 11h38 | Última atualização em 09/03/2019 - 11h53

Idoso de Barro Duro morre em acidente entre moto e caminhão


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Antonio Alexandre dos Santos, 62 anos de idade, morreu em um grave acidente envolvendo uma motocicleta e caminhão, ocorrido na tarde desta sexta-feira (08/03) na cidade de Olho D’água do Piauí. O acidente aconteceu por volta das 15h30, em frente ao GPM do município. a vítima morreu no local do acidente.

De acordo com informações de testemunhas, o idoso seguia em uma motocicleta com destino à cidade de Barro Duro quando teria se chocado com um caminhão de entrega que seguia de ré em sentido contrário.

A polícia informou que o condutor do caminhão estava fazendo uma manobra e não percebeu que o motociclista tinha parado com sua motocicleta na traseira do caminhão. A vítima teria ficado em um ponto cego para o motorista e acabou sendo atropelado pelo caminhão.

Uma segunda vítima ainda não identificada ficou ferida no acidente e foi encaminhada para o hospital.

    Foto: Divulgação

 


Fonte: Canal 121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Água Branca e presidente da Associação de Municípios (APPM), Jonas Moura, estará em um encontro especial no Instituto Galaxy, em Teresina.

Este irá presidir uma palestra no momento "O que eu aprendi com a vida", neste sábado (23/02), contando como conseguiu superar os obstáculos da vida.

Nascido na localidade Unha de Gato, quando jovem, trabalhou na agricultura junto com o pai até os 18 anos, e quando podia, vendia doces e balas em frente as escolas da cidade. Foi vendedor de sandálias havaianas na feira. Em seguida trabalhou em uma loja de tecidos.

Quando veio para Teresina, concluir o Ensino Médio, estudou no colégio Monsenhor Bozon, e aos 20 anos, em 1981, conseguiu emprego no Banco Itaú. Aos 36 anos ingressou na faculdade de Administração, depois de casado e já com filhos. Hoje ele tem pós-graduações em Gestão de Empresas e Marketing, funcionário do Itaú, de licença, é prefeito reeleito em Água Branca e presidente da APPM.

 

Comentar
Em Barro Duro · 08/02/2019 - 07h48 | Última atualização em 08/02/2019 - 09h29

Barro Duro | Cepisa emite nota de esclarecimento sobre falta de energia no município


Compartilhar Tweet 1



A Cepisa informa que, devido às fortes chuvas, associadas a ventos com mais de 60 km/h, ocorridas na tarde e noite do último sábado (02/02) em praticamente todo o Estado, houve queda várias árvores de grande porte sobre a rede, e consequentemente, um aumento atípico no volume de ocorrência relativas ao fornecimento de energia elétrica.

Em Barro Duro, foram registrados casos de árvores na rede, postes quebrados e cabos partidos em vários pontos das zonas urbana e rural. O atendimento está sendo feito conforme a maior abrangência da ocorrência, com prioridade para as áreas com maior número de consumidores afetados. Parte das solicitações do bairro Vila Nova e do povoado Riacho Seco, em Barro Duro, foram atendidas no domingo (03/02). A área com cabos partidos foi isolada e será recuperada na manhã desta sexta-feira (08/02), quando 100% dos moradores terão o fornecimento de energia elétrica restabelecido.

 

 

 


Fonte: Cepisa/Equatorial
Comentar
Rede elétrica danificada · 07/02/2019 - 11h31 | Última atualização em 08/02/2019 - 09h28

Moradores de bairro e da zona rural sofrem com falta de energia elétrica em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Os moradores do bairro Vila Nova e do povoado Riacho Seco na cidade de Barro Duro estão sofrendo com o descaso da Cepisa/Equatorial e centenas de prejuízos já foram contabilizados. O bairro está sem energia elétrica desde o último sábado (02/02), ocasião em que ocorreu um temporal e danificou parte da rede elétrica. as informações são do Canal 121.

De acordo com relatos de moradores, a Cepisa ainda não esteve no local para realizar o conserto, mesmo após vários protocolos abertos pelos moradores através do número disponibilizado pela empresa. Fios elétricos e poste estão no meio da rua, levando preocupação às famílias, visto que crianças transitam pelo local a todo instante, além interromper a via pública.
 

Moradores relataram ainda, que mesmo com vários dias sem energia elétrica, servidores da empresa passaram pelo bairro fazendo a entrega de talões normalmente.

 

Comentar

Criminosos armados e ainda não identificados assaltaram o posto de combustíveis Sucesso, localizado na BR 316, em Barro Duro nesta segunda-feira (21/01). O caso aconteceu pouco depois do meio dia. Uma pessoa estava presa no porta-malas no momento do assalto.

De acordo com informações, dois homens armados chegaram ao posto de combustíveis e com as armas em punho anunciaram o assalto. Além do dinheiro, os criminosos levaram também um veículo modelo Classic de cor prata de um homem identificado como Raimundo da Cepisa, que estava abastecendo o carro no momento do assalto. Após o assalto, os criminosos fugiram no Classic pela BR 316 no sentido Teresina, deixando o outro veículo no posto, com o refém ainda preso. Os criminosos também levaram as chaves de um veículo do dono do posto de combustíveis.

O delegado Sérgio Alencar informou quer a dupla rendeu o dono do posto e conseguiu levar R$ 15 mil.

 


Fonte: Canal 121
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhoneiro, identificado apenas como Welber, foi vítima de assalto na madrugada desta quinta-feira (17/01), na cidade de Barro Duro. O crime teve início na BR 316, na localidade Baixa Grande, município de Monsenhor e terminou na localidade Paiol, zona rural de Barro Duro. Criminosos ainda não identificados levaram 18 pneus com as rodas da carreta. A vítima relatou que eram 4 ou 5 assaltantes. Eles estavam em um caminhão baú. As informações são do Canal 121.

De acordo com a Polícia Militar, em informações repassadas pelo próprio motorista, o caso teve início no Posto Corujão, localizado no povoado Baixa Grande, município de Monsenhor Gil, por volta da 1h30. 

No momento do crime a carreta estava vazia, mas todos os dezoito pneus com as rodas foram levados pelos. O motorista foi encontrado por populares já pela manhã. Um aparelho de telefone celular e mais R$ 550,00 também foi levado pelos criminosos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois jovens, naturais de Olho d'Água do Piauí, sofreram um acidente na noite desta quarta-feira (26/12), em quanto voltavam de um evento nas proximidades do povoado conhecido como Cambiar, na vizinha cidade de Barro Duro. As informações são do blog Jô Mendes Divulga.

Segundo testemunhas, o condutor da moto, identificado como Cláudio Silva Lima de 23 anos, estava sob efeito de álcool no momento em que ele e o amigo se chocaram em um muro. Cláudio, que já se recuperava de um outro acidente, também de moto, ocorrido há alguns meses, quebrou o maxilar e a clavícula, segundo informou a enfermeira Zilda Tomaz, que prestou os primeiros socorros ainda no local.

O rapaz foi encaminhado para o Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, na cidade de Água Branca, para melhor avaliação, sendo encaminhado em seguida à Teresina.

O segundo ocupante da motocicleta, conhecido por Vicente, sofreu apenas escoriações leves.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois homens foram presos pela Polícia Militar de Barro Duro, em uma ação conjunta com a Força Tática de Água Branca, na madrugada desta quinta-feira (06/12), acusados de participação em uma confusão e de roubo de uma pistola pertencente a um policial civil. Na confusão, o agente foi atingido.

Durante um evento em uma praça ao lado da Igreja Matriz, no centro de Barro Duro, em uma confusão generalizada, o policial civil identificado como Maxuel tentou intervir e foi atingido na coxa e ainda teve a sua arma roubada.

A Polícia fez diligências e logo encontrou o primeiro suspeito, identificado com Silas. Após ser indagado pela PM, mesmo indicou onde a arma se encontrava, a arma foi encontrada em poder de um homem identificado como Caio, na cidade de Passagem Franca do Piauí, que também foi preso.

Os dois, juntamente com a arma apreendida, foram conduzidos para a Delegacia Regional de Água Branca para os procedimentos legais.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Canal 121
Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 14h10

Confira o resultado final da votação em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Dr. Pessoa foi o primeiro colocado com 1.990 votos e 46,68% dos votos válidos.

Para o Senado, Marcelo Castro obteve 2.150 votos e 28,94% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 1.531 votos e 20,61% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Rejane Dias com 778 votos e 18,06% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Wilson Brandão com 622 votos e 14,44% dos votos válidos.

 

Comentar
Cavalgada da Missão · 02/10/2018 - 22h40

Barro Duro: Entenda como surgiu a sociedade piauienses


Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 

Comentar
Resgate histórico · 23/09/2018 - 11h38 | Última atualização em 23/09/2018 - 12h31

27 a 29/09: Aroazes convida todo o Piauí para a Cavalgada da Missão


Compartilhar Tweet 1



O município de Aroazes, a 227 km de Teresina, realiza a Cavalgada da Missão, de 27 a 29 de setembro de 2018. A população de todo o Piauí está convidada, especialmente, a cidade de Barro Duro.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

A cavalgada traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos se instalaram no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Clique aqui e confira a programação litúrgica


 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Acolhendo a solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de poder contar com a colaboração de dois bispos auxiliares, o papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira (11/07), como bispo titular de “Castabala” e auxiliar de Fortaleza, o padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos, atualmente vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE).

Na sequência, nomeou o padre Julio César Souza de Jesus, como bispo titular de “Arba” e auxiliar de Fortaleza, atualmente pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Teresina (PI). A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”, às 12h de Roma.

 


Fonte: Com informações da CNBB
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) visitou o município de Barro Duro para verificar a estrutura dos consultórios odontológicos da região.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barro Duro foi interditada e notificada pelo fiscal do Conselho. As unidades de saúde notificadas receberam um prazo de até 30 dias para realizar as adequações.

O presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, explica que a entidade busca conhecer a realidade dos atendimentos em saúde bucal na rede pública e particular em todas as regiões do Piauí. “As fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí têm o objetivo de garantir a segurança nos atendimentos odontológicos e o pleno exercício da Odontologia, respeitando as normas válidas para todo o país”, declara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Com informações da Ascom/CRO-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (09/03) o prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes, recebeu a visita do governador Wellington Dias e sua comitiva na cidade. Na ocasião, o gestor agradeceu ao governador pelas melhorias que estão sendo investidas na cidade e pelo apoio que o governo está oferecendo à cidade.

"Hoje Barro Duro está muito feliz, vamos continuar trabalhando juntos para que a nossa cidade venha crescer cada vez mais, e contamos com o apoio do nosso governador e com a nossa união e esforço vamos construir uma cidade melhor para todos." Ressaltou o gestor

Além do governador, estiveram presentes a Deputada federal Rejane Dias, a vice-governadora Margarete Coelho o Senador Ciro Nogueira, além de deputados, secretários, vereadores, prefeitos de cidades vizinhas e populares. A solenidade aconteceu na câmara municipal da cidade.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Barro Duro recebeu a visita do governador Wellington Dias e toda a sua comitiva na manhã desta sexta-feira (09/03).

Na ocasião, além de ir até os locais de obras e realizar inaugurações na cidade, Wellington Dias também autorizou mais uma obra de pavimentação asfáltica de 14 mil metros quadrados para melhorar a mobilidade da cidade.

Além disso, foi  mencionado pelo chefe do Estado a reforma e aquisição de equipamentos para a Universidade Aberta e a implantação da Academia de Saúde.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em cumprimento de sua agenda oficial, o governador Wellington Dias visitou a obra da Unidade de Saúde Carlyle Guerra de Macedo no município de Barro Duro na manhã desta sexta-feira (09/03), e esteve na reforma da Unidade Mista de Saúde, orçada no valor de R$ 120 mil.

Na oportunidade, Wellington Dias autorizou a instalação da academia de saúde no município, para promover a prática de atividades físicas melhorando a saúde dos moradores.

O governador reforçou ainda seu apoio com o município ressaltando seu empenho para cada vez mais investir recursos para a cidade.

 

Comentar
Cumprindo a agenda oficial · 09/03/2018 - 23h56

Governador Wellington Dias inaugura obras em Barro Duro 


Compartilhar Tweet 1



O governador do Piauí, Wellington Dias esteve na manhã desta sexta-feira (09/03) no município de Barro Duro, cumprindo sua agenda oficial e realizou inaugurações de duas obras importantes para a cidade.

A primeira obra entregue pelo governador foi a de pavimentação poliédrica do calçamento da rua Projetada, e logo após, foi entregue a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender melhor as necessidades da população na área da saúde. 

Para o chefe do executivo, as obras concluídas são fundamentais para a cidade e com certeza irão contribuir para uma cidade melhor. No local, várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o prefeito Deusdete Lopes a vice-governadora, Margarete Coelho, a deputada federal Rejane Dias, além de deputados, e populares.

 

Comentar
Investimentos em andamento · 30/08/2017 - 08h12 | Última atualização em 30/08/2017 - 14h46

Rejane Dias trará mais investimentos em cursos técnicos e o ensino superior para Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias esteve em Barro Duro recebendo titulo de cidadania, nesta terça (29/08), momento em que visitou as instalações da unidade escolar Benedito Martins Napoleão, onde ocorreu a solenidade.

A deputada ouviu atentamente as necessidades dos professores e estudantes, e ao final de sua visita informou que os investimentos em cursos técnicos e no ensino superior, e a reforma do prédio da Universidade Aberta do Piauí estão sendo encaminhadas!

Proposto por Assumpcione · 29/08/2017 - 22h07 | Última atualização em 30/08/2017 - 14h46

Câmara Municipal de Barro Duro contempla Rejane Dias com titulo de cidadania


Compartilhar Tweet 1



Através de proposta da vereadora Assumpcione (PT), e aprovação da Câmara de Vereadores a Deputada Federal Rejane Dias(PT-PI) recebeu nesta terça (29/07) o título de cidadã honorária de Barro Duro.

A solenidade ocorreu na quadra da Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão. O titulo que a deputada veio a sem contemplada se deve a contribuição que a mesma tem realizado para o desenvolvimento da educação e qualificação profissional no município.

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 16h30 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h33

Na capital, prefeito Dr. Deusdete participa de sessão no TCE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Barro Duro, Dr. Deusdete, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (24/06) acontece o encerramento dos festejos de São João Batista no município de Barro Duro. Comemoração que vem ocorrendo desde o dia 10 de junho se estendendo por uma vasta programação.

E para concluir a agenda cultural preparada para atender os munícipes, será realizada uma grande festa com as atrações de Hanna Vanessa e Cizinho & Forró Bandido, que prometem muita animação nesta grande festa.

(Equipe de Municípios)

Beneficiando o município · 14/06/2017 - 17h43 | Última atualização em 14/06/2017 - 17h51

Dr Deusdete, de Barro Duro, vai ao lançamento da UAPI em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Dr. Deusdete, do município de Barro Duro, participou nesta quarta-feira (14/06) da solenidade de lançamento do edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí, em 60 municípios piauienses. O governador Wellington Dias fez o lançamento com a secretária da Educação, Rejane Dias, secretário de Governo, Merlong Solano; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, equipe técnica, além de alguns deputados estaduais.

Em companhia do prefeito também estavam marcando presença no evento a vereadora Assupeione, que se declarou como a primeira vereadora do partido dos trabalhadores eleita em 30 anos no município, e sua assessora Conceição de Maria.

(Equipe de Municípios)