Obmep -

Mais de 600 escolas estaduais já se inscreveram para participar da Olimpíada Brasileira de Matemátic

Com inscrições previstas para encerrar, na próxima sexta-feira (17), a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já conta com 602 escolas piauienses da rede estadual inscritas para a realização da prova, que será realizada no dia 30 de maio (primeira fase), e 7 de outubro (segunda fase).

Foto:reproduçãoEstudantes do Piauí conquistam ouro e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências 2022

De acordo com a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria José Mendes Neta, estão sendo feitas mobilizações nas escolas do Piauí para que a olimpíada alcance toda a rede estadual de ensino. “Faltam apenas 38 escolas se inscreverem e aderirem à aplicação da Obmep.  No decorrer de todo o ano, a secretaria potencializa o incentivo para a realização da olimpíada e para que os professores façam um trabalho na sala de aula específico para que esses estudantes possam estar preparados para a prova”, explica a diretora.

A Obmep tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a competição busca melhorar a qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

A olimpíada é destinada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. As escolas podem se inscrever por meio do site da Obmep.

Proporcionando um aumento no número de medalhas, a competição distribuirá, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze, oferecidas em todo o país, outras 20,5 mil medalhas em caráter regional, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco