Estreia em 2019 nos Cinemas · 16/05/2018 - 08h52 | Última atualização em 16/05/2018 - 09h36

SHAZAM! | Saiba tudo sobre o super-herói que consegue derrotar o Superman


Compartilhar Tweet 1



Um dos super-heróis mais antigos, que já conseguiu derrotar Superman em popularidade. Shazam é um dos personagens de quadrinhos com poderes mais originais entre as histórias de super-heróis. Descubra agora a história de origem desse personagem, da forma como é apresentada no reboot Novos 52 da DC comics e que é base para seu filme solo que estreia em 2019. 

Apenas um garoto

Billy Batson era um garoto órfão e problemático que nunca se mantinha por muito tempo com a mesma família, pulando de casa adotiva em casa adotiva. O mesmo também acontecia com as escolas que passava, sempre arrumando confusões que faziam com que fosse expulso.

Com um histórico desses, é de se estranhar que um dia Billy seria adotado novamente. No entanto, isso aconteceu. Foi adotado pela família Vasquez da Filadélfia. Ao conhecer sua nova família, descobre que agora possui vários irmãos, todos eles também adotados. Contudo, isso não sensibiliza Billy em nada, que já começa a planejar sua fuga daquela casa.

Potencial para a grandiosidade

Antes que pudesse por seu plano de fuga em prática, Billy descobre que seus irmãos são o alvo recorrente de encrenqueiros na escola. O garoto imediatamente toma o lado de sua nova família a briga contra os bullies. Isso faz com que vá para a diretoria, mas consegue também a afeição dos irmãos.

Essa era situação da vida de Billy quando, de repente, ao entrar no metrô, foi magicamente transportado para outro lugar. Foi parar na Rocha da Eternidade, o lar de um milenar mago, que há muitos anos buscava desesperadamente alguém perfeitamente bom para transformar em seu campeão. Billy era um candidato e teve sua alma analisada pelo Mago, mas, ao ser constatado que não era perfeitamente bom, argumentou que não existia ninguém assim e que o Mago jamais encontraria seu campeão.

O Mago percebeu a sabedoria nas palavras de Billy e olhou novamente na alma do garoto. Dessa vez, entretanto, buscava em Billy o potencial para se tornar grandioso e viu todos os atos de bondade que o garoto já havia feito. Ficou convencido e concedeu superpoderes a Billy, que poderia utilizá-los sempre que dissesse Shazam. Ao falar tal palavra mágica, Billy é atingido por um raio que o transforma em um homem adulto vestido de vermelho com o emblema de um raio e capa branca.

Inimigo de eras passadas

Tinha um motivo para o mago se apressar para escolher Billy como seu campeão. Não podia se dar o luxo de procurar por mais alguns milhares de anos, pois sentia que Adão Negro, a última pessoa a quem ele concedeu poderes, havia se libertado de sua prisão mágica. Diferente de Billy, Adão Negro não usava seus poderes a serviço do bem.

Adão foi originalmente um escravo no antigo Egito. Após ajudar seu sobrinho, Aman, a escapar de seus mestres, ambos foram transportados para a Rocha da Eternidade. Encontraram o mago, que tinha considerado Aman digno de ser seu campeão. Aman aceitou, com a condição de que o Mago também curasse seu tio, que havia se ferido na fuga. Em resposta, o Mago disse que não se preocupasse e que os poderes que concederia também poderiam ser compartilhado com sua família.

De volta ao Egito, tio e sobrinho discutem qual seria o melhor modo de utilizar seus poderes. Enquanto Aman defendia que deve ser usado apenas paralibertar e proteger os outros escravos, Adão discordava dizendo que é preciso matar os captores. Percebendo que o sobrinho não cederia, Adão mata Aman antes que ele possa se transformar em Shazam e toma os poderes para si. Assim surge o Adão Negro.

Adão Negro foi responsável por acabar com o reinado de ditadores e por derrotar os Sete Inimigos Mortais da Humanidade. No entanto, também se voltou contra as forças do bem e teve que ser aprisionado pelo Mago.

Família Shazam

Como foi dito pelo Mago para Aman, os poderes de Shazam podem ser compartilhados com a família do campeão. E foi exatamente isso que Billy fez em sua primeira luta como super-herói contra o Adão Negro. Em um momento de dificuldade, Billy lança raios mágicos em seus irmãos adotivos,transformando todos eles em super-heróis momentaneamente. Com a ajuda de seus irmãos (e de um tigre do zoológico que também ganhou poderes), Shazam consegue derrotar Adão Negro e os Sete Inimigos Mortais da Humanidade.

Shazam na Justiça (e não se trata da Liga)

Ao longo dos anos, desde sua criação, este super-herói foi o alvo de várias disputas judiciárias. A primeira delas foi contra a DC Comics, pois nem sempre foi publicado por essa empresa.

Em 1939, com a popularidade de personagens como Superman e Batman, a Fawcett Publications decidiu abrir sua própria linha editorial de quadrinhos. Contrataram o escritor Bill Parker e juntos criaram o super-herói Capitão Marvel. Sim, esse era o nome original do personagem e Shazam era apenas a palavra mágica que dizia para se transformar. O Capitão Marvel foi um sucesso de vendas e, por certo tempo, ultrapassou Superman em popularidade.

Obviamente que a DC não veria essa concorrência com bons olhos e processou a Fawcett, alegando violação de direitos autorais, pois Capitão Marvel teria sido baseado em Superman. O caso foi a tribunal várias vezes e durou muitos anos. Em 1953, já no fim das disputas judiciais, as histórias de Capitão Marvel já não eram mais tão populares, e a Fawcett concordou em encerrar definitivamente as publicações.

Anos mais tarde, nos anos 70, quando quadrinhos de super-heróis voltaram a ser populares, a DC Comics procurava novos títulos para publicar. Foi nessa época que a companhia comprou os direitos de Capitão Marvel. No entanto, o título do quadrinho teve que ser mudado para Shazam, pois a Marvel já havia se apropriado do nome Capitão Marvel para um de seus personagens.

Mesmo com a mudança do nome de suas histórias, o personagem continuou a ser chamado de Capitão Marvel por vários anos. Foi apenas com o reboot da DC para os Novos 52, que o super-herói deixou de ser chamado de Capitão Marvel e passou a ser conhecido apenas como Shazam.

Poderes

Billy Batson recebeu do Mago da Rocha da Eternidade o poder de se transformar em Shazam, o mortal mais poderoso do mundo. Seus poderes são baseados em figuras de diversas mitologias, cujas iniciais formam o acrônimo que é Shazam: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles, e Mercúrio.

Sabedoria de Salomão

Salomão foi um grande rei bíblico famoso não apenas por sua riqueza, mas principalmente por sua sabedoria e justiça. Um dos poderes mais subjetivos de Shazam.

Força de Hércules

Hércules é o semideus mais famoso da mitologia greco-romana. Shazam possui uma força incrível, capaz de erguer grandes quantidades de peso com facilidade e derrotar inimigos super-humanos. Já conseguiu ferir Superman usando apenas sua força bruta.

Vigor de Atlas

Atlas, o titã da mitologia grega que tem como castigo eterno suportar o peso dos céus sobre seus ombros. Shazam possui super-resistência, seu corpo aguenta os danos de armas convencionais sem se ferir de qualquer forma. Apenas ataques de seres também superpoderosos parecem conseguir feri-lo.

Poder de Zeus

Zeus, o líder dos deuses do panteão da mitologia grega. O corpo de Shazam é imbuído com poderes mágicos, entre eles o poder de conjurar e controlar raios e descargas elétricas. 

Coragem de Aquiles

Aquiles foi um herói grego que teve grande participação durante a Guerra de Troia. Por mais que seja inegável que Shazam seja corajoso, esse é outro de seus poderes que caem na categoria de subjetivos. 

Velocidade de Mercúrio

Mercúrio é o deus mensageiro da mitologia romana, conhecido pelas asas que possui nos pés que lhe concediam uma velocidade de voo inigualável. Tanto a velocidade quanto os reflexos de Shazam são muito maiores que os de uma pessoa comum.

Outros

Shazam possui muitos outros poderes além desses que compõem o seu nome. Entre os mais notáveis estão sua habilidade de voar, atribuição de poderes para outras pessoas, e imortalidade (no sentido de que não envelhece) enquanto na forma de super-herói.

Shazam terá um filme live-action nos cinemas produzido pela Warner Bros.. O super-heróis será interpretado pelo ator Zachary Levi, enquanto que Billy Batson será vivido pelo ator Asher Angel. O filme será lançado em 2019.

 

 

Comentários