Ferramentas educionais -

Palestra: Ludicidade, Jogos, Aprendizagem

 

 

No último dia 11 de dezembro, o professor e mestre Daniel Silas que coordena o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no curso de Licenciatura de Biologia no IFMAno Campus Caxias, Maranhão para fazer uma palestra sobre: Lucidicidade, Jogos, Aprendizagem.

 

A palestra ainda contou com a presença com os alunos de Licenciatura em Química. A proposta da palestra é mostra que o lúdico se apresenta na vida de todas as pessoas, motivando a criatividade e o relacionamento entre elas. Que esse lúdico, a arte de jogar, pode ser uma das principais ferramentas na educação para melhorar o desempenho dos alunos.

 

Hoje o lúdico é definido como qualquer forma de desenvolver a criatividade e conhecimento através de jogos, brincadeiras, música…Acredita-se que para ser um bom professor é preciso atrair a atenção do educando durante a sua fala, motivar o estudante, proporcionar uma interação entre o seu pensamento e o dele. E essa perspectiva de mesclar o brincar, educação e desenvolvimento cognitivo vem sendo algo bastante pesquisando na pedagogia e como isso pode ser usado na sala de aula.

 

As aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos e combiná-los para que o aluno perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos.

Além disso necessita:

- Envolvimento;
- Definição de objetos;
- Organização;
- Interesse e necessidades dos alunos.

A grande questão que envolve o jogo na educação é como dosar a  ludicidade  e o aprendizado de modo que esses âmbitos se complementem. Nesse pensamento, elaborei algumas linhas lúdicas usando três ferramentas midiáticas bem conhecidas.

 

RPG, Boardgame e Quadrinhos

 

Para simplificar RPG (Role Play Game) É um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Interpretando de forma literal ou usando papel e caneta numa mesa. A ideia do RPG é simples: Você precisa interpretar, interagir e criar para a historia sair do lugar.

Para se jogar RPG é necessário três elementos: sistema de regras, narrativa e jogadores - coisa que depois eu faço um especial.

Sistema D&D (Dugeons and Dragons) o mais famoso sistema de RPG do mundo.
Sistema D&D (Dugeons and Dragons) o mais famoso sistema de RPG do mundo. 

 

Jogos de tabuleiro modernos ou boardgames se baseiam em mecânicas que visam deixar o jogo balanceado e divertido, seja através de estratégias pesadas ou de mecânicas simples, mas bem feitas. Diferentemente dos RPGs, têm quantidade fixa de jogadores e partidas com começo, meio e fim e podem ser de vários tipos.

Exemplo de Boardgame ou jogos de tabuleiro.
Exemplo de Boardgame ou jogos de tabuleiro. 

 

E quadrinhos é o ápice do conhecemos da  combinação de comunicação visual e verbal. É um meio de comunicação de massas, cujas histórias são narradas por imagens desenhadas e texto inter-relacionado. 

Quadrinhos na Sala de Aula
Quadrinhos na Sala de Aula 

 

As HQs, O RPG, Os Boardgames em sala de aula, podem ser usadas para trabalhar diferentes disciplinas. Podem ser uma ferramenta que além possibilitar a interação entre as disciplinas, faz com que o aluno adquira um conhecimento utilizando materiais presentes no seu cotidiano e explorando formas de linguagem com reflexões mais críticas. Eles podem ser usados no intuito de atender diferentes proposta e contribuem para formação de valores e o exercício da cidadania. Fazer releitura de cenas do cotidiano, transformar textos narrativos em quadrinhos, construir histórias no RPG e propostas de abordagem de temas de forma mais lúdica e divertida no Boardgames são apenas algumas das formas de se utilizar essas ferramentas dentro do contexto escolar.

 

 

Durante a palestra foi abordada a importância do RPG, Boardgame e Quadrinhos como metodologia, em qualquer disciplina que, na prática percebem-se que elas são recursos envolventes na sala de aula. Essas ferramentas ganharam espaço na contextualização de outras disciplinas dentro da escola, integrando elementos característicos da linguagem visual à conteúdos diversos. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco