Crianças · 08/10/2021 - 13h23 | Última atualização em 09/10/2021 - 14h01

Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias!


Compartilhar Tweet 1



 

Helena Black, a drag queen contadora de histórias, participa do circuito municipal Bibliotecas Online

 

Helena Black (Paulo Reis)
Helena Black (Paulo Reis)    Foto: Andressa Santos

 

Bibliotecas Online 2021, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias!, que integra o Projeto LGBTQIA+ dentro das Bibliotecas. Trata-se de uma temporada online de contação de histórias protagonizada por Helena Black, entre os dias 18 e 29 de outubro, de segunda a sexta, às 15h.

 

A transmissão ocorre nos canais do YouTube e Facebook de Paulo Reis, criador da drag queen contadora de histórias, com retransmissão nas redes sociais das respectivas bibliotecas públicas.

 

A cada dia uma história diferente para cada uma das 10 bibliotecas. São fábulas de Esopo (organizadas por Russel Ash e Bernard Higton) narradas por Helena Black que, com sabedoria e muito humor, instiga as crianças a refletirem sobre valores fundamentais nas relações humanas como respeito, amor e empatia.

 

Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias! mostra que as histórias são fundamentais para a formação do cidadão e para o convívio em sociedade. “As crianças nunca vão sozinhas aos lugares, sempre tem um adulto acompanhando. É aqui que reside a magia, pois é encantador ver essa relação de troca e respeito com que as crianças interagem com o lúdico. É urgente que esse convívio com a literatura e com a diversidade chegue à periferia, que haja estímulo à possibilidade de sonhar e de acreditar que é possível ocupar seu espaço por meio da leitura e do diálogo”, declara Helena Black.

 

 

Fotos: Andressa Santos

E a contadora de histórias drag queem completa: “Ao contar uma história, é possível acessar o imagético, tanto de quem conta como de quem ouve. Quando a leitura e a imaginação são cultivadas desde a primeira infância, existe a possibilidade de transformação, tão essencial nesse momento de intolerância e agressividade com o diferente”.

 

As bibliotecas contempladas com o projeto são: Biblioteca Anne Frank (Itaim Bibi, ZO), Biblioteca Brito Broca (Pirituba, ZNO), Biblioteca Sylvia Orthof (Tucuruvi, ZN), Biblioteca Gilberto Freyre (Sapopemba, ZL), Biblioteca Cassiano Ricardo (Tatuapé, ZL), Biblioteca Aureliano Leite (Parque São Lucas, ZSE), Biblioteca Milton Santos (Aricanduva, ZL), Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (Itaquera, ZL), Biblioteca Vicente de Carvalho (Itaquera, ZL) e Biblioteca Raul Bopp (Aclimação, ZCO).

 

Esopo (620-564 - A.C.) foi um escritor grego a quem são atribuídas várias fábulas populares. Considerado pai da fábula como gênero literário, serviu de inspiração para outros escritores como Fedro e La Fontaine. Sua obra foi disseminada em várias línguas pela tradição oral. É comum em seus contos que os animais falem e tenham características humanas.

 

Paulo Reis é ator e produtor cultural, integrante do Grupo Rosas Periféricas e formado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Criou Helena Black, em 2010, como um presente de aniversário para sua avó paterna, que comemorava de 85 anos. Como arte-educador, trabalhou no Sesc 24 de Maio e Sesc Santo André, onde sua Helena Black foi convidada para contar histórias, em 2017, tornando-se então a primeira drag queen contadora de histórias do Brasil.

 

Programação: Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias!

Contação de histórias com Helena Black

Projeto: Bibliotecas Online 2021 - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Datas: 18 a 29 de outubro (de segunda a sexta, às 15h)

Transmissão: Facebook YouTube 

Acesso grátis. Duração: 20 min. Classificação: Livre p/ todas as idades (indic: 4 anos)

Retransmissão pelas redes sociais das bibliotecas municipais programadas.

Helena Black no Instagran: @helenablackoficial

 

18 de outubro (segunda, às 15h) - Biblioteca Anne Frank

História: A Gralha Vaidosa

Sinopse: Há muito séculos atrás, Júpiter, que era o rei das galáxias, determinou que deveria haver um rei ou uma rainha no reino dos pássaros. O João de Barro, o Papagaio e o Beija-Flor começam a se preparar. E a dona Gralha Vaidosa, o que será que ela irá aprontar?

 

19 de outubro (terça, às 15h) - Biblioteca Brito Broca

História: O Galo e a Raposa

Sinopse: Todos os dias a Raposa, esperta e perspicaz, atacava o galinheiro pela manhã, à tarde e à noite. As galinhas já não aguentavam mais. Quando, de repente, recebem uma visita que surge do meio da floresta: um galo forasteiro, cheio de planos e mirabolâncias. O que vai acontecer nesse encontro?

 

20 de outubro (quarta, às 15h) - Biblioteca Sylvia Orthof

História: A Reunião Geral dos Ratos

Sinopse: Quando uma família de ratos se reúne para ter ideias, só podem surgir muitas traquitanas. O gato é o alvo desta vez! Qual será a solução para o problema dos ratinhos?

 

21 de outubro (quinta, às 15h) - Biblioteca Gilberto Freyre

História: O Lobo e a Cegonha

Sinopse: Um lobo aventureiro sai para desbravar o mundo e, para isso, precisa da ajuda de uma cegonha interesseira. Onde será que essa aventura vai nos levar?

 

22 de outubro (sexta, às 15h) - Biblioteca Cassiano Ricardo

História: O Sapo e o Boi

Sinopse: Em um brejo viviam vários sapos. Havia um que era o maior de todos e sempre queria ser o melhor. Mal sabia ele que o aparecimento de um belo e grande boi causaria uma reviravolta.

 

Comentários