Apple TV+ · 13/01/2022 - 13h37

Crítica | Invasão: série de ficção científica é uma das melhores séries do ano


Compartilhar Tweet 1



 

Invasão da Apple TV+ conta a história de pessoas comuns vivendo no caos do mundo sendo atacados por uma raça alienígena misteriosa.

 

    Apple TV+

 

Eu assisti “Invasão”, uma série de ficção científica original Apple TV+, por acidente. Estava apenas vendo os lançamentos do serviço de streaming e a série estava lá como as mais assistidas. Na verdade, fui assistir “Fundação”, mas acabei clicando na criação dos produtores Simon Kinberg (Perdido em Marte, Logan)  e David Weil (Hunters, Solos e Além da Imaginação) sem querer.

 

“Invasão” lhe prende em apenas dez minutos. 

 

 

A série que mistura ficção científica, drama e bastante referências a fantasia conta a história de cinco pessoas comuns e incomuns sem qualquer relação, reagindo em lugares diferentes pelo mundo após o planeta sofrer um ataque alienígena.

 

O primeiro episódio nos leva para a pequena cidade de Idabel, Oklahoma, EUA, Terra. Somos apresentados ao amado e velho xerife, John Bell Tyson (Sam Neill),  que está se preparando para seu último dia de trabalho enquanto luta com a sensação de que nunca teve “o caso de sua vida”.

Em Long Island, Nova York, EUA, Terra, uma imigrante síria chamada Aneesha (Golshifteh Farahani) desistiu de sua promissora carreira médica para ser mãe e esposa em tempo integral de seu marido Ahmed (Firas Nassar) – mas ela acaba descobrindo que Ahmed não é o homem que ela pensava que era, e toda a sua vida sofre uma grande reviravolta.

Em seguida, acabamos em Londres, Inglaterra, Reino Unido, Terra, onde um menino que sofre bullying chamado Caspar está em uma excursão de classe quando o motorista do ônibus perde o controle do veículo e a vida dele e seus colegas se torna a principal prioridade.

Ao mesmo tempo que os acontecimentos acima citados estão se desenrolando, no deserto da Arábia, Iêmen, Terra e em Tóquio, Japão, Terra  e em um posto avançado de combate dos EUA, província de Kandahar, Afeganistão, Terra coisas estranhas estão acontecendo no solo e nos céus.

A razão pela qual eu coloquei os locais vírgula Terra é que é assim que  a série nos apresenta cada ponto de sua história. “Invasão” parece um filme construindo seu enredo de forma lenta e lindamente filmado, às vezes evasivo, habilmente criado onde conhecemos meia dúzia de personagens principais e vemos como suas vidas são muito impactadas pela chegada de… algo vindo do espaço.

“Invasão” tem 10 episódios (poderia ter 20), onde os três primeiros episódios detalham com muita ação, drama e destruição o aparecimento do nada de entidades alienígenas querendo o domínio total do planeta. Apesar disso ser todo o escopo da série, a maior parte das cenas são os protagonistas querendo entender o cenário mundial sobre tudo que está acontecendo. Isso tornou a série ainda mais envolvente quando suas lutas pessoais e problemas familiares são subitamente dominados pelo crescente sentimento de pavor em meio ao caos, à medida que se torna aparente que a Terra tem uma nova raça dominante, embora ninguém tenha certeza de quem ou o que está invadindo, para não mencionar a natureza de sua missão.

Um ponto muito positivo sobre “Invasão” é seu texto e interpretações.Cada um atrai você de uma forma diferente,  mesmo que o elemento de ficção científica nunca entrasse em cena. Sam Neill entrega um trabalho sutil e forte como o xerife Tyson, um bom homem que ainda mantém a esperança de estar envolvido em algo verdadeiramente memorável antes de cavalgar para o pôr do sol da aposentadoria – mas isso rapidamente se torna um caso de “Cuidado com o que você deseja.” Shamier Anderson é todo poder, bravura e graça como Trevante Ward, o soldado americano no Afeganistão que está em verdadeira dor emocional porque está separado de sua família.

A Aneesha de Golshifteh Farahani faz uma das melhores cenas de uma série de 2021 quando descobre o segredo de seu marido. Do outro lado do mundo, Shioli Kutsuna vai partir seu coração como uma técnica aeroespacial japonesa que está secretamente apaixonada por um astronauta. Além do núcleo de crianças da Inglaterra que tem um papel fundamental durante toda a primeira temporada.

Os plots são incríveis, o episódio 09 é uma obra prima. Apesar de ser uma série sobre invasão alienígena, é também sobre nós, humanos e o que poderíamos fazer sobre o caos ao nosso redor. “Invasão” é uma produção que vale a pena e recomendo muito para aqueles que não a conhecem. A primeira temporada está disponível completa no serviço Apple TV+.

A segunda temporada já foi confirmada.

Comentários