A partir do dia 1º de dezembro · 14/11/2018 - 10h12

Capela de Santa Luzia realizará festejo em Baixa Grande do Ribeiro


Compartilhar Tweet 1



A capela de Santa Luzia em Baixa Grande do Ribeiro realizará a partir do dia 1º de dezembro o festejo de sua padroeira.

A programação se iniciará com uma alvorada, seguida do levantamento do Mastro de Santa Luzia. Após, acontecerá o Santo Terço e o café da manhã comunitário, momento de fortalecimento das relações sociais e de amizade.

O festejo seguirá até dia 13, dia da padroeira. Todos os dias haverão preparação da liturgia, às 15h, Santo Terço às 19 e Santa Missa às 19h30.

Confira aqui a programação completa do festejo

 

 

 

 

 


Fonte: AsCom / Paróquia de Santa Teresinha de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar
Proteção e direitos · 08/11/2018 - 16h46 | Última atualização em 08/11/2018 - 16h55

Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro lança Programa Criança Feliz para a primeira infância


Compartilhar Tweet 1



Na última quinta-feira (1º/11), a Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social lançou o Programa Criança Feliz que trata de ações feitas à primeira infância, promovendo visitas, orientando famílias a respeito das questões relacionadas a proteção, ao estímulo e a garantia dos direitos sociais.

Margarete Ribeiro, supervisora do Programa, informou que objetivo do programa é promover o desenvolvimento integral das crianças atendendo-as  desde a gestação. “No primeiro momento visitaremos as casas atendidas pelo Bolsa Família, as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada  e as gestantes cadastradas pelo SUS com intuito de instruí-las e a partir daí, fazer o acompanhamento com visitas domiciliares”, disse.

A proposta do programa é atender de imediato 100 famílias e consequentemente melhorar a qualidade de vida das crianças e gestantes inscritos.

 


Fonte: Baixagrandedoribeiro. pi.gov.br
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, através da Secretaria de Saúde, apoia a campanha do Novembro Azul e convida a todos os homens a se cuidarem através da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os mesmos devem procurar uma Unidade de Saúde e conversar com um profissional para tirar todas sua duvidas.

 


Fonte: Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar
Em prol do novos bancos · 05/11/2018 - 16h44 | Última atualização em 05/11/2018 - 16h54

Bingo beneficente é realizado por capela de Santa Luzia em Baixa Grande do Ribeiro


Compartilhar Tweet 1



A capela de Santa Luzia, com o apoio da paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus e a comunidade católica de Baixa Grande do Ribeiro, realizou uma feijoada beneficente.
O evento aconteceu neste domingo (04/11) e foi em prol do pagamento dos novos bancos da capela.

Os organizadores agradeceram a todos que contribuíram e participaram do evento.

 


Fonte: Reprodução / Paróquia de Santa Teresinha de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

A Secretaria da Assistência Social, de Baixa Grande do Ribeiro, está organizando o lançamento oficial do Programa Criança Feliz no município, que vai acontecer neste dia 01 de novembro às 16h, no Ginásio Poliesportivo da Escola Gumercindo Dias Pinheiro. 
O Programa tem finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, entre outras, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016 – marco legal da primeira infância.

O prefeito Ozires Castro, considera muito importante o programa de apoio a criança e convida “Precisamos apoiar todas as políticas públicas que amparam as gestantes e o pleno desenvolvimento das crianças, além do fortalecimento de vínculos familiares".

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de melhorar a mobilidade na zona urbana, a prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, está investindo na pavimentação asfáltica dos bairros, levando mais qualidade de vida, valorização mobiliária e estética dos ambientes. E agora, foi a vez do bairro Santa Luzia receber o benefício.

Para o prefeito Ozires Castro além da qualidade de vida da população, essas obras visam melhorar a trafegabilidade dos veículos, conservar e aumentar a vida útil do aspecto da cidade.

"Aos poucos vamos levando obras para cada localidade e cada munícipe sentirá orgulho de morar nesta terra tão amada”, frisou o Prefeito Ozires Castro.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar
Mais acesso para todos · 30/10/2018 - 16h41 | Última atualização em 30/10/2018 - 17h57

Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro implanta internet no povoado Formosa


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro realizou mais uma ação para a comunidade. O moradores do povoado Formosa, localizado a cerca de 150km da zona urbana, que vão poder ter acesso à internet.

O governo municipal que está implantando em todo município um moderno sistema de provedor de internet nos órgãos públicos, onde ficará disponível para conexão de todos os moradores.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar
Melhorias para todos · 29/10/2018 - 13h46 | Última atualização em 29/10/2018 - 21h06

Inauguração da iluminação do Cemitério Municipal é realizada em Baixa Grande do Ribeiro


Compartilhar Tweet 1



Aos poucos a prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro vai implementando as mudanças necessárias na infraestrutura de nossa cidade. No sábado (27/10), foi inaugurada a iluminação do cemitério municipal 

Segundo o prefeito Ozires Castro "As intervenções realizadas durante sua gestão obedecem uma ordem e grau de urgência, para que todos os setores da nossa cidade receba por etapas os investimentos públicos na infraestrutura e que melhore a vida de todos. E na certeza do nosso compromisso a frente da administração municipal, garantimos até o final de nossa gestão dar o nosso melhor para contribuir com a evolução de Baixa Grande do Ribeiro Piauí."

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar
Melhorias no município · 29/10/2018 - 13h33 | Última atualização em 29/10/2018 - 15h09

Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro conclui obras de recuperação do Estádio Municipal


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro concluiu o processo de revitalização do campo de futebol municipal.

O prefeito Ozires Castro destacou que, enquanto estiver a frente da gestão, estará buscando melhorias para o município em função de seu crescimento.

"Na certeza do nosso compromisso a frente da Administração Municipal, garantimos até o final de nossa gestão dar o nosso melhor para contribuir com a evolução de Baixa Grande do Ribeiro Piauí." disse o prefeito.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro iniciou nesta semana a instalação de iluminação no Cemitério Municipal Jardim da Saudade. 

Em breve a obra estará pronta, para beneficiar a população em dias de maior movimentação e celebração de missas no período noturno.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus realizou uma Missa de Ação de Graças em comemoração a aniversário do padre Milton, pároco de Baixa Grande do Ribeiro.

A missa aconteceu no sábado (20/10), às 19h30, na Sala dos Conselhos, ao lado da igreja matriz.

A comemoração foi um momento de muita alegria e agradecimento. 

 


Fonte: Reprodução / Paróquia de Santa Teresinha de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Baixa Grande do Ribeiro, intensifica aulas de capoeira para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social do município.

O programa da oportunidade às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, resgatando a autoestima, despertando a autonomia, além de possibilitar a reflexão e o exercício de cidadania através da inclusão social.

 

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (18/10), na praça Chiquinho Ezequiel, uma festa em comemoração ao Dia da Criança (cuja data oficial é dia 12 de outubro).

O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Raimunda Carvalho, e reuniu as crianças assistidas pela unidade. Houve distribuição de brinquedos e brincadeiras.

O Centro de Referência de Assistência Social de Baixa Grande do Ribeiro realiza trabalhos sociais focados nas crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar
Em Ribeiro Gonçalves · 22/10/2018 - 13h34 | Última atualização em 22/10/2018 - 13h47

Agentes pastorais de Baixa Grande do Ribeiro participam de Formação da Liturgia


Compartilhar Tweet 1



Os agentes pastorais da paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Baixa Grande do Ribeiro, participaram nesse domingo (21/10), do Encontro de Liturgia do Regional São João Evangelista.

"Compreendendo a Liturgia para melhor celebrar" foi o tema do encontro. Agentes da Paróquia de São João Batista com seu padre, também participaram. O Frei Eulálio Miranda, que foi o responsável pela formação. 

A formação aconteceu na creche da comunidade São Raimundo, em Ribeiro Gonçalves, de 7h30 às 13h.

 

 


Fonte: Reprodução / Paróquia de Santa Teresinha de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

A paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus convida toda a comunidade a participar da Missa de Ação de Graças em comemoração a aniversário do padre Milton, pároco de Baixa Grande do Ribeiro.

A missa acontecerá  neste sábado (20/10), às 19h30, na Sala dos Conselhos, ao lado da igreja matriz.

O padre aniversariou na quinta-feira (18/10).

 

 


Fonte: Reprodução / Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, nessa sexta-feira (19/10), por meio de sua página oficial do parabenizou o estado Piauí pelo seu dia.

Neste ano de 2018 o estado comemora o seu 196° dia, já  comemorado nesta data. Dia especial para todos os filhos do estado.

O dia 19 de Outubro de 1822 marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí. Foi quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal, mas leal ao príncipe Dom Pedro, filho de Dom João VI, que ao partir de volta para Lisboa deixou-o responsável pelos negócios do reino em terras brasileiras.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Baixa Grande do Ribeiro foi classificado pelo IBGE como o 4º maior produtor de soja do eixo Norte-Nordeste do estado. E o gestor, Ozires Castro não poderia estar mais feliz com os números.

"Tais números mostram a importância da nossa cidade para a produção de grãos e economia do estado do Piauí. A Gestão Municipal busca sempre trabalhar em sintonia com nossos amigos produtores, e é com esta parceria que trazemos as melhorias e ainda mais desenvolvimento para nossa cidade", falou com satisfação o prefeito.

E ainda dentre os maiores produtores de leguminosas o município se classifica como o maior produtor do estado, seguindo de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves.

 

 

Comentar
Segundo o IBGE · 17/10/2018 - 13h36 | Última atualização em 17/10/2018 - 14h45

Baixa Grande do Ribeiro se consolida como a 4ª maior produtora de soja no eixo Norte-Nordeste


Compartilhar Tweet 1



Em mais um ano, segundo dados do IBEG, o município de Baixa Grande do Ribeiro se consolidou como a maior economia do Piauí.

Sendo o maior produtor piauiense de leguminosa, com a produção de 862.657 toneladas e 221.216,130ha cultivadas. Na vice-liderança aparece o município de Uruçuí, com produção 828.185 e 181.516,186ha cultivadas.

E desta vez a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, localizada no sul do Piauí, que possui área total de 7.809 km² (780.900 hectares), também, se apresenta como o maior produtor de soja do Eixo Norte-Nordeste.

 

 


Fonte: IBGE
Comentar
Comunidade São Raimundo · 17/10/2018 - 10h27 | Última atualização em 17/10/2018 - 11h26

Agentes pastorais de Baixa Grande do Ribeiro são convidados para a Formação Litúrgica e Canto


Compartilhar Tweet 1



A paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Baixa Grande do Ribeiro, recebeu nessa terça-feira (16/10), um convite para a Formação Litúrgica e Canto.

A formação acontecerá na creche da comunidade São Raimundo, neste domingo (21/10), de 7h30 às 13h.

O objetivo é ensinar os agentes pastorais a celebrar melhor.

 

 


Fonte: AsCom / Paróquia de Santa Teresinha de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ma grande caminhada, que percorreu as principais ruas do centro da cidade, na tarde desta terça-feira (16/10), marcando, assim, o ciclo de eventos da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e de Próstata.

Durante a caminhada várias faixas foram conduzidas por participantes alertando sobre o Outubro Rosa. Esta campanha mundial é realizada no mês de outubro com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O tema Novembro Azul também foi destaque na caminhada. Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para conscientização a respeito do câncer de próstata a fim de sensibilizar os homens para importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

    Fotos: Leonardo Alves

 

 


Fonte: Baixagrandedoribeiro.pi.gov.br
Comentar

A reforma e ampliação da igreja matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus em Baixa Grande do Ribeiro, chega a sua 11ª  etapa.

E nesta fase foi feita toda a instalação elétrica e iluminação da igreja.

A reforma da igreja se deve a ampliação do âmbito, que antes comportava poucos fiéis. Agora com a reforma as pessoas terão mais conforto e lugares para sentar durante a programação.

 

 


Fonte: AsCom / Paroquia de Santa Teresinha de Baixa Grande do Ribeiro
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, através da Secretaria de Educação realizou uma belíssima festa em homenagem ao Dia dos Professores, evento este realizado no sábado (13/10), no Ginásio Poliesportivo Gumercindo Dias Pinheiro.

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário.

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os II Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEM'S), de Baixa Grande do Ribeiro, chegaram ao fim na quinta-feira (11/10).

Os jogos, que são uma festa esportiva entre os jovens, chegaram ao fim com recorde de público com jogos bem disputados.

Durante 4 dias foram disputados modalidades como: futsal, vôlei de areia, vôlei de quadra, handebol, tênis de mesa, queimada e atletismo.Participando crianças e adolescentes até 17 anos de todas as escolas, municipais e estaduais.

 

 


Fonte: Baixa Grande News
Comentar

Em mais um ano o povoado Veredão, em Baixa Grande do Ribeiro, realizou uma grande procissão no encerramento do festejo de Nossa Senhora Aparecida.

A procissão aconteceu do dia 12 de outubro, dia da padroeira da comunidade. Iniciando-se a tarde e terminando a noite com a Santa Missa.

    Fotos: Jose Wyllyan Rocha

 

 


Fonte: Com informações de Jose Wyllyan Rocha
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na quarta-feira (03/10) aconteceu, em Baixa Grande do Ribeiro, a implantação do PNCT (Programa Nacional de Controle do Tabagismo) na sala dos Conselhos. A Secretaria Municipal de Saúde reuniu todos os funcionários deste departamento para uma palestra explicativa sobre o programa. 

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte.

Com a implantação do PNCT, a secretaria objetiva prevenir a iniciação ao uso do cigarro (principalmente entre os jovens), conscientizar a população sobre os benefícios para quem deixa de fumar, bem como realizar atendimento (multidisciplinar) e específico para fumantes.

Os interessados devem procurar o enfermeiro de sua área.

 

 


Fonte: Baixagrandedoribeiro.pi.gov
Comentar